CAU/UF

Mineiras levam 1º lugar em concurso de ideias da Projetar.ORG

O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes de arquitetura. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros arquitetos.

 

 

O desafio proposto aos alunos no 29º concurso do Portal, cujas inscrições começaram em novembro de 2018, foi o exercício acadêmico de imaginar um espaço destinado à sobrevida do Museu Nacional enquanto seu lar definitivo estiver em recuperação: a Galeria da Reexistência. É possível conferir todas as pranchas dos vencedores e participantes na íntegra no portal www.projetar.org.

 

1° Lugar
A primeira colocação ficou com as recém-formadas Anna Laura Toro Sant’Anna e Renata Soares Tavares da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – Belo Horizonte/MG.

 

 

Em relação ao projeto vencedor, o jurado Ivo Barreto mencionou: “O projeto alcança maturidade na concepção da articulação dos espaços do programa extenso, sendo preciso na escolha de materiais e do partido, fomentando um resultado plástico sincero em seus premissas, caminhando [email protected] com segurança entre o limite da intervenção temporária e a arquitetura de maior permanência, como o caso exige”.

 

2° Lugar
A segunda colocação foi concedida à equipe formada pelos acadêmicos Susanna Maria Brolhani e João Guilherme da Silva Arnas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Curitiba/PR.

 

 

 

3° Lugar
O terceiro colocado foi a equipe formada pelos acadêmicos Caio Diniz de Farias e Juliano Bohrer da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Porto Alegre/RS.

 

Caio mencionou a respeito desta proposta: “A originalidade da geometria e da solução do programa são pontos de destaque. A solução atribuída para o espaço após a reconstrução do Museu e consequente demolição da Galeria da Reexistência também é um ponto forte da proposta”.

 

 

Menção honrosa
Como menção honrosa o aluno Matheus Vieira de Paiva da Universidade Paulista – UNIP – São Paulo/SP.


 

Em relação a esta proposta, o jurado Ivo Barreto mencionou: “O edifício resolve com qualidade o programa de necessidades e se mostra claramente uma edificação temporária, sem abrir mão de uma composição volumétrica de qualidade e de inserção suave, na qual a horizontalidade e as possibilidades visuais da clareira mantém a presença do Palácio, valendo-se do espaço de entorno como potencializador de suas funções, sejam ele as perceptivas ou de uso”.

 

O próximo Concurso do Portal Projetar.org já está com as inscrições abertas. O desafio é projetar um campus da Bauhaus ao lado do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde Max Bill idealizou uma das primeiras escolas de design do Brasil, fundamentada nos preceitos da Bauhaus e da sua sucessora alemã, a Escola de Ulm. Este concurso será a primeira competição internacional do Portal Projetar, realizada em português e inglês, com júri composto por brasileiros e estrangeiros.

 

 

Fonte: CAU/MG via Projetar.ORG

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PATRIMÔNIO CULTURAL

Plenário do CAU/BR define novos membros da Câmara Temática de Patrimônio, com representantes da sociedade civil

CAU/UF

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RN anuncia concurso público para níveis médio e superior

PATRIMÔNIO CULTURAL

Nadia Somekh assume cadeira no Conselho Consultivo do IPHAN

PATRIMÔNIO CULTURAL

CAU Brasil e IPHAN assinam acordo para expandir atuação de arquitetos(as) e urbanistas em sítios históricos

Pular para o conteúdo