CATEGORIA

Paisagismo brasileiro perde Miranda Magnoli, pioneira no ensino da área

Morreu na segunda-feira (24/07) a arquiteta e urbanista Miranda Maria Esmeralda Martinelli Magnoli. Professora aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, Miranda teve papel decisivo e pioneiro no ensino da área de paisagismo no Brasil.

 

 

Por sua contribuição acadêmica, recebeu um número especial no número 21 (2006) da Revista Paisagem e Ambiente.

 

Na publicação, o também professor da FAU/USP Silvio Soares Macedo relata os caminhos de implantação do Grupo de Disciplinas Paisagem Ambiente (GDPA) pela professora. “É a partir de seu trabalho e, principalmente, dos conceitos por ela desenvolvidos e aplicados nas disciplinas de sua responsabilidade, que grandes mudanças se efetivam e o Paisagismo deixa de ser uma disciplina isolada e acessória do curso de Arquitetura e Urbanismo para se tornar uma área de conhecimento consistente e matéria de peso no universo projetual da faculdade”, pontua o arquiteto.

 

A Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP)  prestou homenagem à paisagista em nota assinada pela vice-presidente Luciana Schenk: “Pioneira nos estudos da Paisagem no Brasil, Miranda Martinelli Magnoli inicia sua formação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo na década de 50 e lá participa como protagonista da fundação do grupo de professores e pesquisadores que seriam responsáveis pela construção e consolidação de um campo disciplinar vital no desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo contemporâneos. O chamado Paisagismo ganha no decorrer de sua carreira, corpo de profundidade. A Paisagem, potencial objeto de uma arquitetura é algo que se planeja e projeta tendo em vista suas múltiplas camadas, exigindo do profissional uma perspectiva transversal, que opera dimensões que vão desde questões da natureza física às sociais, culturais, econômicas e de patrimônio, portanto, fundamentalmente políticas. Sua trajetória dialoga com aquilo que como professora e pesquisadora Miranda Magnoli imprimiu a seus estudantes e leitores: a formação de um profissional crítico, atento às questões de seu país e de sua Paisagem compreendida em sua complexidade”.

 

Miranda Magnoli também colaborou para a formação de um corpo de pesquisa sobre arquitetura da paisagem no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da FAU-UFRJ.

 

Miranda foi ainda responsável pela equipe de projetos da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Paulo.

 

https://youtu.be/u611a7nhTZI

Entrevista com Miranda Magnoli realizada Projeto Fracarolli

 

Fonte: Jornal da USP

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

CAU/BR promove debate sobre políticas afirmativas na Arquitetura e Urbanismo

CATEGORIA

CAU/BR intensifica ações para homologação das novas DCNs e enfrentamento do 100% EAD em Arquitetura

CATEGORIA

CAU/BR:  Parabéns aos profissionais da arquitetura e urbanismo pelo trabalho em prol do desenvolvimento do país

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

Pular para o conteúdo