PATRIMÔNIO CULTURAL

Nadia Somekh assume cadeira no Conselho Consultivo do IPHAN

A presidente do CAU/Brasil, Nadia Somekh, tomou posse como conselheira do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A cerimônia aconteceu em formato virtual no dia 20 de dezembro, com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto no Youtube. ASSISTA!

 

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural é o órgão colegiado de decisão máxima do IPHAN para as questões relativas ao patrimônio brasileiro material e imaterial. Também é responsável por examinar e apreciar pautas relacionadas à proteção patrimonial como tombamento de bens culturais de natureza material, registro e reavaliação de registro de bens culturais imateriais e autorização para a saída temporária do país de bens acautelados pela União.

 

Professora emérita da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, Nadia Somekh trabalha com temas ligados ao patrimônio histórico desde 1974. Esteve à frente da criação do grupo de Patrimônio Histórico do Instituto dos Arquitetos do Brasil de São Paulo(IAB-SP) e integrou o conselho que trata do tema na capital paulista, onde também foi diretora de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura. “Há quase 50 anos, procuro vincular patrimônio histórico ao urbanismo”, afirmou Nadia.

 

Nádia Somekh agradeceu a oportunidade e falou sobre as realizações do CAU Brasil pela proteção do patrimônio e fortalecimento desta área de atuação para os arquitetos e urbanistas. “Temos muita alegria de dizer que criamos uma Câmara de Patrimônio. Também temos o Projeto Amazônia e fizemos uma aproximação importante com o IPHAN”, afirmou. A presidente ainda parabenizou o Instituto pelo edital lançado em conjunto com o IPEA para a oferta de bolsas de pesquisa focadas em Assistência Técnica para a área de Patrimônio. SAIBA MAIS

 

A nova composição do Conselho do IPHAN conta com representantes dos ministérios da Cultura, da Igualdade Racial, dos Povos Indígenas, das Cidades, da Educação, do Meio Ambiente, do Turismo e do Desenvolvimento Regional, além de autarquias, organizações e representantes da sociedade civil que tratam de questões ligadas ao patrimônio. Os arquitetos e urbanistas também estão representados, no órgão, pelo vice-presidente da regional das Américas da União Internacional dos Arquitetos (UIA), Nivaldo Andrade.

 

O presidente do Instituto, Leandro Grass, deu boas vindas aos novos conselheiros e disse que as nomeações devem conferir ao Conselho uma composição mais plural e representativa. “Queremos um conselho mais parecido com a sociedade brasileira para avançar em todas as agendas, nas pautas e responsabilidades que temos pela frente”, disse.

 

SAIBA MAIS SOBRE O CONSELHO CONSULTIVO DO IPHAN

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

PATRIMÔNIO CULTURAL

Plenário do CAU/BR define novos membros da Câmara Temática de Patrimônio, com representantes da sociedade civil

PATRIMÔNIO CULTURAL

CAU Brasil e IPHAN assinam acordo para expandir atuação de arquitetos(as) e urbanistas em sítios históricos

PATRIMÔNIO CULTURAL

Presidente Nadia Somekh vai participar do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural

PATRIMÔNIO CULTURAL

Seminário em Ouro Preto traça radiografia da legislação de patrimônio cultural

Pular para o conteúdo