ATHIS

Ministério das Cidades lança guias para suporte a projetos de melhorias habitacionais

O Ministério das Cidades apresentou no dia 21 de agosto, Dia da Habitação, a coletânea Melhoria Habitacional Sustentável. O conteúdo foi produzido pelas secretarias de Habitação e de Periferias em colaboração com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O lançamento aconteceu durante o seminário “O Futuro das Melhorias Habitacionais no Brasil”. O CAU Brasil participou da revisão do conteúdo, procurando garantir a perspectiva dos arquitetos e urbanistas como profissionais habilitados para prestar assistência técnica também em iniciativas desta natureza.

 

A coletânea reúne um arcabouço técnico sobre as intervenções de melhoria habitacional, levando em conta a sustentabilidade social, econômica e ambiental. Ela faz parte de um esforço técnico e político para que modalidade de melhoria habitacional atinja a escala e efetividade para enfrentamento do quadro de inadequação edilícia existente em 11 milhões de domicílios inadequados no país. É uma ferramenta que serve de subsídio para atuação em melhorias habitacionais, modalidade que apresenta diversas vantagens, como a preservação de as conexões urbanas e sociais das famílias, o custo reduzido nos investimentos e baixo consumo materiais de construção.

 

O compêndio é composto por três publicações: o Guia para Assistência Técnica, as Fichas para a Mão de Obra e o Guia para a Família Beneficiária. O primeiro apresenta recomendações, métodos e planos para respaldar intervenções envolvendo melhorias habitacionais. Procurando nivelar a compreensão sobre termos específicos e conceitos, o guia oferece um glossário contendo mais de cinquenta palavras e expressões e uma lista de siglas que tem relação com a demanda. O segundo volume disponibiliza fichas para gestão de materiais, resíduos e demolição, procurando oferecer subsídio técnico para a Mão de Obra. O último caderno, dirigido às famílias beneficiárias e procura garantir segurança nas reformas, uso de materiais adequados, projetos de boa qualidade e obras que respeitem as normas técnicas brasileiras.

 

ACESSE A COLETÂNEA MELHORIA HABITACIONAL SUSTENTÁVEL

 

MAIS SOBRE: ATHIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATHIS

UFSC oferta curso gratuito em Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social

ATHIS

15 anos da Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS)

ATHIS

CAU Brasil colabora com projeto de melhorias habitacionais do Ministério das Cidades

ATHIS

IPEA divulga chamada pública com bolsas de pesquisa em ATHIS de Patrimônio

Pular para o conteúdo