CATEGORIA

Morre a artista Tomie Ohtake, mãe dos arquitetos Ruy e Ricardo Ohtake

 

Morreu na tarde dessa quinta-feira (12), em São Paulo, a artista plástica Tomie Ohtake. Vítima de uma pneumonia aos 101 anos, ela deixa dois filhos, ambos arquitetos e urbanistas: Ruy e Ricardo Ohtake.

 

A pintora, gravurista e escultora nasceu em Kyoto, no Japão, mas se mudou aos 23 anos para São Paulo, de onde nunca mais se mudou. No Brasil, construiu a obra que a coloca como um dos principais nomes da história da arte nacional. Tomie começou a pintar e a desenhar só aos 40 anos. Ela também fazia esculturas em grandes dimensões para espaços públicos, como a Bienal Internacional de São Paulo.

 

De acordo com o Instituto Tomie Ohtake, 27 obras públicas de autoria da artista fazem parte da paisagem urbana de algumas cidades brasileiras. Em São Paulo, por exemplo, estão quatro painéis da Estação Consolação do Metrô de São Paulo, uma escultura em concreto armado na Avenida 23 de Maio e uma pintura em parede cega no centro, na Ladeira da Memória.

 

As obras de Tomie estiveram presentes em cinco edições da Bienal Internacional de São Paulo e renderam à artista um total de 28 prêmios. Em 2013, diversas exposições foram programadas em comemoração aos 100 anos da artista plástica.

 

Para Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR, ‘Tomie Ohtake deixou uma influência permanente no Brasil e, particularmente, na cidade de São Paulo, tanto por meio de suas esculturas que caracterizam diversos bairros como pelo seu legado, representado pelos seus dois filhos arquitetos, Ruy e Ricardo Ohtake, aos quais prestamos nossa solidariedade. Sua arte, assim como a boa arquitetura, trouxe beleza e funcionalidade ao espaço público”.

Saiba mais:

Tomie Ohtake, grande dama da arte nacional, morre aos 101 anos em SP (Folha de São Paulo)

Tomie Ohtake, artista plástica, morre aos 101 anos em São Paulo (G1)

Opinião – Tomie Ohtake foi um dos mais importantes nomes da arte abstrata no Brasil (Zero Hora)

 

 

Publicado em 12/02/2015. Com informações da Agência Brasil.

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo