Clipping

Lula assina Decreto Nova Estratégia BIM BR

12b858e8ad47de814be52e3c5c48cdf3.jpeg (640×158)

 

Edição de 23 de Janeiro de 2023.

 

Edição #16942

 

Brasília, 23 de Janeiro de 2023.

 

DESTAQUES

 

 

CBIC: Lula assina Decreto Nova Estratégia BIM BR

A tecnologia BIM permite a criação, utilização, atualização e compartilhamento de modelos digitais de construções, promovendo a colaboração entre todos os participantes do empreendimento. Essa abordagem inovadora não apenas impulsiona a transparência e a segurança das informações, mas também gera impactos positivos tangíveis nas obras.

 

CAU/CE: Nota de posicionamento: “Arquitetura é hostil?”

Diante da publicação realizada pelo jornal O Povo em que descreve o termo “arquitetura hostil” em sua matéria, o CAU/CE destaca e deixa claro que um dos principais objetivos da arquitetura é abrigar e fortalecer as relações humanas. Nesse sentido, associar a termo “hostil” à arquitetura, seria indevido e injusto com os (as) profissionais dessa área, pois é exatamente o oposto ao que esse ofício se presta.

 

CAU/RR: Gestão CAU/RR 2024/2026: apresentação do plenário, conselho diretor e comissões.

As eleições, realizadas nos dias 16 e 17 de outubro, contaram com a participação de 119.615 arquitetos(as) e urbanistas com cadastro ativo. Em dezembro de 2023, os conselheiros do CAU/RR foram oficialmente diplomados e empossados e no dia 08 de janeiro foram eleitos o presidente, vice-presidente e as composições das comissões do conselho. Confira no site os eleitos:

 

Agência Brasil: Governo anuncia nova política para desenvolvimento da indústria

O governo federal aprovou um plano de ações para estimular o desenvolvimento do setor industrial brasileiro. Chamado Nova Indústria Brasil (NIB), o plano tem, como centro, metas e ações que, até 2033, pretendem estimular o desenvolvimento do país por meio de estímulos à inovação e à sustentabilidade em áreas estratégicas para investimento. As metas estão agrupadas em seis missões, cada qual com suas metas. O bem-estar das pessoas nas cidades está no terceiro grupo e envolve as áreas de infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis. 

 

FNA: O papel da arquitetura na assistência social

A assistência social é uma política pública e um direito de todo cidadão brasileiro. O objetivo dessa política consiste em garantir a proteção e apoio aos indivíduos, famílias e às comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos.

 

CAU NA MÍDIA

 

CAU/RJ: Presidente do CAU/RJ fala sobre desafios de urbanização diante do aumento das chuvas

O Presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, participou do jornal Edição das 10h, da GloboNews, neste sábado, 20. A entrevista abordou as fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro e outros estados como Rio Grande do Sul e São Paulo.

 

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

 

Casa Vogue: Aniversário de São Paulo: 15 prédios históricos para conhecer na cidade

São Paulo chega aos 470 anos na quinta-feira (25), e um passeio pela cidade é uma aula de história e arquitetura. Diversas construções icônicas seguem de pé pelas ruas – e podem ser visitadas.

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/MG: Eleições do CAU: Profissionais com votos anulados no dia 10 de outubro terão multas anistiadas

Dos 2.862 profissionais que votaram exclusivamente em 10 de outubro de 2023, só 853 apresentaram justificativas de ausência até o dia 31 de dezembro, conforme determinado pelo Regulamento Eleitoral. Ou seja, a anistia será concedida a 2.009 arquitetos(as) e urbanistas que deixaram de votar nas Eleições do CAU no dia 17 de outubro.

Publicado também no CAU/SP, CAU/ES.

 

CAU/MT: 1ª Reunião da Comissão de Exercício Profissional do CAU/MT

No dia 25/01 (quinta-feira), às 14h, será realizada de forma presencial na sede do CAU/MT, a 1ª Reunião Ordinária de 2024 da Comissão de Exercício Profissional do CAU/MT.

 

CAU/MT: Participe da audiência pública para debater o Plano Diretor de Tangará da Serra

O Plano Diretor é uma ferramenta importante, voltada para a política urbana, pensando na organização, crescimento e no funcionamento da cidade, garantindo melhorias na qualidade de vida de modo que todos os cidadãos tenham acesso à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte, aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer.

