Participando ativamente do 28º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2023CPH), o CAU Brasil acabou de fechar mais uma parceria estratégica para proteção da Amazônia e fortalecimento da Arquitetura Sustentável. Missão brasileira está em Copenhagen para reafirmar a projeção dos(as) arquitetos(as) e urbanistas brasileiros(as) no mercado internacional.
Nesta segunda-feira, foi assinado um memorando de entendimento entre o CAU Brasil, a Regional de Arquitetos do Grupo Andino (RAGA) e do Conselho Profissional Nacional de Arquitetura e Profissões Auxiliares da Colômbia (CPNAA), alinhando objetivos e ações em prol da proteção da Amazônia. O encontro foi agendado pela Comissão de Relações Internacionais (CRI) do CAU Brasil.
Na reunião com os representantes do Brasil, a presidente da RAGA, Rím Safar, falou sobre recente a criação da Comissão da Região Amazônica, um grupo de arquitetos da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Essa comissão do RAGA dedica-se a pesquisar e promover a identidade da arquitetura amazônica.

O conselheiro do CAU Brasil Ricardo Mascarello, coordenador da Comissão de Política Urbana e Ambiental (CPUA), então apresentou os objetivos do Projeto Amazônia:
- Divulgar as boas práticas e os saberes ancestrais da Amazônia na área de Arquitetura e Urbanismo
- Orientar arquitetos(as) e urbanistas brasileiros(as) para combater as mudanças climáticas
- Promover ações de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS)
- Articular e capacitar os profissionais, gestores, pesquisadores e estudantes que atuam no território amazônico
- Dar visibilidade à Arquitetura e Urbanismo da Amazônia no cenário nacional e internacional
A conselheira Ana Cláudia Cardoso pediu contribuições aos convidados sobre as iniciativas de cada país para sua parte amazônica. No final, o conselheiro Valter Caldana, representante da CRI em Copenhagen, trouxe um panorama geral dos projetos do CAU Brasil e destacou a importância dos acordos de cooperação para a troca de informações e colaboração entre os conselhos.
Foi assim que surgiu a proposta do memorando de entendimento entre o CAU Brasil, a RAGA e o CPNAA, estabelecendo objetivos comuns e formas de cooperação entre os arquitetos.
O acordo pretende impulsionar o ensino, a pesquisa, a prática e o desenvolvimento da Arquitetura, além de fortalecer a fiscalização e a ética da profissão.
O CAU Brasil está no UIA2023CPH mostrando ao mundo a força da Arquitetura Brasileira e buscando novas parcerias estratégicas para abrir as fronteiras do mundo para nossos(as) arquitetos(as) e urbanistas.