PRÊMIOS

Jardim de Sequeiro da UnB recebe prêmio internacional

Quem anda pelos corredores do Instituto de Central de Ciências (ICC) depara-se, sobretudo no período prévio à seca, com belezas naturais de saltar aos olhos. Flores nativas do Cerrado e de ciclo curto, além de plantas rasteiras, como zínia persa, gaillardia, sálvia azul, neve da montanha, linho e a margaridinha-escura, são algumas das espécies que dão um colorido aos 5 mil metros de área verde do edifício histórico. A concepção paisagística é resultado do projeto de extensão Jardim de Sequeiro, premiado recentemente na V Bienal Latino-americana de Arquitetura de Paisagem.

 

O reconhecimento internacional, concedido na categoria “Obra Construída pela Sociedade de Arquitetos Paisagistas do México”, deu-se pelo potencial da iniciativa em promover soluções inovadoras para os problemas sociais e ambientais da América Latina. “Foi muito gratificante receber esse prêmio. Não só pela premiação em si, mas por ver que o jardim está saindo do ambiente universitário”, celebra Brenda Cristina Souza, estudante de Ciências Ambientais e integrante do projeto.

 

Jardim temporário floresce no período das chuvas e tem seu colorido reduzido durante a seca. Foto: Julio Pastore/FAV UnB

 

O Jardim de Sequeiro foi idealizado em 2020, a partir de parceria entre a Prefeitura da Universidade de Brasília (UnB) e a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), com o intuito de repaginar os canteiros do ICC com alternativa paisagística experimental cuja implantação e o manejo são de baixo custo. “É um jardim temporário, que a gente planta por semeadura direta no começo das chuvas, e ele vai numa sucessão de florações até a seca”, explica o professor da FAV e coordenador do projeto, Júlio Pastore, em entrevista à UnBTV.

 

Julio Barea Pastore é professor adjunto da FAV/UnB nas áreas de Paisagismo, Arborização Urbana e Jardinagem. Agrônomo formado pela Universidade Federal de Goiás (2004), mestre em Paisagismo pela Università degli Studi di Firenze (2008), na Itália e doutor em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (2014). Durante o doutorado cumpriu período de pesquisa no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa sobre Filosofia da Paisagem (2013). Entre 2015 e 2017 desenvolveu pesquisa (pós-doutorado) sobre Filosofia da Paisagem e Teoria do Paisagismo na FAUUSP, com estágio em pesquisa (interrompido) na Universidade da Califórnia, Berkeley. Desde a graduação tem atuação profissional constante nas áreas de paisagismo, jardinagem, arborização urbana e recuperação ambiental, no Brasil, na Austrália e na Itália.

 

Para que a renovação do Jardim de Sequeiro ocorra anualmente, as sementes que ali germinam são aproveitadas a partir de colheita durante o inverno, estação seca em regiões de Cerrado. A semeadura para o terceiro ciclo de floração será realizada em breve.

 

Leia mais sobre a premiação no site da premiação. Clique aqui.

 

Saiba mais sobre o Jardim de Sequeiro e a premiação em vídeo da UnBTV:

 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=geVbb1h6g-s[/embedyt]

 

(Fonte: Secretaria de Comunicação da UnB com informações da UnBTV).

 

 

 

MAIS SOBRE: PRÊMIOS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inscrições abertas para a 10ª edição do prêmio Zélia Maia Nobre

CAU/MA anuncia abertura das inscrições para o Prêmio TCC 2024

BAP lança 8ª edição do Prêmio Rosa Kliass

Pular para o conteúdo