O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan) está com inscrições abertas para o Mestrado Profissional de Preservação do Patrimônio Cultural. Estão sendo oferecidas dez bolsas de estudo, com remuneração mensal de R$ 1.500,00. As inscrições podem ser realizadas até dia 02 de março.
Clique aqui e confira o edital completo
O curso associa as práticas de preservação nas unidades do IPHAN ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa. A duração será de 24 meses, com previsão de início em agosto de 2020.
O objetivo do Mestrado é formar, de modo interdisciplinar, profissionais para o campo da preservação do patrimônio cultural, considerando a diversidade de disciplinas, questões e objetos envolvidos, assim como as particularidades regionais. Pretende-se capacitar o aluno para a análise crítica, formulação e desenvolvimento de ações de preservação, a partir de um conhecimento geral e abrangente que envolva aspectos sociais, históricos, jurídicos e tecnológicos aplicados ao campo.
Além da graduação em um dos cursos listados pelo Iphan – sendo um deles Arquitetura e Urbanismo –, os alunos selecionados no processo seletivo deverão comprovar proficiência em língua espanhola. O candidato não pode ter vínculo empregatício, ser aposentado ou ser beneficiário de outa bolsa financiada por qualquer órgão público brasileiro.
Em adição à bolsa de estudos, os alunos selecionados também receberão Auxílio Módulo, para contribuir com despesas dos estudantes de outros estados nas aulas sediadas no Rio de Janeiro; Auxílio Pesquisa, para contribuir com os custos de atividades de campo; Auxílio Dissertação, para auxiliar nas despesas com impressão e encadernação da dissertação; e Auxílio Banca, para contribuir com despesas dos estudantes de outros estados na apresentação da banca, que será no Rio de Janeiro.
Veja mais oportunidades de trabalho para arquitetos e urbanistas aqui