
Ao assumir o Ministério das Cidades, na segunda-feira (05/01), o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab afirmou que em sua gestão vai continuar trabalhando com a participação dos movimentos sociais e que o Conselho Nacional das Cidades vai manter os encontros já consolidados. Para Kassab, “é através de diálogos, críticas e sugestões que se pode avançar”.
O presidente do CAU/BR participa do ConCidades, o que abriu mais uma oportunidade para os arquitetos e urbanistas serem ouvidos e colocarem seus conhecimentos técnicos à disposição da sociedades, das entidades e dos movimentos sociais ali reunidos. O CAU/BR apoia a criação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, proposta pelo ConCidades desde a 2ª Conferência, em 2005. O SNDU, entre outros itens, especifica mais claramente a competência e responsabilidade de participação de cada ente federativo nas questões urbanas, aproxima os cidadãos da gestão urbana e viabiliza o debate de uma Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
O CAU/BR também participa, no âmbito do ConCidades, da elaboração de propostas para a pré-conferência da Habitat III, que será realizada em Quito, no Equador, em 2016.
Segundo o ex-titular da pasta e agora ministro da Integração Nacional, Gilberto Magalhães Occhi, o Conselho Nacional das Cidades é o maior conselho que a Esplanada tem no sentido da discussão de politicas de desenvolvimento urbano.
Kassab mencionou ser indispensável a atuação da sociedade e que seu objetivo é consolidar cidades mais respeitosas que valorizem e fortaleçam a democracia.
No que diz respeito à habitação, Occhi afirmou que, nos últimos quatro anos, foram 3 milhões e 750 mil unidades contratadas do “Minha Casa, Minha Vida”. Kassab afirmou que, em sua gestão, a pasta vai continuar participando ativamente do programa habitacional e da terceira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).
Publicado em 06/11/2015.
2 respostas
Lamentável!!!!!!!!!!!!!
increditável | lamentável | perigoso