O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil solidariza-se com a população do Nordeste, em especial com as famílias das vítimas das chuvas torrenciais que seguem sacrificando a região.
Há poucas semanas, as chuvas provocaram a maior catástrofe natural do século 21 em Pernambuco, matando 126 pessoas, e agora voltam a causar novas inundações e deslizamentos de barreiras no mesmo Estado, em Alagoas e em Sergipe.
Em Alagoas, particularmente, a situação é mais grave em Maceió e nas regiões da Mata e do Agreste, onde 57 municípios decretaram estado de emergência, em face a registros de mortes e mais de 50 mil desabrigados. Em Sergipe as pancadas de chuvas diárias exigem vigilância reforçada.
Após o momento emergencial, dedicado à assistência e ao reassentamento das famílias afetadas, é imperioso colocar em debate a resiliência das cidades impactadas, com a participação dos arquitetos e urbanistas e da população.
A “Carta aos Candidatos nas Eleições de 2022” elaborada pelo CAU Brasil e pelo CEAU (Colegiado das Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas) aponta a urgência de ações frente às mudanças climáticas, defendendo a valorização da dimensão ambiental no planejamento urbano e territorial. Este é o caminho para evitarmos novos desastres e vítimas.
Brasília, 08 de julho de 2022
14a. Reunião Plenária Extraordinária do CAU Brasil