CAU/BR

Nova Agenda Urbana: Campanha do CAU/BR alcança milhões de pessoas em todo o Brasil

O CAU/BR e os CAU/UF estão realizando uma campanha por cidades melhores e pela valorização da Arquitetura e Urbanismo. Com o mote “O Planejamento Urbano melhora nosso lugar no mundo. Concorda, Prefeito?“, a campanha baseada na Nova Agenda Urbana das Nações Unidas propõe à sociedade em geral, em especial aos prefeitos e vereadores eleitos, dez medidas pela qualidade das cidades. Para fazer chegar essa mensagem às cidades de todo o Brasil, o CAU/BR promoveu ações em TV, rádio, internet, jornal e também nas ruas, com metrô, VLT e ônibus.

 

Na TV, foram atingidas até 93 milhões de pessoas, segundo dados de audiência das emissoras Globo e Record, que veicularam anúncios do CAU/BR em seus programas de jornalismo (Bom Dia Brasil, Jornal Hoje e Fala Brasil) e entretenimento (Mais Você, Hoje em Dia, É de Casa, Cine Aventura e a novela “Terra Prometida”). Foram 14 inserções durante a semana do Dia do Arquiteto e Urbanista, comemorado em 15 de dezembro. A veiculação em TV foi ainda reforçada com 77 propagandas nos canais fechados GloboNews e GNT, que alcançaram mais de 4,7 milhões de pessoas.

 

Na internet, o CAU/BR procurou entregar sua mensagem de valorização do planejamento urbano aos mais variados públicos. A campanha foi veiculada no portal mais acessado do país, Globo.com, e também nos portais folha.com, estadao.com, oglobo.com e nos sites especializados em Arquitetura, como Pini, Arco, ArqBacana e Revista aU. Essas veiculações renderam um total de 13,6 milhões de visualizações e cliques.

 

Anúncio veiculado no portal Globo.com, o mais acessado do país

 

NAS RUAS
Por se tratar de uma campanha sobre as cidades brasileiras e os serviços que elas podem oferecer à população, era importante que a campanha não ficasse restrita às mídias tradicionais, mas que entrasse no cotidiano das pessoas, que fosse percebida também nas ruas. Por isso, o CAU/BR apresenta a Nova Agenda Urbana aos usuários do Metrô de São Paulo e do VLT do Rio de Janeiro.

 

No Metrô de São Paulo, os carros que fazem a linha verde estão adesivados com peças da campanha. Os 1,2 milhão de passageiros que fazem todos os dias o trajeto entre a Vila Madalena e a Vila Prudente, passando pelo MASP, Conjunto Nacional e toda a Avenida Paulista, tiveram acesso aos materiais produzidos pelo CAU/BR.

 

Ação de publicidade no Metrô de São Paulo

 

No Rio de Janeiro, o VLT recém-inaugurado por ocasião dos Jogos Olímpicos 2016 também foi coberto com as mensagens da campanha. O VLT transporta 300.000 passageiros por dia, mas as peças também estão sendo vistas por 1,5 milhão de pessoas que transitam diariamente pelo Centro do Rio. A campanha também foi veiculada em 44 linhas de ônibus da Cidade Maravilhosa, alcançando 3,2 milhões de pessoas. As peças seguem sendo veiculadas no Rio e em São Paulo até 31 de janeiro.

 

VLT do Rio de Janeiro

 

OUTRAS MÍDIAS
No rádio, meio preferido de informação para muitos brasileiros, a campanha do CAU/BR chegou a mais de 7,1 milhões de pessoas, por meio das rádios noticiosas CBN (3.994.894 ouvintes por dia) e BandNews (3.204.489 ouvintes/dia).

 

Os princípios da Nova Agenda Urbana também foram divugados em 1.107.166 páginas impressas de revistas e jornais de todo o país. Os anúncios foram veiculados nas edições impressas da Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Jornal Metro e nas revistas de bordo das companhias aéreas Latam, Gol e Azul.

 

Anúncio publicado nas revistas de bordo de janeiro

 

No Facebook, as postagens sobre a campanha já alcançaram a incrível marca de 386.429 pessoas. São posts que explicam, uma a uma, as 10 medidas do planejamento urbano recomendadas pelas Nações Unidas.

 

A representante do Secretariado da Habitat III para América Latina e Caribe, Marja Edelman, elogiou as ações em prol da Nova Agenda Urbana realizadas pelo CAU/BR. A campanha nacional de valorização profissional deste ano mereceu cumprimento específico. “Parabéns pelo trabalho que vocês vêm realizando, e também pela campanha! É muito importante contar com o suporte do CAU/BR para a implementação da Nova Agenda Urbana no Brasil”, escreveu Edelman em e-mail ao Conselho e ao Ministério das Cidades. Veja aqui. 

 

Post de Facebook da campanha

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/BR aprova programa de teletrabalho na autarquia e plano de ação e orçamento de 2025

CAU/BR marca presença na Construsul 25 anos

Empregados temporários encerram ciclo de trabalho no CAU/BR

Pular para o conteúdo