CAU/BR

Nota de solidariedade do CAU/BR à população do Amazonas

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) manifesta sua solidariedade à população do estado do Amazonas, principalmente da cidade de Manaus, que enfrenta o aumento do número de internações e mortes em razão da pandemia do novo coronavírus.

 

Nesse cenário de dor e de colapso do sistema de Saúde do Estado, o CAU/BR é sensível ao momento de luto de cada família. Manifestamos, também, nossa solidariedade aos familiares e amigos de arquitetos e urbanistas que tiveram suas trajetórias interrompidas pela Covid-19.

 

A pandemia nos iguala na luta para que em todos os Estados as condições do Sistema Único de Saúde sejam valorizadas de maneira a enfrentar a gravidade do momento, para que aqueles que necessitarem de atendimento hospitalar sejam acolhidos com dignidade.

 

O enfrentamento do aumento do número de casos exige de todos nós a manutenção das medidas de prevenção. Reiteramos o nosso compromisso com a saúde da população, bem como com a melhoria das condições da habitabilidade das moradias e da qualidade urbanística dos espaços públicos, essência do nosso ofício.

 

A falta de infraestrutura sanitária e logística de transporte para o devido atendimento em saúde à população do Estado do Amazonas, face o tempo de pandemia que já perdura no território brasileiro, evidencia a crônica ausência de planejamento pelos setores competentes, onerando os esforços dos trabalhadores em saúde e vitimando diariamente as famílias brasileiras.

 

Nosso reconhecimento ao trabalho heroico dos profissionais de saúde que, enfrentando adversidades, mantêm o compromisso de salvar vidas.

 

 

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil

 

Brasília, 15 de janeiro de 2021

 

 

VEJA TAMBÉM:

 

1-Depoimento do conselheiro federal pelo AM, Fabrício Lopes Santos (em 16/01): 

“Agradeço aos conselheiros mais uma vez pela divulgação da nota. Realmente estou meio abalado com tudo o que está acontecendo. São muitos conhecidos em estado difícil de saúde. Estão ocorrendo várias movimentações e campanhas de arrecadação de verbas para alimentos, material básico de saúde e principalmente de oxigênio. Precisamos como força que temos enquanto Conselho, apesar de não ser uma função e obrigação, pedirmos apoio junto as entidades de classe, através do CEAU e ainda, aproximação aos parlamentares para este combate. Hoje, o Amazonas está em estado crítico, amanhã pode ser os Estados dos colegas conselheiros. Itens básicos estão em falta. Ontem foram transferidas 60 bebês prematuros para SP, devido a falta de oxigênio. Sem contar estados como o PI, que receberam pacientes para serem tratados. Precisamos nos unir. Obrigado a todas pela sensibilidade!”

 

 

2-Manifestação conjunta FAN. IAB/DN, IAB/AM, SINDARQ/AM, AsBEA/AM e cursos de Arquitetura e Urbanismo UFAM, Universidade Nilton Lins, Faculdade Santa Tereza e Faculdade FAMETRO

Arquitetos e urbanistas se solidarizam e defendem a saúde pública

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CAU/BR

V Seminário Internacional AEAULP

CAU/BR

Central de Atendimento funcionará normalmente durante a segunda e quarta-feira de carnaval

CAU/BR

AO VIVO: Manaus sedia, hoje (dia 10), Plenária Ampliada do CAU Brasil. Acompanhe

CAU/BR

Presidente do CAU Brasil visita sede do CAU/AM

Skip to content