 

CAU/MT: 1ª Reunião da Comissão de Ensino e Formação do CAU/MT

No dia 23/01 (terça-feira), às 13h30, será realizada presencialmente na sede do CAU/MT a 1ª Reunião Ordinária de 2024 da Comissão de Ensino e Formação do CAU/MT.

 

CAU/PB: CAU/PB realiza reunião de integração entre os conselheiros da nova gestão

Entre os temas abordados na reunião estavam o Plano de Ação do CAU/PB para o ano de 2024, onde são traçadas as estratégias locais e nacionais e o Mapa Estratégico. Também foi discutido o papel do conselheiro e como funcionam o plenário, o conselho diretor e as comissões do CAU/PB. 

 

CAU/RJ: Conheça os descontos oferecidos pelo CAU no pagamento da anuidade

Arquitetos(as) e urbanistas têm direito a uma série de descontos especiais na Anuidade do CAU 2024. Além dos descontos especiais, há descontos por tempo de formado e para pagamento à vista.

 

CAU/RJ: CAU/RJ inaugura Espaço do Arquiteto em sua sede

O CAU/RJ abre suas portas aos arquitetos e urbanistas fluminenses que desejam ter um local para trabalhar em um ponto privilegiado da cidade. A iniciativa é uma forma de aproximar os profissionais do CAU.

 

CAU/RJ: Conheça a nova presidência do CAU/RJ para a gestão 2024-2026

Na última Reunião Plenária Ordinária do CAU/RJ de 2024, no dia 9 de janeiro, foram eleitos o novo presidente, Sydnei Menezes, e os vice-presidentes do CAU/RJ, Michelle Beatrice Fernandes, Isabel Rocha, Aníbal Sabrosa e Carlos Abreu, para a gestão 2024-2026. No CAU/BR, o Rio de Janeiro é representado pela Conselheira Federal Leila Marques e pela Conselheira Federal Suplente, Denise Vogel.

 

CAU/RN: Patrícia Sarquis Herden é eleita a nova presidente do CAU/BR

A presidência nacional é escolhida pelos conselheiros federais de cada estados, e os representantes de entidades. Patrícia foi eleita com 14 votos dos 28 conselheiros federais.

 

CAU/RN: A nova presidente do CAU/RN é Patrícia Luz

Arquiteta e urbanista, Patrícia Luz, é a presidente do CAU/RN para o mandato 2024 – 2026. A eleição aconteceu na 145ª plenária ordinária, realizada no dia 9 de janeiro. E como vice-presidente foi escolhida a arquiteta e urbanista, Raissa Mafaldo.

 

CAU/SP: Palestra online no dia 06/02 aborda conceitos, princípios e aplicações do Desenho Universal

O CAU/SP, em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (Prefeitura de São Paulo), realiza no dia 06/02 a palestra online “Desenho Universal – A Forma Inclusiva e Sustentável de Projetar a Todos”. As inscrições encerram no dia 01/02.

 

ENTIDADES

 

CBIC: CBIC participa do lançamento do plano de ação “Nova Indústria Brasil”

A iniciativa, apresentada pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial (CNDI) ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, visa fomentar um maior desenvolvimento da indústria brasileira até 2033. Até 2026, o plano visa disponibilizar R$ 300 bilhões voltados a financiamentos para a nova política industrial.

 

FALECIMENTO

 

CAU/MS: Nota de pesar – Stéfano Przylepa

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul manifesta profundo pesar pelo falecimento do arquiteto e urbanista Stéfano Przylepa, ocorrido neste domingo (21). Formado em arquitetura e urbanismo pela Unigran, especialista em Arquitetura de Interiores e Light Design, atuava em escritório próprio na cidade de Dourados. 

 

ARQUITETOS EM DESTAQUES

 

Gazeta do Povo: Daniel Libeskind, o arquiteto que projeta memórias para o futuro da humanidade

Os desafios contemporâneos da arquitetura, como as mudanças climáticas, o crescimento demográfico e as novas tecnologias, são temas recorrentes nas obras de Daniel Libeskind. Sua preocupação se reflete, principalmente, em projetos com cunho social e sustentável, como o complexo de moradias populares no bairro do Brooklin, em Nova York, e na cidade de Long Island, ambas nos Estados Unidos.

