Clipping

Marcha dos Prefeitos será incluída no planejamento estratégico do CAU Brasil dos próximos dez anos

laranja-topo.jpg (640×158)

 

Edição de 30 de Março 2023.

 

Edição #16759

 

 

Brasília, 30 de Março de 2023.

 

 

DESTAQUES

 

CAU/BR: Marcha dos Prefeitos será incluída no planejamento estratégico do CAU Brasil dos próximos dez anos

Centenas de gestores municipais e assessores visitaram o estande do CAU Brasil na Marcha dos Prefeitos 2023 realizada entre os dias 27 e 30 de março. “A participação do CAU, com conselheiros e presidentes de todo país atuando de forma integrada, na Marcha dos Prefeitos, foi um sucesso”, afirmou Nadia Somekh, presidente do CAU Brasil. “A receptividade foi muito boa, novos encontros foram agendados, resultados que nos levaram à decisão de incluir o evento no planejamento estratégico do CAU para os próximos dez anos a participação na Marcha”, concluiu.

 

CAU/BR: Prefeita, arquiteta e urbanista: Conheça Karime Fayad, que está revolucionando a gestão municipal

Uma jovem arquiteta e urbanista está revolucionando a gestão municipal na região metropolitana de Curitiba. A prefeita Karime Fayad, de 32 anos, vem colocando em prática os princípios da Arquitetura e Urbanismo na cidade de Rio Branco do Sul junto com uma equipe de mais 11 arquitetos e urbanistas.

 

CAU/BR: Frente Parlamentar incentiva atuação das mulheres no setor da construção civil

A Câmara Federal lançou na quarta-feira (30), a Frente Parlamentar de Fomento à Qualificação, Inclusão e Subsistência das Mulheres na Construção Civil. A iniciativa pretende alavancar a contratação de mulheres em todos os níveis do setor e tem à frente a deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA). A presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh, e a 1ª vice-presidente, Daniela Sarmento, participaram do lançamento, que aconteceu no auditório Freitas Nobre. 

 

Folha de S.Paulo: Como será a participação do Brasil na próxima Bienal de Arquitetura de Veneza

Brasília não foi construída no meio do nada. Os sinuosos edifícios brancos de Oscar Niemeyer subiram em território de quilombolas e indígenas, dois povos que acabaram expulsos para a periferia com a imposição da cidade modernista.

 

CAU/DF: Edital: IES podem ter projetos em ATHIS patrocinados pelo CAU/DF

 Instituições de Ensino Superior (IES) do curso de Arquitetura e Urbanismo, com sede e atividade no Distrito Federal, que buscam recursos financeiros para viabilizar ações de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) podem se candidatar à Chamada Pública n° 2/2023 do CAU/DF.de alavanca necessária para termos cidades mais democráticas e sustentáveis.

 

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/MT: 1º concurso de seleção e premiação de fotografias de arquitetura mato-grossense

O CAU/MT publicou o edital para seleção e premiação de fotografias registradas no estado de Mato Grosso com o tema “Arquitetura e Paisagem Urbana Mato-grossense”. Podem participar qualquer pessoa física interessada, residente no Brasil, fotógrafo amador ou profissional. As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 13 de maio. Haverá premiações que totalizam 30 mil reais.

 

CAU/BA: 474 anos. Uma homenagem ou um alerta…fica a dúvida

Tomé de Souza, a mando do rei de Portugal D. João III, chegou para instalar e fundar uma cidade fortaleza para ser a sede de um Governo Geral, com o intuito de substituir o sistema de Capitanias Hereditárias. Trouxe “as traças e amostras” (planos) do Arquiteto Real Miguel de Arruda. Salvador foi a primeira cidade projetada das Américas. A qual seu auxiliar, o mestre de obras Luís Dias, tratou de construir nos moldes das cidades da idade média, em altiplanos visando a defesa. Artigo do Presidente Neiton Dórea

 

 

CAU NA MÍDIA

 

Jornal Minuano: Bagé sedia evento que debate Arquitetura e Urbanismo e o futuro da profissão

 Com o objetivo de aproximar o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) dos profissionais do interior do Estado e provocar reflexões e novas ideias sobre o futuro da profissão, a primeira edição do Rumos da Arquitetura e Urbanismo tem Bagé como um dos municípios sediadores. Inclusive, professores da Urcamp estão entre os palestrantes da programação.

 

 

MARCHA DOS PREFEITOS

 

CAU/GO: Conselheiro federal por Goiás participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília

Até a próxima quinta-feira, 30 de março, mais de 9 mil prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todo o país estão reunidos na capital federal para a 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios. Arquitetos e urbanistas também estão presentes, representados pelos presidentes e conselheiros do CAU..

