A 28ª. Reunião Plenária Ampliada do CAU/BR, realizada no dia 22 de fevereiro, contou com uma apresentação especial dos trabalhos do “Lab Habitação: Inovação e Moradia”, iniciativa que objetiva fomentar uma nova geração de empreendedores com negócios voltados para o desenvolvimento da habitação de qualidade para população de baixa renda.
A primeira edição do Lab Habitat, recém-concluída, foi um programa de aceleração de curto prazo que ofereceu aos empreendedores a oportunidade de refinarem seus modelos de negócio, validarem suas soluções com especialistas do setor e terem mais clareza sobre o potencial de impacto social de cada inovação. A organização foi de responsabilidade da Artemisia, uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2004, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social e socioambiental no Brasil. Quatro grupos empresariais atuantes no setor apoiaram a iniciativa, que tem o apoio institucional do CAU/BR.
Em 2018 foram analisados 374 propostas. Os três projetos de destaque foram: Ecolar (de São Paulo), em reformas habitacionais; Diosa (de Porto Alegre), na área de empregabilidade; e Digna Engenharia (de Campo Grande), também no campo das reformas habitacionais. Veja abaixo os perfis e os resultados delas:
A apresentação foi feita Por Priscila Martins e Maure Pessanha
Fonte: Artemisia