Representantes e entidades ligadas às áreas de arquitetura e urbanismo e engenharia, lançaram nesta segunda-feira (20) um concurso nacional para a requalificação do Eixo Monumental de Maringá, cidade da região norte do Paraná. O espaço compreende o trecho entre a Praça da Catedral e o complexo esportivo da Vila Olímpica, com uma extensão de 1,8 km.
A área abrangida pelo concurso ocupa um importante espaço central, que reúne alguns dos principais edifícios de interesse público da cidade. A requalificação será composta de uma sucessão de espaços livres que, além de permitir a circulação de pessoas, darão acesso às edificações da área central, como a Catedral, um futuro Centro Cultural, o Terminal Intermodal e a Vila Olímpica. As inscrições para o concurso vão até o dia 3 de outubro, no portal www.concursoeixomaringa.com, onde constam também o regulamento, orientações e todos os detalhes sobre o certame.
De acordo com o cronograma, as visitas monitoradas ao edital podem ser feitas até o dia 19 de setembro e as consultas e respostas vão até o dia 15 de outubro. A documentação para habilitação dos inscritos deve ser enviada até o dia 3 de outubro e a entrega do estudo preliminar tem o dia 26 de outubro como data final. O resultado será divulgado no dia 1º de novembro e os projetos serão julgados por uma comissão especial. O ato de premiação e a contratação da equipe vencedora, está programado para o dia 22 de novembro.