1º TEMA: COMO ARQUITETOS E URBANISTAS PODEM AJUDAR NA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL?

Neste episódio é abordado o tema da desigualdade social no país e como isso interfere e se ramifica para todas as áreas de atuação, inclusive a Arquitetura e Urbanismo. A ideia principal é trazer à tona o cenário macro da desigualdade social e Mescomo os profissionais de Arquitetura e Urbanismo, aliados a outras áreas de atuação, podem ajudar a reverter esse cruel cenário.

Mediação:

  • Conselheiro federal Ricardo Soares Mascarello, representante do Sergipe,  coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental. Graduado em Arquitetura e Urbanismo, Mestre em Engenharia Civil na área de Edificações e Comunidades Sustentáveis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Fundamentos do Projeto Arquitetônico e em Gestão Universitária. Foi Coordenador dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura Municipal de Aracaju e Diretor do Programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura Municipal de Aracaju.

 

Convidados:

  • Ester Carro: arquiteta e urbanista, desde 2017 é presidente do Fazendinhando, movimento de transformação territorial, cultural e social que atua na comunidade de Paraisópolis, São Paulo. Graduada pela FIAM, fez Mestrado de Habitação e Cidade (Escola da Cidade, 2021) e Urbanismo Social (Insper, 2021). Realiza a gestão de projetos sociais em territórios vulneráveis, buscando o desenvolvimento da sociedade por meio da educação e do empreendedorismo social e a transformação de espaços físicos, desde moradias a áreas urbanas.
  • Aquiles Miguel Alves Lima: estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Extensão relacionada ao estudo de Comunidades Populares, Favelas, Autoconstrução e Eliminação da Pobreza.

 

1º TEMA: COMO ARQUITETOS E URBANISTAS PODEM AJUDAR NA REDUÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL?