ARQUITETURA SOCIAL

Maricá sedia edição regional do VII Encontro com a Sociedade do CAU/RJ

 

A cidade de Maricá sedia, nos dias 16 e 17 de maio, a primeira edição regional do Encontro com a Sociedade do CAU/RJ. Com o tema “Regularização Fundiária”, evento visa a discutir com a sociedade as demandas comuns dos profissionais de arquitetura e urbanismo e trazer novos debates à cena urbana. Aberto a arquitetos e urbanistas e ao público em geral, encontro ocorrerá no Centro de Artes e Esportes Unificados, na rodovia Amaral Peixoto, km 27, Itapeba.

 

O VII Encontro com a Sociedade tem como tema central Assistência Técnica de Interesse Social. O evento de Maricá busca aproximar as discussões das regiões Norte Fluminense e Leste Metropolitano a temática da Regularização Fundiária. “Entendemos que a regularização fundiária urbana e rural são instrumentos para a garantida de efetivação do mandamento constitucional de função social da propriedade. A nova Lei de Regularização Fundiária impôs várias mudanças. Discutir e entender a nova regra é fundamental”, afirmou o conselheiro do CAU/RJ Daniel Mendes.

 

Além de mesas-redondas, debates e palestras, o Encontro com a Sociedade inova ao incluir na programação visitas técnicas. “Nossa proposta é aproximar o CAU/RJ do território, onde as contradições da sociedade contemporânea se evidenciam no espaço”, explicou a vice-presidente Isabel Tostes, que este ano organiza o evento ao lado da também vice-presidente Nadir Moreira.

 

As próximas edições regionais do VII Encontro com a Sociedade são: Nova Iguaçu e Angra dos Reis. Os assuntos em discussão serão “assessoria técnica” e “riscos ambientais e habitação de interesse social”, respectivamente. O encontro final, que reunirá todas as reflexões dos eventos regionais, ocorrerá no Rio de Janeiro em novembro. Datas, locais e programação serão divulgados posteriormente pelo CAU/RJ.

 

Para o presidente do CAU/RJ, Jeferson Salazar, chegou o momento do Conselho se aproximar das demandas dos profissionais e da sociedade de todo o estado do Rio de Janeiro. “Precisamos estar mais próximos dos arquitetos e urbanistas que atuam e vivem no interior do estado. Já reformulamos a programação do nosso Atendimento Itinerante para ampliarmos a presença do CAU/RJ no interior.  Agora, lançamos o desafio de realizarmos o Encontro com a Sociedade fora da capital. Iniciamos com três encontros regionais. Em 2019, pretendemos ir a outros municípios”, defendeu Jeferson Salazar.

 

Promovido anualmente pelo CAU/RJ, o Encontro com a Sociedade discute o papel social da Arquitetura e do Urbanismo, além de aproximar os profissionais das demandas da sociedade e debater como aprimorar a atuação do Conselho no estado.

 

 

Fonte:  CAU/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETURA SOCIAL

Moradia digna para todos: CAU Brasil propõe programa de reformas populares ao PPA Participativo

Assistência Técnica

Comissão aprova relatório da Medida Provisória prevendo inclusão da assistência técnica no Programa Minha Casa, Minha Vida

ARQUITETURA SOCIAL

Nadia Somekh no Estadão: MP do Minha Casa, Minha Vida é oportunidade histórica para colocar ATHIS em prática

ARQUITETURA SOCIAL

Como a Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) pode revolucionar o “Minha Casa, Minha Vida”

Skip to content