A autora dos vitrais da Catedral de Brasília, Marianne Peretti, faleceu na última segunda-feira, dia 25 de abril, aos 94 anos, no Recife (PE). A artista plástica também é responsável pelo Panteão da Pátria, os painéis dos salões do Congresso Nacional, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Memorial JK.
Marianne foi uma das grandes colaboradoras do arquiteto Oscar Niemeyer nos prédios históricos de Brasília e a única mulher a integrar a equipe de artistas responsáveis pela construção de Brasília.
Nascida em Paris, filha de mãe francesa e pai pernambucano, Marie Anne Antoinette Hélène Peretti cresceu e estudou na França. Chegou ao Brasil já adulta, em 1953, após se casar com um inglês que trabalhava em São Paulo e que conheceu em uma das inúmeras viagens de navio que fazia do Rio para a Europa, e vice-versa, para visitar a família.
Em 1959, ganhou um prêmio pelo desenho da capa do livro na 5ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo. Pouco depois, conheceu Oscar Niemeyer, com quem viria a colaborar pelo resto da vida.
Considerada uma mestra em vitrais, a artista reúne na carreira importantes esculturas, trabalhos em design e também trabalhos em desenho puro, chegando a ganhar diversos prêmios por ilustrações.
O velório de Marianne será realizado neste sábado, dia 30 de abril, das 13h às 15h, no Cemitério Campo da Esperança, em Brasília. Em seguida está marcado o sepultamento, no mesmo local.
A missa de sétimo dia de Marianne Peretti foi marcada para o domingo, 1º de maio, às 10h, na Igreja Rainha da Paz, em Brasília. Outra cerimônia deverá acontecer às 18h, na Catedral de Brasília.