ATHIS

Ministério das Cidades lança guias para suporte a projetos de melhorias habitacionais

O Ministério das Cidades apresentou no dia 21 de agosto, Dia da Habitação, a coletânea Melhoria Habitacional Sustentável. O conteúdo foi produzido pelas secretarias de Habitação e de Periferias em colaboração com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O lançamento aconteceu durante o seminário “O Futuro das Melhorias Habitacionais no Brasil”. O CAU Brasil participou da revisão do conteúdo, procurando garantir a perspectiva dos arquitetos e urbanistas como profissionais habilitados para prestar assistência técnica também em iniciativas desta natureza.

 

A coletânea reúne um arcabouço técnico sobre as intervenções de melhoria habitacional, levando em conta a sustentabilidade social, econômica e ambiental. Ela faz parte de um esforço técnico e político para que modalidade de melhoria habitacional atinja a escala e efetividade para enfrentamento do quadro de inadequação edilícia existente em 11 milhões de domicílios inadequados no país. É uma ferramenta que serve de subsídio para atuação em melhorias habitacionais, modalidade que apresenta diversas vantagens, como a preservação de as conexões urbanas e sociais das famílias, o custo reduzido nos investimentos e baixo consumo materiais de construção.

 

O compêndio é composto por três publicações: o Guia para Assistência Técnica, as Fichas para a Mão de Obra e o Guia para a Família Beneficiária. O primeiro apresenta recomendações, métodos e planos para respaldar intervenções envolvendo melhorias habitacionais. Procurando nivelar a compreensão sobre termos específicos e conceitos, o guia oferece um glossário contendo mais de cinquenta palavras e expressões e uma lista de siglas que tem relação com a demanda. O segundo volume disponibiliza fichas para gestão de materiais, resíduos e demolição, procurando oferecer subsídio técnico para a Mão de Obra. O último caderno, dirigido às famílias beneficiárias e procura garantir segurança nas reformas, uso de materiais adequados, projetos de boa qualidade e obras que respeitem as normas técnicas brasileiras.

 

ACESSE A COLETÂNEA MELHORIA HABITACIONAL SUSTENTÁVEL

 

MAIS SOBRE: ATHIS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/RN lança edital de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social 2024

Conheça os projetos contemplados no Edital de ATHIS 2024 do CAU/MG

CAU/PI organiza II Fórum de ATHIS em Teresina com palestras e workshops

Pular para o conteúdo