Delegação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) participou de missão à Kuala Lumpur, de 15 a 21 de novembro, na capital da Malásia, para participação no Fórum Internacional da União Internacional de Arquitetos (UIA). Com o tema “Diversidade e Cidade” (DiverCidade), o evento reuniu profissionais, acadêmicos e formuladores de políticas públicas de todo o mundo para discutir identidade cultural, sustentabilidade, patrimônio e inclusão nas cidades contemporâneas.
Liderada pela presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden, a delegação brasileira também incluiu conselheiros federais como Carlos Eduardo Mesquita Pedone, Antonio Lopes Balau Filho, Leila Marques da Silva, Kleyton Marinho da Silva, Silenio Martins Camargo e Tito Augusto Abreu de Carvalho, além de Alessandra Rodrigues Beine Lacerda, assessora especial da Presidência, e Laís Ramalho Maia, coordenadora Técnico-Normativa da SGM.
UIA: Uma voz global para a arquitetura
Fundada em 1948, a União Internacional de Arquitetos (UIA) é reconhecida como a principal organização global no campo da arquitetura. Representando mais de 3,2 milhões de arquitetos em 123 países, a UIA trabalha em colaboração com organismos das Nações Unidas, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat), para promover a arquitetura a serviço da sociedade.
Seus congressos mundiais, realizados a cada três anos, são fóruns fundamentais para o intercâmbio profissional e cultural. No entanto, os Fóruns Internacionais, como o de Kuala Lumpur, surgem como importantes momentos de debate entre os congressos. Este foi o primeiro Fórum com a participação oficial do CAU/BR.
“A presença brasileira no UIA 2024 reforça o compromisso do CAU/BR em participar das discussões globais sobre arquitetura e urbanismo. A troca de experiências foi essencial para consolidar o papel do Brasil em temas como educação, sustentabilidade e inovação urbana”, destaca Patrícia Sarquis Herden.
Destaques do evento
O conceito de “DiverCidade” explorou a fusão entre diversidade cultural e o espaço urbano, com foco em temas como Identidade Cultural: Como a arquitetura pode refletir a diversidade histórica e cultural das cidades; Sustentabilidade Urbana: soluções inovadoras para um crescimento sustentável; e Governança e Políticas Públicas: estratégias inclusivas para o planejamento das cidades.
O evento contou com palestrantes renomados, como Kai Uwe Bergmann, sócio do Bjarke Ingels Group e Wang Shu, vencedor do Prêmio Pritzker. Além disso, foram realizados seminários sobre educação em arquitetura, desastres naturais e saúde pública e visitas técnicas a marcos como o Merdeka 118, segundo edifício mais alto do mundo.
A delegação do CAU/BR teve destaque no seminário “Global Architecture Exchanges”, promovido pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos (RIBA), no qual a presidente Patrícia Sarquis Herden e a conselheira Leila Marques apresentaram a autarquia para os institutos nacionais e a temática Mulher na Cidade.
“A participação brasileira evidencia como a arquitetura pode ser um instrumento de transformação social, especialmente em um país com desafios tão complexos quanto o nosso”, frisou a presidente. Mais do que um espaço de aprendizado, o evento representou uma oportunidade para fortalecer parcerias internacionais e promover iniciativas inovadoras que conectem tradição, sustentabilidade e inclusão.