CAU/BR

Lauren Cristina Iantas Obrzut: mulher, mãe, arquiteta e urbanista

Uma mulher moderna, atualizada, sempre em busca de novas possibilidades de desenvolvimento profissional e preocupada com a sustentabilidade. Essa é a arquiteta e urbanista paranaense Lauren Cristina Iantas Obrzut, que mora e atua em Irati, cidade dos campos gerais do estado, distante 154 quilômetros da capital Curitiba.

 

Na arquitetura, Lauren valoriza a importância de se obter conforto ambiental e uma de suas principais diretrizes é a previsão de edificações que proporcionem sensações agradáveis. Entende que é fundamental o acompanhamento da obra, assegurando que o espaço construído seja fiel ao projeto, proporcionando segurança, evitando contratempo, prejuízos, atrasos e acidentes. Ela acredita na manutenção do contato com os profissionais envolvidos na construção para assegurar que a conclusão atenda aos objetivos planejados com o cliente e, assim, o processo se torne realidade.

Arquiteta e Urbanista Lauren Cristina Iantas Obrzut. Foto: Acervo pessoal.

A arquiteta e urbanista também tem outra importante profissão: casada com o engenheiro civil, Rafael Obrzut, Lauren é mãe de dois filhos pequenos, Guillermo (3 anos) e Benício (1 ano). Já na primeira gravidez projetou o quarto do bebê com banheiro, especialmente voltado para os cuidados e segurança. Mesmo projetando e executando obras no Paraná e em outros estados, a mamãe não descuida de seu papel. Acompanha as fases das crianças, procura leituras e pesquisa sobre as características de cada etapa do desenvolvimento infantil. Cuida pessoalmente da alimentação dos filhos, reserva tempo para brincadeiras e procura fazer uma caminhada diária com os pequenos pela cidade até parar para uma visita na casa da bisavó.

 

Arquiteta e Urbanista Lauren Cristina Iantas Obrzut; seu marido, o engenheiro civil Rafael Obrzut; e seus dois filhos, Guillermo e Benício. Foto: Acervo pessoal. 

 

“Seu trabalho é inovador. Ela projetou minha residência de 99 metros quadrados, com um orçamento modesto e parte de material de demolição”, conta a professora na Educação Profissional, Eliane Maria Born Boff, cliente da arquiteta e urbanista. “Na primeira entrevista, a Lauren mostrou a preocupação com nosso estilo de vida, nossos hábitos e nossas pretensões futuras. Hoje, nossa residência é elogiada pela funcionalidade, bom fluxo, ventilação e iluminação”, completa.

 

A arquiteta e urbanista foi Secretária de Engenharia e Arquitetura de Irati, em 2013, e até hoje acompanha o Plano Diretor Municipal, com sugestões e observações.

 

Lauren atuou no Programa de Residência Técnica da Universidade Federal do Paraná e é especialista em Construção de Obras Públicas e em Gerenciamento de Obras. “Minha missão como arquiteta e urbanista é a satisfação do cliente, seja na concretização de um espaço direcionado às suas necessidades, desejos e sonhos, como também em todo o processo construtivo, desde a análise de viabilidade, concepção, compatibilização, finalização da obra e ocupação do ambiente”, resume a profissional.

 

Lauren foi indicada para ter a sua história contada por meio de uma votação aberta no site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná. Ela recebeu 54 indicações contra 24 da segunda colocada. A intenção da ação é comemorar o Dia 8 de Março e dar mais visibilidade para as mulheres na Arquitetura e Urbanismo.

 

 

Por Alisson Castro Geremias, Assessor de Comunicação do CAU/PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo