HOMENAGEM

Falece Marianne Peretti, artista plástica autora dos vitrais da Catedral de Brasília

A autora dos vitrais da Catedral de Brasília, Marianne Peretti, faleceu na última segunda-feira, dia 25 de abril, aos 94 anos, no Recife (PE). A artista plástica também é responsável pelo Panteão da Pátria, os painéis dos salões do Congresso Nacional, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Memorial JK.

 

Marianne foi uma das grandes colaboradoras do arquiteto Oscar Niemeyer nos prédios históricos de Brasília e a única mulher a integrar a equipe de artistas responsáveis pela construção de Brasília.

 

Nascida em Paris, filha de mãe francesa e pai pernambucano, Marie Anne Antoinette Hélène Peretti cresceu e estudou na França. Chegou ao Brasil já adulta, em 1953, após se casar com um inglês que trabalhava em São Paulo e que conheceu em uma das inúmeras viagens de navio que fazia do Rio para a Europa, e vice-versa, para visitar a família.

 

Em 1959, ganhou um prêmio pelo desenho da capa do livro na 5ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Pouco depois, conheceu Oscar Niemeyer, com quem viria a colaborar pelo resto da vida.

 

Considerada uma mestra em vitrais, a artista reúne na carreira importantes esculturas, trabalhos em design e também trabalhos em desenho puro, chegando a ganhar diversos prêmios por ilustrações.

 

Da esquerda: Marianne Peretti, Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Oscar Niemeyer, José Sarney e Burle Max. Foto; Marianne Peretti. Arquivo Pessoal.

 

O velório de Marianne será realizado neste sábado, dia 30 de abril, das 13h às 15h, no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. Em seguida está marcado o sepultamento, no mesmo local.

 

A missa de sétimo dia de Marianne Peretti foi marcada para o domingo, 1º de maio, às 10h, na Igreja Rainha da Paz, em Brasília. Outra cerimônia deverá acontecer às 18h, na Catedral de Brasília.

MAIS SOBRE: HOMENAGEM

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

HOMENAGEM

Sede da Suframa, projeto de Severiano Porto, completa 50 anos nesta quarta-feira

HOMENAGEM

Falece arquiteto e urbanista argentino-brasileiro Ricardo Monti

HOMENAGEM

Falece José Celso Martinez Corrêa, diretor de teatro e defensor do patrimônio brasileiro

HOMENAGEM

O histórico encontro de Pelé, “o Oscar do futebol”, com Niemeyer , “o Pelé da Arquitetura”, em 2010

Pular para o conteúdo