 

 

PATRIMÔNIO

 

GOV.BR: Iphan publica regras de preservação para a Estação Ferroviária de Joinville (SC)

A portaria que estabelece normas de preservação e intervenção para a área de entorno da Estação Ferroviária de Joinville, em Santa Catarina (SC), foi publicada na última segunda-feira (20), no Diário Oficial da União. O bem é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), desde 2015, como um dos bens que compõem a proteção das “Edificações, Núcleos Urbanos e Rurais relacionados com a imigração no estado de Santa Catarina”.

 

 

ESPECIALIZADOS

 

Archdaily: A arquitetura das contraculturas: movimentos utópicos nos Estados Unidos e Alemanha

A Lei da Polaridade também é válida em relação à sociedade e às culturas humanas: na verdade, tudo tem um oposto. As contraculturas explodiram como forma de condenar os “caminhos do mundo”. Um movimento de contracultura é capaz de expressar o ethos e as aspirações de uma população durante um tempo específico e, à medida que novos estilos de vida são explorados, a arquitetura evolui para satisfazer os ideais utópicos das novas sociedades. Desta forma, ela acaba por ser um produto da cultura para a qual é projetada.

 

Archdaily: O que são infraestruturas vivas?

O significado de infraestrutura já é amplamente conhecido pela população em geral, tendo como definição simplificada um conjunto de serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de uma região, tais como saneamento, transporte, energia e telecomunicação. Os exemplos corriqueiramente apresentados sempre dizem respeito a estruturas físicas construídas pelo homem, entretanto, uma nova concepção de infraestrutura vem surgindo nas últimas décadas impulsionada, principalmente, pela urgência da reconciliação entre humano e natureza para a sobrevivência das espécies.

 

 

BIENAL DE VENEZA “BRASIL”

 

Casa Vogue: Pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023 resgata ancestralidade e histórias apagadas

No começo deste ano, quando Sonia Guajajara fez história ao tomar posse no comando do Ministério dos Povos Indígenas, afirmou em seu discurso: “O futuro é ancestral”. A frase de sentido potente e, sobretudo, global ecoou, tornando-se fundamental para a construção do Pavilhão do Brasil na 18ª Bienal de Arquitetura de Veneza 2023, de 20 de maio a 26 de novembro, que este ano tem como título Terra e traz a curadoria dos arquitetos Gabriela de Matos e Paulo Tavares.

 

Estadão: Bienal de Veneza recebe ‘Pavilhão do Brasil’ em maio

 A partir de 20 de maio, a Bienal de Veneza 2023 recebe a exposição Terra, participação oficial do País no Pavilhão do Brasil, realizada pela Fundação Bienal de São Paulo em parceria com o Ministério da Cultura e o Ministério das Relações Exteriores. Com curadoria dos arquitetos e pesquisadores Gabriela de Matos e Paulo Tavares, o projeto tem o objetivo de apresentar noções de reparação para o patrimônio, arquitetura e solo da Terra – trazendo luz a movimentos reparatórios culturais, ecológicos e políticos proeminentes no Brasil.

 

Archdaily: Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2023 divulga detalhes sobre a exposição “Terra”

A Fundação Bienal de São Paulo acaba de anunciar detalhes do projeto Terra que ocupará o Pavilhão do Brasil na 18ª Mostra Internacional dArquiteturaLa Biennale di Venezia. Com curadoria conjunta de Gabriela de Matos e Paulo Tavares, a mostra brasileira contará com a participação de um grupo diversificado de colaboradores, composto por povos indígenas Mbya-Guarani; povos indígenas Tukano, Arawak e Maku; Tecelãs do Alaká (Ilê Axé Opô Afonjá); Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Casa Branca do Engenho Velho); Ana Flávia Magalhães Pinto; Ayrson Heráclito; Day Rodrigues com colaboração de Vilma Patrícia Santana Silva (Grupo Etnicidades FAU-UFBA); coletivo Fissura; Juliana Vicente; Thierry Oussou e Vídeo nas Aldeias.

 

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Casa Vogue: Empresa planeja capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para atuarem na construção civil

 

Com o propósito de transformar a vida de pessoas e oferecer mão-de-obra qualificada para o setor da construção civil, a empresa Cada Casa criou um programa social que visa capacitar mulheres em situação de vulnerabilidade para atuarem em reformas diversas – seja na área de pinturarevestimentos, elétrica ou hidráulica. Para isso, o projeto oferecerá um curso de formação totalmente gratuito.

 

laranja-rodape.jpg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Nota de atualização – Canais de atendimento do CAU/BR permanecem por e-mail e via UFs durante Estado de Calamidade no RS

Clipping

Nota Oficial – Mudança temporária nos canais de atendimento do CAU/BR

Clipping

CAU/BR se solidariza com a população do Estado do RS e autoriza a dispensar recolhimento de RTT para recuperação dos danos

Clipping

CAU/BR aprova criação de Comissão para viabilizar a Caixa Assistência dos Profissionais de Arquitetura e Urbanismo

Pular para o conteúdo