No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) preparou uma série de eventos para promover debates sobre o tema.
A cidade de Mogi das Cruzes sedia no dia 14/11 a Roda de Conversa “Raízes urbanas: a contribuição da população negra na formação das cidades”, em parceria com a Prefeitura deste município. Além do debate, haverá uma caminhada pelo centro da cidade e visita guiada à exposição “Territórios Pretos”, na Pinacoteca municipal.
Confira a composição da mesa de debate para a Roda de Conversa:
Sarah Silva – Arquiteta e urbanista, coordenadora de Gestão do Instituto Tebas de Educação e Cultura
Turinã Alves Inácio – Mestre de Ofício, chefe da Divisão de Educação Patrimonial da SECULT
Ubirajara Nunes – Arquiteto e urbanista, diretor do Departamento de Patrimônio e Arquivo Histórico da SECULT
Cynthia Mariah – Estilista e pesquisadora, autora do livro Negras Criolas – Além das Joias
Henrique Versoni – Multiartista e curador da exposição “Territórios Pretos”
A abertura do evento está a cargo da conselheira Melyssa Maila, coordenadora da Comissão de Políticas Afirmativas (CPAF-CAU/SP). A mediação será da conselheira Jane Marta, chefe da Divisão de Tombamento e Arquivo Histórico da Secult. O evento é gratuito e não necessita de inscrição.
Já nos dias 29 e 30/11, a sede do Conselho é o local do “1° Seminário Vozes Negras na Arquitetura e Urbanismo”. A oportunidade debate e compartilha experiências e estratégias para fortalecer a representatividade racial na Arquitetura e Urbanismo e impulsionar ações que promovam a equidade e diversidade racial nesta área.
(Com informações do CAU/SP)