CATEGORIA

Morre o arquiteto e urbanista José Magalhães Junior, ex-presidente do IAB/SP

 

(Foto: Magalhães & Associados Arquitetos)

 

Faleceu no último domingo (01/03) o arquiteto e urbanista José Magalhães Junior, diretor do escritório Magalhães & Associados Arquitetos, de São Paulo-SP.

 

Magalhães se formou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie em 1963, onde era professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Era doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Foi secretário de Urbanismo e Meio Ambiente do Município de São Sebastião-SP, vice-presidente da Empresa Municipal de Urbanismo de São Paulo (Emurb/SP), presidente da Comissão de Proteção da Paisagem Urbana de SP e presidente do Diretório de São Paulo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/SP).

 

Publicou em diversas revistas de Arquitetura e Urbanismo e em grandes jornais Brasileiros, com destaque para o livro “Política e Ações de Urbanismo e Meio Ambiente em São Sebastião”.

 

Para Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR, “perdemos um amigo fraterno, referência importante para mim e todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo. O Zé Magalhães, com talento diferenciado e consciência profissional apurada, honrou a Arquitetura e Urbanismo do Brasil como poucos, e a ele devemos as mais elevadas homenagens.”

 

“O colega José Magalhães foi um dos grandes batalhadores da profissão”, afirma Gilberto Belleza, presidente do CAU/SP. “Além de ter militado muito tempo no Instituto de Arquitetos do Brasil, inclusive como presidente do Diretório de São Paulo, foi um dos curadores da VII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Teve também importante atuação pública, como integrante de várias gestões na Prefeitura de São Paulo, muitas vezes junto com o arquiteto Jorge Wilhein, de que foi um grande colaborador. Com grande competência, atuou também em seu escritório próprio, tendo vencido inúmeros concursos e construído obras marcantes da Arquitetura Paulista. É um colega que deixará marcas importantes entre os arquitetos e na Arquitetura brasileira”.

 

 

Publicado em 03/03/2015.

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Política de Convivência e Uso das Redes Sociais do CAU/BR

CAU/BR recebe representantes do Observatório de Empreendedorismo Feminino

Entidades de Arquitetura e Urbanismo celebram avanço importante nas DCNs

Pular para o conteúdo