CATEGORIA

Nota de falecimento de Benito Sarno

O Instituto de Arquitetos do Brasil IAB lamenta o falecimento, no último dia 06 de fevereiro, do arquiteto Benito Sarno, Conselheiro Vitalício da entidade, Presidente Nacional na gestão 1970-1972.

 

Graduado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade da Bahia em 1960, baiano, Benito desenvolveu vasta atividade profissional na área de arquitetura e urbanismo, tendo sido arquiteto da Seção de Projetos e arquiteto-chefe da Seção de Saneamento e Urbanismo do Departamento das Municipalidades na Secretaria do Interior e Justiça do Estado da Bahia. Exerceu também a Diretoria Geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC (1983-87).
 

Na sua gestão à frente da Direção Nacional do IAB, Benito Sarno promoveu uma importante reforma estatutária que consolidou o Conselho Superior (COSU) da entidade como sua instância deliberativa máxima, bem como a obrigatoriedade de eleições baseadas em plataformas elaboradas por departamentos, e não mais simplesmente por nomes.
 

No IAB-BA, Benito Sarno ocupou diversos cargos, dentre os quais a Presidência (1966-67) e a Vice-Presidência (1963-65). Foi durante a sua gestão como Presidente que a tão sonhada sede do IAB-BA, de cujo projeto é um dos autores, foi finalmente inaugurada, em setembro de 1966, durante o 6º Congresso Brasileiro de Arquitetos. No processo de construção da sede do IAB-BA, localizada na Ladeira da Praça, no Centro Histórico de Salvador, Benito foi ainda o responsável pela venda de ações e lojas, o que foi fundamental para viabilizar a conclusão da obra.

 

Pela sua relevante contribuição aos interesses da profissão, à cultura arquitetônica e ao IAB, prestamos nossa homenagem a Benito Sarno e nos solidarizamos para com os colegas do IAB Bahia e com seus familiares pela grande perda.

 

Sérgio Magalhães, presidente do IAB  

Fabiana Izaga, secretária geral

Matéria relacionada

CAU/BA: Nota de falecimento do arquiteto Benito Sarno

 

Publicado em 16/02/2016. Fonte: IAB

MAIS SOBRE: CATEGORIA

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Fórum de Presidentes do CAU/BR cumpre extensa pauta em Belo Horizonte (MG)

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo