A composição arquitetônica da capital da Eslovênia, Liubliana, tem a indiscutível marca de Jože Plečnik. A influência do arquiteto na cidade é tão grande que ela é apelidada pelos eslovenos como “A Liubiana de Plečnik”. É esse o título a exposição em homenagem a ele, que fica em cartaz de 28 de setembro a 13 de outubro no Palácio do Buriti, sede do Governo de Brasília. Depois, segue para a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), onde fica aberta à visitação entre os dias 1º e 18 de novembro.
Inspirado pela arquitetura ateniense, o trabalho de Plečnik também pode ser visto em cidades como Praga, na República Checa; Viena, na Áustria; e Belgrado, na Sérvia. Plečnik é considerado um dos maiores arquitetos da história do leste europeu e do século XX. Prova disso é que diversas obras do esloveno foram indicadas para tombamento como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2018.
“Plečnik é o maior arquiteto esloveno dos todos os tempos. Ele tem a mesma importância para a Eslovênia e a capital Liubliana que Oscar Niemeyer tem para Brasília e o Brasil”, afirma Mojca Grandovec, oficial de Cultura, Comunicação e Diplomacia Pública da Embaixada da Eslovênia. “Independentemente dos estilos de arquitetura do começo do século 20, ele desenvolveu o seu próprio estilo, atemporal e cheio de simbolismo. A sua Arquitetura oferece as soluções universais e ainda é atual”, afirma a oficial.
A mostra, que já foi apresentada em vários países, é promovida pela Embaixada da Eslovênia e marca os 145 anos de nascimento e 60 anos de morte do artista. A exposição celebra ainda os 25 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre a Eslovênia e o Brasil. Depois de Brasília, fica em cartaz em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
Além da exposição, em colaboração com o CAU/BR e com o IAB/DF, a Embaixada organizou palestras sobre Joze Plecnik ministradas pela arquiteta e urbanista Darja Kos Braga em várias faculdades de Arquitetura e Urbanismo da capital federal, como as do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), da Universidade Católica de Brasília (UCB) e do Centro Universitário IESB, que acontece dia 27 de setembro, às 19h30.