CATEGORIA

Memória: três anos sem Oscar Niemeyer, o maior arquiteto brasileiro

 

Neste sábado, 5 de dezembro, completa-se três anos da morte de Oscar Niemeyer. O maior arquiteto brasileiro, uma dos maiores expoentes do modernismo, ganhador do Prêmio Pritzker e responsável por dezenas de obras históricas no Brasil e no mundo, segue sendo exemplo para as novas gerações de profissionais que se dedicam à Arquitetura. Nos seus últimos anos de vida, Niemeyer foi um dos maiores apoiadores da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, emprestando seu prestígio e imagem para apoiar uma causa que vinha sendo perseguida há décadas pela categoria. Inclusive o CAU foi fundado no mesmo dia de seu aniversário, 15 de dezembro, data em que se comemora o Dia do Arquiteto e Urbanista.

 

Em homenagem a Oscar Niemeyer, destacamos aqui alguns materiais especiais que mostram a obra monumental deixada por ele. O site do Museu Oscar Niemeyer, por exemplo, oferece uma visita virtual 3D, materiais de exposições em cartaz e consulta para o acervo da instituição. O Museu, inaugurado em 2002 em Curitiba (PR), possui um acervo de mais de 9 mil publicações e periódicos para pesquisa e mais de 3.400 mil peças, composto por obras dos paranaenses Alfredo Andersen, João Turin, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong, além de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli, Caribé, Tomie Othake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand, entre outros. O espaço foi eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire e foi escolhido pelo público do TripAdvisor um dos principais pontos turísticos de Curitiba. Conheça aqui o site do Museu.

 

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

 

Em 2013, um mês após a morte do arquiteto, a Revista Darcy, publicação da Universidade de Brasília, publicou um ensaio especial das obras de Niemeyer em Brasília, feito pelo premiado fotógrafo José Varella, ex-aluno da UnB. Confira aqui.

 

Edição especial da Revista Darcy em homenagem a Niemeyer

 

Neste 2015, foi lançado o documentário “Oscar Niemeyer – A luta é longa”, que aborda a trajetória, hábitos e rotina do arquiteto após ele completar 100 anos de vida. Dois de seus principais parceiros nessa fase, Jair Valera, arquiteto-chefe da equipe do escritório, e Luiz Alberto Oliveira, físico e seu professor, contribuem como personagens da narrativa junto a depoimentos dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha, Frank Gehry e Richard Rogers sobre o papel indissociável de Oscar no olhar do século XX. O filme é dirigido por Bernardo Pinheiro Mota. Veja o trailer abaixo:

 

Oscar Niemeyer – A Luta é Longa (TRAILER) from visorama on Vimeo.

 

Publicado em 04/12/2015

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo