ARQUITETOS EM DESTAQUE

Memória da Arquitetura: Falece o arquiteto e urbanista Paulo Zimbres

 

O CAU/BR presta sua homenagem ao arquiteto e urbanista Paulo de Melo Zimbres, que morreu na madrugada deste dia 03 de junho. Nascido em Ouro Preto em 1933, graduou-se arquiteto e urbanista em 1960 pela FAU-USP. Iniciou sua carreira como professor universitário na UnB em 1968 no processo de reorganização e reabertura do curso de Arquitetura, após a debandada de professores (inclusive Oscar Niemeyer) durante o período da ditadura militar.

 

O arquiteto e urbanista Paulo Zimbres

Na UnB, projetou o emblemático prédio da Reitoria (foto acima) e foi chefe o Centro de Planejamento. Sempre dedicado ao ensino e à prática projetual, Zimbres ainda realizou inúmeras obras residenciais, além de equipamentos para campi universitários, como a biblioteca da Universidade Federal de Uberlândia e o Teatro Unimep. Destacou-se também em concursos públicos e realizou as obras do Conselho Federal de Medicina e do CREA/DF.

 

Atuou proficuamente desenhando espaços urbanos com destaque a três importantes bairros de Brasília: os Setores Sudoeste e Noroeste, e Águas Claras. Paulo Zimbre dedicou mais de 60 anos de sua vida à Arquitetura e ao Urbanismo em suas diversas frentes de atuação. Os arquitetos estendem suas condolências à família e amigos que o têm como referência permanente.

 

Sede da CAESB em Águas Claras. Projeto de Paulo Zimbres. Foto: Joana França

3 respostas

  1. Um profissional muito acessível.Fácil de se conversar porque conhecia, não tinha medo de falar temendo não saber o que falava. Conhecia a profissão.

  2. fOI MEU PROFESSOR NA UNB EM 1968/69 ONDE VEIO AJUDAR A REERGUER A FAU UNB. TRABALHEI EM PROJETOS DELE AINDA QUANDO ALUNO. UMA PERDA LASTIMÁVEL.

  3. Um dos mais queridos professores da FAU-UnB, será sempre lembrado por várias gerações de arquitetos brasilienses que tiveram o privilégio de tê-lo como professor e de atuar ao seu lado em inúmeros projetos.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo