O aplicativo MobiArq Protagonista é uma ferramenta que possibilita aos arquitetos e urbanistas de todo o país contribuir com a Fiscalização do CAU de cada Estado. Pelo aplicativo podem ser enviadas diretamente à Fiscalização do CAU/UF fotos de indícios de irregularidades em construções detectados pelo profissional, contendo dados de geolocalização e outras informações básicas.
Desenvolvido para ser prático e intuitivo, o aplicativo pode ser acionado em qualquer lugar com acesso à internet. Utilizando a câmera do smartphone ou tablet, em poucos minutos, o usuário consegue enviar as informações diretamente para o CAU estadual. O MobiArq possibilita uma maior agilidade na verificação de irregularidades, além de atender diversos interesses dos profissionais e da sociedade, como inibir práticas ilegais e resguardar a sociedade.
Somente usuários cadastrados no sistema Sistema de Informação e Comunicação do CAU – SICCAU poderão ter acesso à aplicação, utilizando o CPF e sua respectiva senha de acesso. A contribuição a partir do MobiArq Protagonista é diferente da denúncia que é realizada através do SICCAU, para os profissionais que quiserem realizar uma denúncia formal através do SICCAU, haverá um link redirecionando a ele, para que a mesma seja feita e passe pelos trâmites legais previstos.
“A utilização do MobiArq Protagonista pelos arquitetos e urbanistas torna mais dinâmica a atuação da equipe de Fiscalização do CAU estadual, pelo registro fotográfico de obras e outras intervenções com indícios de não participação de profissionais habilitados”, apontou o agente de fiscalização do CAU/MT Wallace Fonseca.
Para mais informações pelo telefone (65) 3028-4652 / 3028-1100 ou presencialmente no conselho que está localizado na Av. Historiador Rubens de Mendonça nº 2368, sala 102 ou – Edifício Top Tower – Bairro Jardim Aclimação – Cuiabá/MT.
Links:
Apresentação oficial sobre o MobiArq Protagonista:
http://geotecnologia.caubr.gov.br/mobiarq.html
Guia do Usuário (Tutorial) do MobiArq Protagonista:
http://geotecnologia.caubr.gov.br/arquivos/Guia_MobiArq.pdf
Fonte: CAU/MT