ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Não votou nas Eleições do CAU? Saiba como justificar sua ausência até 31 de dezembro

Os arquitetos e urbanistas que não votaram nas eleições do CAU 2020, realizada em 15 de outubro, poderão justificar sua ausência pelo SICCAU, até 31 de dezembro de 2020. Não serão exigidos atestados, declarações ou qualquer documento para efetuar a justificativa.

 

Esse procedimento é válido apenas para os profissionais listados no Colégio Eleitoral que não votaram em 15 de outubro de 2020.

 

O voto nas eleições do CAU é obrigatório para todos os arquitetos e urbanistas, conforme o artigo 26, da Lei 12.378/2010, regulamentado pelos artigos 81 a 92 da Resolução CAU/BR 179/2019. Esta norma estabelece, também, que o voto é facultativo para os profissionais com idade igual ou superior a 70 (setenta) anos.

 

 

O profissional que não votou e deixar de fazer a justificativa até 31 de dezembro de 2020, de acordo com o art. 92 da Resolução CAU/BR 179/2019, será multado no valor de 5% (cinco por cento) da anuidade prevista no art. 42 da Lei nº 12.378/2010.

 

Veja o passo a passo para justificar a ausência:

 

 

 

  1. Clique aqui para acessar o SICCAU

 

 

 

2. Na página inicial do SICCAU, insira seu CPF e senha.

 

 

 

 

3. Ao entrar no ambiente profissional, aparecerá para o arquiteto e urbanista que não votou um alerta no topo da página. Basta clicar no botão “Justificar”.

 

 

 

 

4. Em seguida, aparecerá a tela de confirmação abaixo. Clique em “SIM”.

 

 

 

 

5. A seguinte mensagem aparecerá na tela: “O procedimento foi realizado com sucesso”.

 

 

 

 

Veja também: Tutorial Justificativa: Como Justificar a falta à votação.

 

 

 

28 respostas

  1. Acabei de justificar a minha ausência na votação. Não encontro onde há um comprovante desta justificativa. Como fazer?

    1. João, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 23h59 de Brasília (horário especial das Eleições do CAU 2020). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

    1. Matheus, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 23h59 de Brasília (horário especial das Eleições do CAU 2020). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  2. Olá. Preciso recuperar minha senha para fazer a justificativa, mas todo email apresentado consta como não cadastrado. Preciso registrar novo email para receber nova senha. Qual o procedimento? Meu registro é 000A275778

    1. Alessandro, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 23h59 de Brasília (horário especial das Eleições do CAU 2020). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  3. Olá, boa tarde!
    Fiz todo o procedimento para justificar meu voto, mas não apareceu a confirmação. Ficou só uma mensagem de que “estava processando”.
    Quando acessei novamente o SICCAU, não apareceu mais a tela para justificar. Como faço para saber se deu certo?

    1. Greiceana, por favor entre em contato com a Central de Atendimento do CAU de segunda a sexta, das 9h às 23h59 de Brasília (horário especial das Eleições do CAU 2020). Confira nossos contatos:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

      Telefones: 0800-883-0113 (ligações realizadas a partir de telefones fixos) e 4007-2613

  4. Não consigo alteração da senha. Não recebo a senha temporária.
    Portanto, não consigo acesso para justificar não ter participado da votação.

  5. Qdo vou justificar o voto por não ter podido votar, diz q: “foi realizado c sucesso, aguardar p ser redirecionado” e, disto nao passa. Já tentei de tda as formas, ms nao sai daí. Isto por si só já justifica?

    Ana Omena

  6. Boa tarde, entrei no sistema pra justificar o voto, e no final aparece; O procedimento foi realizado com sucesso, e depois a frase, aguarde você será redirecionado, e mais nada.

    No caso não tenho comprovante, como saber se deu certo?

  7. Fui multada por não ter votado. Mudei de email e somente agora, depois de ter entrado no SICCAU vi a multa. Nem pude justificar, tenho como recorrer? Um absurdo ser multada por este motivo. O que pode ser feito com relação a multa?

  8. Fui multado por não ter votado para uma eleição que eu nem sabia que ia ocorrer. Não estou exercendo a profissão de arquiteto e mesmo assim pago a anuidade para se surgir algum projeto eu já estar apto a exercer a profissão. Hoje entrei no Siccau para verificar se já tinha dado baixa no boleto que eu paguei da anuidade e vi a multa. Nem pude justificar, tenho como recorrer? Um absurdo ser multado por este motivo. O que pode ser feito com relação a multa? Já que se é obrigado a votar, teriam que garantir que os arquitetos receberam comunicado que haveria votação. Eu não recebi nada a respeito.

  9. Fui multada por n ter conhecimento das eleições. Não exerço a minha profissão , mas continuo pagando a anuidade. Fui conversar no Chat: https://caubr.gov.br/atendimento, porém não existe flexibilização nem bom senso em entender o arquiteto. Além de que a multa é ainda maior que a multa eleitoral brasileira. Verifico que não há nenhum recurso com vocês.

    1. Janyne, Arquitetos e urbanistas que não estão exercendo a atividade podem requisitar, sem custos, a interrupção do registro profissional. A reativação pode ser feita gratuitamente pelo profissional a qualquer momento. Confira mais informações sobre interrupção e reativação do registro profissional na Carta de Serviços do CAU:

      https://transparencia.caubr.gov.br/cartadeservicos5-9/

      https://transparencia.caubr.gov.br/cartadeservicos5-11/

      Em caso de dúvidas, por favor entre em contato com a nossa Central de Atendimento:

      Chat: https://caubr.gov.br/atendimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ARQUITETURA SOCIAL

Representantes do CAU Brasil e do CEAU se reúnem com Secretário Nacional de Habitação

PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Presidente do IPHAN e diretor de Patrimônio Material visitam sede do CAU Brasil

CAU/BR

CAU Brasil lança política de benefícios para aquisição de softwares e outros bens e serviços

IAB

Projeto de Lelé, prédio do IAB/GO é alvo de demolição da Prefeitura em Goiânia

Skip to content