Documentário mostra que Habitação Social é uma questão de saúde pública

O documentário “Habitação Social: uma questão de Saúde Pública”, produzido por iniciativa da Comissão de Política Profissional (CPP) do CAU/BR, foi exibido em avant-premiére na abertura da III Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo do CAU/BR, dia 4 de dezembro de 2020.

Com foco nos problemas enfrentados por famílias que vivem em assentamentos precários, situação agravada pela pandemia da covid-19, o filme apresenta possibilidades de transformação desse quadro, a partir do reconhecimento do papel do arquiteto e urbanista e da valorização de seus conhecimentos e habilidades.

Clique aqui para acessar a  íntegra do documentário que está disponível no canal do CAU Brasil no YouTube. O filme foi exibido em 16 de dezembro de 2020 na TV Cultura de São Paulo, canal aberto,  como parte das comemorações do Dia do Arquiteto e Urbanista de 2020, e no 27o. Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO). 

“Se o Brasil tem quase 15 milhões de moradias precárias (dados da Fundação João Pinheiro, de 2014), é certo que há pelo menos 45 milhões de brasileiros vivendo em locais, cujas condições facilitam a contaminação por todo tipo de vírus. Espaços onde é impossível obedecer às determinações das autoridades de saúde e cumprir uma quarentena aceitável”, alerta um dos trechos. O vídeo mostra a história de pessoas que vivem sem segurança fundiária e infraestrutura sanitária em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador. ( O levantamento mais atual, de 2019, indicou 25 milhões de moradias em situações precárias)

A mudança possível é apontada por arquitetos e urbanistas, empresários e gestores públicos e se dá com a efetiva implementação da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS). Desde 2008, o Brasil possui uma lei que trata do tema e garante a famílias de baixa renda o acesso gratuito ao trabalho técnico de profissionais especializados, mas que ainda é pouco aplicada.

O documentário revela experiências bem sucedidas de assistência técnica tendo como  foco a transformação das habitações para que se tornem saudáveis, inclusivas e seguras.

O documentário teve roteiro e direção do jornalista Paulo Markun, apresentação de Didi Couto e supervisão da Assessoria de Comunicação Social do CAU/BR.