EVENTOS

Lançamento do livro Cidade, gênero e infância

A Romano Guerra Editora, a Pistache Editorial e o Instituto Brasiliana lançam o livro “Cidade, Gênero e Infância”, organizado por Rodrigo Mindlin Loeb e Ana Gabriela Godinho Lima. Voltada para um dos compromissos fundamentais da sociedade – zelar pelo desenvolvimento saudável das crianças mais novas –, a publicação busca se tornar referência para a formação de arquitetas, arquitetos, urbanistas e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, que trabalham em territórios urbanos e promovem possibilidades de desenvolvimento e empoderamento de mulheres e crianças.

A publicação surge de um concurso realizado em 2017 pela Fundação Bernard van Leer, com a proposta inovadora de inserir a temática da primeira infância na graduação e pós-graduação de arquitetura e urbanismo no Núcleo de Pesquisa em Cidade, Gênero e Infância da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

São 22 artigos de pesquisadores, especialistas e profissionais que trabalham no campo interdisciplinar para onde confluem os temas da infância, gênero e território. Inéditos, os textos apresentam experiências de organizações referência na área – como Avante, CECIP, Centro de Excelência em Primeira Infância e Instituto Elos –, pesquisas acadêmicas sobre violência, espaço público e segregação territorial, pesquisas e práticas na transformação do território, histórias de incentivo à brincadeira no espaço público, envolvimento da comunidade, entre outros assuntos que trazem novas lentes à prática de arquitetos e urbanistas.

Evento de lançamento

 

Um debate multidisciplinar irá marcar o lançamento da publicação no dia 8 de abril, às 18h30. Rodrigo Mindlin e Ana Gabriela Godinho Lima receberão três dos autores com artigos no livro: o cientista social Hermílio Pereira, o psicanalista Roberto Gambini e a psicóloga Ana Marcílio, coordenadora da Avante, em um bate-papo.

Com trajetórias diversas, os três trazem perspectivas distintas do tema: como a violência no espaço público impacta no uso da rua pelas meninas; análises de sonhos de crianças em territórios diversos como uma escola de classe alta em São Paulo, uma comunidade carioca e uma comunidade indígena; e o trabalho para garantir o direito ao brincar em um bairro vulnerável de Salvador.

O evento on-line será transmitido pelo Youtube no link: bit.ly/CidadeGeneroInfancia.

Por que falar sobre primeira infância e gênero em relação aos territórios urbanos

A forma como a cidade trata a primeira infância é um termômetro para a saúde e a vitalidade urbana como um todo. Atualmente, mais de 80% da população brasileira encontra-se em áreas urbanas. O dado evidencia a importância de a sociedade repensar seu modelo de urbanização, considerando todos (especialmente as crianças), buscando o equilíbrio com a natureza e a construção de ambientes que favoreçam o movimento, a descoberta do novo e o encontro.

Em um dos textos introdutórios do livro, a antropóloga Adriana Friedmann destaca: “Promover uma interlocução temática sobre cidade, gênero e infância neste momento significa convocar para a humanização das vidas e das relações entre atores sociais: crianças, jovens, adultos, famílias, comunidades, equipamentos sociais, políticos e educacionais”.

Claudia Vidigal, representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, reforça a importância das experiências relatadas no livro e de como elas podem nos guiar a caminhos mais democráticos. “Caminhos capazes de fazer das cidades espaços mais democráticos, de encontros com o outro, diferente de mim, com quem aprendo, respeito e evoluo”, conclui.

MAIS SOBRE: EVENTOS

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

EVENTOS

Inscrições abertas para o Seminário Nacional FNA de Arquitetura e Urbanismo

EVENTOS

Florianópolis sediará o mais importante evento de Arquitetura e Urbanismo do Sul. Leão de Ouro de Veneza, paraguaio Solano Benitez será palestrante

EVENTOS

Palestrantes do Ciclo de Debate “Patrimônio e Acervos – memórias da arquitetura brasileira”

Pular para o conteúdo