ARQUITETOS EM DESTAQUE

Jussara Ramos: A Arquitetura como eixo de vida

Jussara Silveira Dantas Ramos, 1957-1998 (Foto: Arquivo Familiar)

 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), homenageia a arquiteta e urbanista Jussara Silveira Dantas Ramos (em memória), nascida em 1957 no município de Sousa/PB e falecida em 1998. Foi casada com o empresário Roberto de Almeida Batista Ramos e teve duas filhas, Juliana e Tatiana.

 

Formou-se na primeira turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1979 e posteriormente estagiou no escritório do renomado arquiteto e urbanista Sérgio Bernardes, no Rio de Janeiro.

 

Fez sucesso numa época onde poucos arquitetos e urbanistas tinham reconhecimento na arquitetura paraibana. Sempre pautou sua vida profissional usando a ética como princípio. Atuou com dois focos principais: projetos arquitetônicos e programação visual.

 

Entre seus principais projetos estão os voltados à arquitetura hospitalar, a exemplo dos Hemocentros de João Pessoa e Campina Grande, da Maternidade Frei Damião, do Hospital de Princesa Isabel e do mais conhecido, o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena. Podemos destacar ainda o projeto do edifício Gaudí, premiado na 1ª Mostra de Arquitetura Paraibana, inovador, à época, na altura e no uso de fachada ventilada de alumínio.

 

Na programação visual, o principal destaque foi o prêmio pela criação do símbolo dos 400 Anos de João Pessoa, em 1985, fruto de concurso público nacional. Sempre à frente do seu tempo, abriu mercado aos arquitetos e urbanistas ao inaugurar a primeira loja especializada em arquitetura, iluminação e objetos de docoração na Paraíba – Corplac.

 

Jussara Dantas sempre será lembrada pela capacidade produtiva. Seus traços marcantes, alinhados ao domínio da geometria pura, identificavam uma arquitetura limpa, atemporal. Projetava com maestria, unindo a forma X função e causava admiração aos que tiveram o privilégio de assiti-la brincar com os esquadros, criando suas escalas. A inesquecível guerreira fez da arquitetura o grande eixo de sua vida.

 

Edifício Gaudí, em João Pessoa (Foto: Arquivo Familiar)

 

Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (Foto: Arquivo Familiar)

 

Em 1985, ela venceu concurso para a marca oficial dos 400 anos de João Pessoa (Foto: Arquivo Familiar)

 

Jussara trabalhando em um de seus projetos (Foto: Arquivo Familiar)

 

 

Por Fabíola Bessa, assessora de Comunicação do CAU/PB

 

= Veja mais histórias de arquitetas e urbanistas brasileiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo