A “Oficina Ampliada Contribuições para o Observatório Urbano: Nova Agenda Urbana” foi realizada nesta segunda-feira (05), na Sala João Batista Vilanova Artigas – o Auditório do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), em Curitiba.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, e pelo presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB-PR), Luiz Reis.
Além de debates, a oficina teve quatro palestras: “Nova Agenda Urbana”, ministrada pelo presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar; “Observatório Paraná Urbano – Estado da Arte”, proferida pelo arquiteto e urbanista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ernesto Pereira Galindo; “O IGEO e as atividades de Arquitetura e Urbanismo”, dada pelo coordenador de planejamento e pesquisa da Fiscalização do CAU/PR, Walter Gustavo Linzmayer; e “Economia e Finanças para a Gestão Municipal”, com a economista Gina Paladino.
Conselheiros do CAU/PR e presidentes estaduais do IAB participaram do evento, que também teve a presença do presidente do CAU/CE, Odilo Almeida Filho, e do ex-presidente do IAB nacional (2008-2010), João Virmond Suplicy Neto.
Para o presidente do IAB-RS, Rafael Pavan dos Passos, o Observatório Urbano é um projeto fundamental. “Por isso, estamos levando essa discussão para o Rio Grande do Sul também. Esta ação do CAU/PR aponta diversos indicadores para as políticas de fiscalização e de atuação do Conselho”.
“Iniciativas como esta do CAU/PR são muito válidas. Os debates feitos durante a oficina trataram de assuntos relevantes às cidades brasileiras, ou seja, as ideias apresentadas aproximaram vários agentes de diferentes regiões do país”, opinou o presidente do IAB-SP, Fernando Túlio.
Fonte: CAU/PR