RECENTES

Livro “Vou a Pé” mostra cidade como espaço lúdico para primeira infância

No dia 12 de agosto, das 10h às 13h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque), em São Paulo, acontece o lançamento do livro “Vou a Pé”, escrito por Bianca Antunes e Luísa Amoroso.

 

A obra retrata, a partir das caminhadas da pequena Sossô, o papel educador e lúdico do espaço público, e como a interação com a cidade pode ser inspiradora. “Vou a Pé” foi selecionado no edital do Proac 2022, e tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas; e da iniciativa Urban95, por meio da Fundação Bernard van Leer e do CECIP.

 

Este é o terceiro lançamento infantil da Pistache Editorial, seguindo os livros “Invenções para morar” e “Cidades para Brincar”, da série Casacadabra. A editora também coeditou o livro “Cidade, Gênero e Infância”, vencedor do Prêmio IAB-SP (2022), com a Romano Guerra Editora.

 

 

O livro

Acompanhada de seu cuidador, Sossô conduz os pequenos leitores para conhecer suas aventuras diárias, do caminho de casa até a escola, explorando a cidade como um grande playground. Não há brinquedos estruturados: Sossô brinca com o que a cidade lhe oferece. “É uma celebração ao olhar curioso das crianças, mostrando que a cidade também é um lugar que ensina, inspira e cria memórias”, diz Bianca Antunes, coautora do livro.

As ilustrações de “Vou a Pé” nos levam a explorar as cenas por outra perspectiva, ao representar a cidade a partir da altura de uma criança de três anos. É por esse olhar que descobrimos pequenos insetos, grandes degraus, poças d’água, um pouco de fumaça e muitas pernas e bumbuns. Todo esse trajeto é pincelado pelo ritmo da cidade, mas, principalmente, pelo ritmo da criança – um tempo diferente do tempo do adulto, pois Sossô – como todas as crianças – tem o olhar sempre atento para a próxima aventura. “A criação das cenas foi um processo cuidadoso de representar o olhar curioso da criança, mas não fantasiar por ela. As ilustrações trazem a ludicidade e abrem espaço para mais interpretações, sem colocar todas as respostas”, conta Luísa Amoroso, coautora e ilustradora do livro.

 

Ilustrações do livro

 

O lançamento

O evento de lançamento contará com oficinas realizadas pelas arquitetas do coletivo CoCriança, organização que promove processos participativos de intervenção urbana com ênfase nas infâncias. As oficinas irão instigar a descoberta de texturas de elementos naturais e a conexão com a natureza urbana, incluindo a construção de uma maquete com os materiais descobertos na praça Rotary, onde a biblioteca está situada.

A data para o evento de lançamento não é ao acaso: agosto é o Mês da Primeira Infância – recorte do zero aos seis anos de idade e público central de “Vou a Pé”. A editora irá contribuir para as discussões sobre o tema com mais dois outros eventos: um debate, no dia 21 de agosto, às 19h, sobre Primeira Infância e Espaços Públicos no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); e uma roda de conversa com Luísa Amoroso, tendo como pauta Ilustrações em Livros Infantis, com data e local a definir.

 

Ilustrações do livro

 

Serviço

Lançamento do livro “Vou a Pé”

Data: 12/08/2023

Horário: 10h às 13h

Oficinas: 11h às 13h

Local: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato – Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque

 

Vou a Pé

Autoras: Bianca Antunes e Luísa Amoroso

Ilustrações: Luísa Amoroso

Editora: Pistache Editorial

Conteúdo: 52 páginas

Valor: R$ 53,00 (Pré-venda no site da editora)

 

Sobre as autoras

 

Bianca Antunes

Vai a pé observando as pessoas, ouvindo conversas e procurando cheiro de pão fresquinho. Formou-se jornalista pela Escola de Comunicações e Artes da USP e abraçou sua paixão pelas cidades no mestrado em desenvolvimento urbano e cooperação internacional (TU Darmstadt e UIC Barcelona). É cofundadora da Pistache Editorial e do projeto Casacadabra, onde une crianças e cidades escrevendo e produzindo livros e jogos. Também trabalha com o CECIP na iniciativa Urban95, apoiando municípios brasileiros a desenvolver projetos e políticas públicas para a primeira infância.

 

Luísa Amoroso

Vai a pé contemplando os acontecimentos nas calçadas, olhando as pessoas e procurando barulhinhos da natureza, muitas vezes acompanhando sua filha Sofia, que inspirou este livro. Formou-se em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP e logo enveredou para as áreas de ilustração e design. Seu interesse pelas cidades reflete-se em seu trabalho e em seu dia a dia – e aumentou com a chegada da Sofia, que trouxe outro ritmo e novas curiosidades para a observação do que acontece pelas ruas. Já ilustrou paredes, tecidos e muitos livros, em especial para o público infantil.

MAIS SOBRE: RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

RECENTES

Terceira edição da Revista Urbanidade apresenta desafios e soluções

RECENTES

CAU/SP recebe doação de acervo do arquiteto Miguel Alves Pereira

RECENTES

Edital de consulta pública de solução BIM para automação de projetos de edificações em Minas Gerais

RECENTES

Cadastrados no CAU terão descontos na inscrição da sexta edição do Seminário Internacional A ERA BIM, evento que acontecerá em São Paulo

Pular para o conteúdo