CAU/BR

No dia da Independência do Brasil, UIA entrega ao IAB a missão RIO.2020

Em cerimônia realizada no dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, em Seul, na Coréia do Sul, o Rio de Janeiro foi apresentado aos participantes do 26.o Congresso Mundial dos Arquitetos UIA.SEOUL.2017 da UIA como a sede do 27º Congresso Mundial dos Arquitetos UIA.2020.RIO.

 

Na ocasião, a União Internacional de Arquitetos (UIA) entregou a bandeira da entidade à delegação brasileira responsável realização do próximo evento, ato simbólico que marca a passagem oficial da missão ao IAB. A delegação era composta pelos arquitetos e urbanistas Sérgio Magalhães, presidente do IAB; Roberto Simon, conselheiro representante do IAB na UIA e ouvidor do CAU/BR; Cícero Alvarez, presidente da FNA e coordenador do CEAU, e Nadia Somekh, conselheira suplente do Brasil na UIA.

Momento da entrega da bandeira da UIA aos delegados brasileiros

 

O pavilhão, agora, ficará exposto na sede do IAB no Rio até o próximo Congresso. Para Sérgio Magalhães o fato da cerimônia ter se realizado no dia da Independência do Brasil reveste a missão de maior simbolismo e responsabilidade.  “A troca de experiências e a vivência do espaço exemplar de Seul nos anima a receber, em 2020, arquitetos do mundo todo. O UIA.2020.RIO será precedido de uma série de eventos preparatórios, no país e pelas Américas,  que muito nos ajudarão a fazer com que a Arquitetura e a Cultura Arquitetônica sejam bem compartilhadas pela sociedade brasileira como um todo”.  No dia 9, o presidente do IAB apresentou aos participantes da Assembléia Geral o projeto do evento que ocorrerá daqui a três anos no Rio. 

 

Sérgio Magalhães falou sobre o UIA.2020.RIO aos participantes do evento de Seul

 

O 27.o Congresso Mundial de Arquitetos tem como tema “Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”. Um dos eventos prévios acontecerá entre os próximos dias 7 e 10 de outubro, no Rio, a “II Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo”, promovida pelo CAU/BR,  que adotará o tema “Todos os Mundos – Rumo ao UIA.2020.RIO”. , como lembrou o vice-presidente do Conselho, Anderson Fioreti de Menezes, também presente em Seul.

 

Falando durante a cerimônia do dia 7,  em nome de todos, Roberto Simon agradeceu o apoio dado pela UIA à realização do Congresso no Rio, convidou a todos para estarem 2020 entre nós, “esperando poder realizar no mínimo um evento como esse de Seul, já coroado de êxito”.  Simon foi elogiado por sua assertiva atuação na conquista da 2020 para o Rio pelo ainda presidente da UIA, Esa Mohamed. 

 

Roberto Simon agradeceu em nome do Brasil

 

Para Cícero Alvarez, “a passagem da bandeira da UIA acelera as ações da organização do Congresso no Brasil, pois os olhos do mundo passam a nos acompanhar. A cerimônia também representa a união das entidades nacionais de Arquitetura e Urbanismo do Brasil para tornar o Congresso de 2020 um evento inesquecível para os arquitetos do mundo”.

 

Os arquitetos e urbanistas Cícero Alvarez, Nadia Somekh, Roberto Simon e Sérgio Magalhães

 

Para Nadia Somekh, “foi uma emoção imensa receber a responsabilidade de organizar o próximo Congresso Mundial de Arquitetos no Rio… e no Brasil !!! Uma ilha de encantamento num mundo que precisa de melhores projetos de arquitetura”.

Assembléia Geral: Carlos Lucas Mali (MS, do IAB Centro Oeste), Sérgio Magalhães (RJ, presidente do IAB/DN), Nadia Somekh (SP, suplente brasieira na UIA), Cícero Alvarez (RS, presidente da FNA), Anderson Fioretti Menezes (ES, vice-presidente do CAU/BR) e Gilson Paranhos (DF, presidente da CODHAB)

 

Para Andrea Vilella, presidente da ABEA, “além do privilégio de sediar o Congresso Mundial de Arquitetos, o evento é uma enorme responsabilidade. Que alma de Seul permaneça em ‘todos os mundos’ do Rio 2020, possibilitando também uma grande discussão sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo”.

 

O 27ª Congresso Mundial de Arquitetos – RIO.2020 – “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, da União Internacional dos Arquitetos (UIA), coincidirá com o décimo ano de criação do CAU/BR, os 60 anos da fundação de Brasília e a véspera do centenário do IAB. O tema proposto para o 27º Congresso está centrado no papel da Arquitetura frente a realidade urbana do mundo contemporâneo, onde se expressam a diversidade e a multiplicidade das formas urbanas e dos mundos de produção das cidades.

 

A União Internacional dos Arquitetos (UIA) é um órgão consultivo da UNESCO para assuntos relativos ao habitat e à qualidade do espaço construído. Instituição não governamental congrega as associações nacionais de arquitetos de 124 países. O Instituto de Arquitetos do Brasil é um dos membros fundadores da entidade, criada em 1948. Atualmente, a UIA representa cerca de 1.500.000 arquitetos e urbanistas de todo mundo.

Com objetivo de reunir os arquitetos e urbanistas sem qualquer forma de discriminação, a UIA se dedica à qualificação e promoção da profissão, reforçando a qualidade da arquitetura global através dos esforços de especialistas de todo mundo que trabalham em três comissões: educação arquitetônica, prática profissional e concursos internacionais.

 

Desde 1969, quando Buenos Aires foi a sede do 10º Congresso, a América do Sul não hospedava um evento mundial da UIA. 

 

No encerramento do Congresso UIA.2017.SEOUL, dia 10, Copenhagem foi escolhida a sede do evento de 2013, derrotando Baku, Anatolia, Kuala Lumpur e Lausanne. Os dinamarqueses agradeceram publicamente o apoio dado pelos brasileiros à candidatura de sua capital.  

 

 

No estande do UIA.2020.RIO: Presidente da Comissão Organizadora do Congresso, arquiteto Jong Ruhl Hahn; Sergio Magalhães, presidente do IAB; Park Won-soon, prefeito de Seul; Esa Mohammed, presidente da UIA; e Roberto Simon, conselheiro do Brasil na UIA e ouvidor-geral do CAU/BR

 

Veja também:

 

Vídeo com o momento final do Congresso Mundial de Seul, incluindo a passagem da bandeira da UIA para a delegação do Brasil. 

 

MAIS SOBRE: CAU/BR IAB UIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

NOTA DE ESCLARECIMENTO

CAU/BR

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC

CAU/BR

Comissões do CAU/BR debatem temas de interesse dos arquitetos e urbanistas

CAU/BR

CAU/BR celebra uma década dos primeiros empregados públicos efetivos

Pular para o conteúdo