ARQUITETOS EM DESTAQUE

Livro sobre Oscar Niemeyer é lançado na Itália

Neste mês de dezembro uma editora italiana lançou uma monografia digital sobre o legado do arquiteto Oscar Niemeyer no Brasil.

 

O texto é assinado pelo jornalista e fundador da editora Tá Politiká, Stefano Marchi, e traz entrevistas com três grandes nomes da arquitetura mundial Massimiliano Fuksas, Jacques Gourvénec e Eduardo Souto de Moura, que falam sobre sua relação com Niemeyer (1907-2012).

 

A monografia é uma comemoração ao 10º aniversário da morte do arquiteto brasileiro, ocorrida em 5 de dezembro de 2012, e está disponível em seis idiomas, incluindo o português.

 

Oscar Niemeyer (1907-2012) / Crédito: Estadão

 

Os relatos obtidos por Marchi retratam um homem ancorado em seus hábitos e que trabalhava sobretudo de manhã, reservando as tardes para encontros com amigos, conversas no bar e charutos. Quando pensava em um projeto, o escrevia no papel e deixava que seus colaboradores se ocupassem da implantação.

 

“Meu sonho seria fazer como ele, passar alguns desenhos para alguém capaz e apaixonado para fazê-los”, conta Fuksas na obra. Já Gourvénec diz que Niemeyer fazia as coisas “para unir as pessoas”. “O Oscar Niemeyer levou em conta até os mínimos detalhes para que as pessoas se sentissem à vontade dentro de seus prédios”, acrescenta.

Souto de Moura reconhece no brasileiro o mérito de ter levado o movimento modernista para a América Latina. “Niemeyer é um gênio e não pode ser copiado”, ressalta.

 

A monografia está disponível gratuitamente no site da editora Tá Politiká. Clique aqui e acesse.

 

(Com informações do Estadão)

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Projeto brasiliense ganha destaque Internacional no Prêmio ArchDaily Edifício do Ano 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Arquitetura Modernista: New York Times indica Brasília como um dos melhores lugares para visitar 2024

ARQUITETOS EM DESTAQUE

Conheça os profissionais premiados pelo CAU Brasil no Dia do Arquiteto e Urbanista 2023

Pular para o conteúdo