 

ESPECIALIZADOS

 

ArchDaily: Soluções urbanas para enfrentar o aquecimento, o congestionamento e a conectividade

À medida que começamos 2024, as cidades europeias apresentam vários marcos de desenvolvimento urbano que estão traçando o caminho para o novo ano.  Nessas diversas estruturas urbanas, as cidades europeias estão demonstrando um compromisso em definir desafios e trabalhar para moldar um futuro climaticamente consciente.

 

ArchDaily: Coldefy e Carlo Ratti Associati anunciam projeto do pavilhão francês para a Expo Osaka 2025

A proposta acolhe tanto habitats naturais quanto artificiais, com o objetivo de ilustrar como o design pode conectar os mundos humano e não-humano, ao mesmo tempo em que destaca a contribuição da França para a cultura e o meio ambiente natural.

 

Casa Vogue: Arquiteta viraliza ao transformar casa infestada de baratas com materiais acessíveis; veja antes e depois

A profissional Ester Carro assina reforma de imóvel com 13 m² no Jardim Colombo, em São Paulo; projeto contou com mutirão do Instituto Fazendinhando. A projeto da casa que estava infestada de baratas e lixo  foi batizado de Casa da Neusa — nome da moradora — e  comoveu internautas.

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Agência Brasil: Entenda o programa Nova Indústria Brasil

Com o objetivo de impulsionar a indústria nacional até 2033, o programa Nova Indústria Brasil, lançado nesta segunda-feira (22) pelo governo, usa instrumentos tradicionais de políticas públicas, como subsídios, empréstimos com juros reduzidos e ampliação de investimentos federais. Entre os setores que receberão atenção, estão a agroindústria, a saúde, a infraestrutura urbana, a tecnologia da informação, a bioeconomia e a defesa.

 

Folha de S. Paulo: Mária Telkes, a cientista ‘Rainha do Sol’ que fascinou o mundo com suas invenções no começo do século 20

A biofísica Mária Telkes se destacou por fabricar dispositivos que aproveitavam a energia solar quando isso não era tão comum. Telkes e a arquiteta Eleanor Raymond foram o assunto da cidade por projetar e construir a Sun Dover House. Raymond construiu uma carreira em uma área onde as mulheres eram raras: em 1910, havia apenas 50 arquitetas em todos os Estados Unidos, e muitas escolas de arquitetura negavam a admissão a mulheres.

 

Estadão: Prefeitura de SP decide pela demolição de palacete histórico na Bela Vista

Abandonado há anos, imóvel corre risco de desabamento; liberação depende do aval do Departamento do Patrimônio Histórico.

 

G1/MG: Do cinema que virou cooperativa aos viadutos e passarelas: veja antes e depois de Uberlândia

Uberlândia chega aos 135 anos nesta quinta-feira (31), e nos mais de um século de fundação, a cidade evoluiu, prova é a mudança do espaço urbano, seja com alterações no trânsito, novas construções e a reorganização de locais públicos.

 

G1/Caruaru: Centro universitário oferece diversos cursos de férias com inscrições gratuitas em Caruaru

Os cursos serão realizados até o dia 31 de janeiro, com uma vasta programação nas áreas da engenharia, tecnologia da informação, medicina veterinária, biomedicina, educação física, direito, fisioterapia, nutrição, arquitetura e urbanismo.

 

G1/AM: Famílias afetadas por incêndios em Manaus poderão ser beneficiadas pelo ‘Minha Casa, Minha Vida’, diz prefeitura

Conforme a prefeitura, novas medidas integradas, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), serão direcionadas às áreas afetadas pelos incêndios.

 

G1/Petrolina: Petrolina registra aumento de 30% nas emissões de licenças para construções

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade emitiu 3.751 documentos em 2023.

 

G1/RS: Mais de 2 mil árvores caíram em Porto Alegre durante temporal, diz prefeitura

Chuva e vento fortes atingiram o Rio Grande do Sul em 16 de janeiro. Estimativa do governo municipal é de retirada de galhos e troncos ainda vai demorar; entenda como proceder caso deseje retirar uma árvore de local de risco.

 

fa33cac8c320c1926b1b84a3955cc488.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: “As casas são iguais e têm um sentido muito comunitário”, diz José Portocarrero

Clipping

Arquitetura Indígena: Conheça alguns projetos inspirados em técnicas dos povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Pular para o conteúdo