Moradia digna é uma questão de saúde pública

A série de lives “Moradia digna é uma questão de saúde pública” pretendeu aproximar o debate do direito à moradia dos arquitetos e urbanistas, gestores públicos e moradores de comunidades que necessitam de melhorias em suas habitações.

Seis diálogos foram transmitidos ao vivo pelas plataformas digitais e redes sociais do CAU Brasil. A primeira temporada da série foi ao ar em junho e reuniu arquitetos e arquitetas com experiência na atuação com Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e influenciadores digitais que criam conteúdo dirigido à população de baixa renda nas redes sociais. A segunda temporada enfocou o papel da moradia na preservação e recuperação da saúde dos cidadãos. Em dois episódios no mês de julho, conselheiros e conselheiras do CAU Brasil receberam especialistas da saúde.

As convidadas foram a jornalista e empreendedora social Amanda Dias, criadora do perfil @granapretaoficial; e a arquiteta e urbanista Riva Feitoza, pioneira em arquitetura popular no estado de Sergipe. Mediação A conselheira Camila Leal Costa.

O ator e humorista Paulo Vieira @paulovieiraoficial e o arquiteto Paulo Jordão, ex-diretor de Planejamento Urbano do Município de Porto Nacional (TO), foram recebidos pelo conselheiro Matozalém Sousa Santana.

A conselheira Maíra Rocha recebeu Nathaly Dias, do perfil @blogueiradebaixarenda; Rene Silva, criador do @avozdascomunidade; e a arquiteta Claudia Pires, da Rede Arquitetos por moradia e Arquiteto da favela.

A idealizadora do perfil @faxinaboa, Verônica Oliveira; e a arquiteta Mariana Estevão, da ONG Soluções Urbanas, foram as convidadas deste episódio que teve mediação da conselheira Cristina Barreiros.

A conselheira federal e vice-presidente do CAU Brasil, Daniela Sarmento, recebeu a doutora em Saúde Pública pela USP e codeputada de São Paulo, Raquel Marques, e a médica de família e comunidade, Mayara Floss.

Sandra Fagundes, ex-secretária de estado do RS; e Anna Carolina Ramos, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, foram recebidos pelo do conselheiro Ednezer Rodrigues Flores.