RECENTES

Livro “Vou a Pé” mostra cidade como espaço lúdico para primeira infância

No dia 12 de agosto, das 10h às 13h, na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque), em São Paulo, acontece o lançamento do livro “Vou a Pé”, escrito por Bianca Antunes e Luísa Amoroso.

 

A obra retrata, a partir das caminhadas da pequena Sossô, o papel educador e lúdico do espaço público, e como a interação com a cidade pode ser inspiradora. “Vou a Pé” foi selecionado no edital do Proac 2022, e tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas; e da iniciativa Urban95, por meio da Fundação Bernard van Leer e do CECIP.

 

Este é o terceiro lançamento infantil da Pistache Editorial, seguindo os livros “Invenções para morar” e “Cidades para Brincar”, da série Casacadabra. A editora também coeditou o livro “Cidade, Gênero e Infância”, vencedor do Prêmio IAB-SP (2022), com a Romano Guerra Editora.

 

 

O livro

Acompanhada de seu cuidador, Sossô conduz os pequenos leitores para conhecer suas aventuras diárias, do caminho de casa até a escola, explorando a cidade como um grande playground. Não há brinquedos estruturados: Sossô brinca com o que a cidade lhe oferece. “É uma celebração ao olhar curioso das crianças, mostrando que a cidade também é um lugar que ensina, inspira e cria memórias”, diz Bianca Antunes, coautora do livro.

As ilustrações de “Vou a Pé” nos levam a explorar as cenas por outra perspectiva, ao representar a cidade a partir da altura de uma criança de três anos. É por esse olhar que descobrimos pequenos insetos, grandes degraus, poças d’água, um pouco de fumaça e muitas pernas e bumbuns. Todo esse trajeto é pincelado pelo ritmo da cidade, mas, principalmente, pelo ritmo da criança – um tempo diferente do tempo do adulto, pois Sossô – como todas as crianças – tem o olhar sempre atento para a próxima aventura. “A criação das cenas foi um processo cuidadoso de representar o olhar curioso da criança, mas não fantasiar por ela. As ilustrações trazem a ludicidade e abrem espaço para mais interpretações, sem colocar todas as respostas”, conta Luísa Amoroso, coautora e ilustradora do livro.

 

Ilustrações do livro

 

O lançamento

O evento de lançamento contará com oficinas realizadas pelas arquitetas do coletivo CoCriança, organização que promove processos participativos de intervenção urbana com ênfase nas infâncias. As oficinas irão instigar a descoberta de texturas de elementos naturais e a conexão com a natureza urbana, incluindo a construção de uma maquete com os materiais descobertos na praça Rotary, onde a biblioteca está situada.

A data para o evento de lançamento não é ao acaso: agosto é o Mês da Primeira Infância – recorte do zero aos seis anos de idade e público central de “Vou a Pé”. A editora irá contribuir para as discussões sobre o tema com mais dois outros eventos: um debate, no dia 21 de agosto, às 19h, sobre Primeira Infância e Espaços Públicos no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB); e uma roda de conversa com Luísa Amoroso, tendo como pauta Ilustrações em Livros Infantis, com data e local a definir.

 

Ilustrações do livro

 

Serviço

Lançamento do livro “Vou a Pé”

Data: 12/08/2023

Horário: 10h às 13h

Oficinas: 11h às 13h

Local: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato – Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque

 

Vou a Pé

Autoras: Bianca Antunes e Luísa Amoroso

Ilustrações: Luísa Amoroso

Editora: Pistache Editorial

Conteúdo: 52 páginas

Valor: R$ 53,00 (Pré-venda no site da editora)

 

Sobre as autoras

 

Bianca Antunes

Vai a pé observando as pessoas, ouvindo conversas e procurando cheiro de pão fresquinho. Formou-se jornalista pela Escola de Comunicações e Artes da USP e abraçou sua paixão pelas cidades no mestrado em desenvolvimento urbano e cooperação internacional (TU Darmstadt e UIC Barcelona). É cofundadora da Pistache Editorial e do projeto Casacadabra, onde une crianças e cidades escrevendo e produzindo livros e jogos. Também trabalha com o CECIP na iniciativa Urban95, apoiando municípios brasileiros a desenvolver projetos e políticas públicas para a primeira infância.

 

Luísa Amoroso

Vai a pé contemplando os acontecimentos nas calçadas, olhando as pessoas e procurando barulhinhos da natureza, muitas vezes acompanhando sua filha Sofia, que inspirou este livro. Formou-se em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP e logo enveredou para as áreas de ilustração e design. Seu interesse pelas cidades reflete-se em seu trabalho e em seu dia a dia – e aumentou com a chegada da Sofia, que trouxe outro ritmo e novas curiosidades para a observação do que acontece pelas ruas. Já ilustrou paredes, tecidos e muitos livros, em especial para o público infantil.

MAIS SOBRE: RECENTES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

RECENTES

Projeto SEICAU celebra primeiro ano

RECENTES

Trilhas Urbanas, jogo de tabuleiro com soluções urbanas inovadoras, é lançado no Catarse nesta terça-feira

RECENTES

Jovem arquiteto faz sucesso na Internet com reforma da própria casa

ARQUITETURA SOCIAL

Documentário sobre Arquitetura Social estreia na TV Justiça

Skip to content