Clipping

Nova Gestão: Plenário elege composição das Comissões e vice-presidentes do CAU/BR para 2024

700412a5355e0d3d478ce8764d6b0f11.jpeg (640×158)

 

Edição de 19 de Janeiro de 2023.

 

Edição #16940

 

Brasília, 19 de Janeiro de 2023.

 

DESTAQUES

 

CAU/BR: Nova Gestão: Plenário elege composição das Comissões e vice-presidentes do CAU/BR para 2024

Na primeira plenária do ano, os novos conselheiros do CAU/BR dividiram-se para ocupar as comissões temáticas responsáveis por apreciar e deliberar sobre matérias específicas. São 10 comissões permanentes — cinco ordinárias, quatro especiais e uma Comissão Eleitoral Nacional. Dentre os coordenadores das comissões, também são escolhidos todos os anos os vice-presidentes do CAU Brasil, para atuar junto à presidente Patrícia Sarquis.

 

CAU/BR: Nova presidente do CAU/BR: Patricia Sarquis é eleita para o mandato 2024-2026

A arquiteta e urbanista Patrícia Sarquis Herden, de Santa Catarina, será a nova presidente do CAU/BR pelos próximos três anos. Eleição aconteceu na 144ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/BR, a primeira da gestão eleita para o mandato 2024-2026.

 

CAU/BR: Eleições do CAU: Arquitetos(as) e urbanistas com votos anulados no dia 10 de outubro terão multas anistiadas

Dos 2.862 profissionais que votaram exclusivamente em 10 de outubro de 2023, só 853 apresentaram justificativas de ausência até o dia 31 de dezembro, conforme determinado pelo Regulamento Eleitoral. Ou seja, a anistia será concedida a 2.009 arquitetos (as) e urbanistas que deixaram de votar nas Eleições do CAU no dia 17 de outubro.

 

CAU/BR: Veja como foi o segundo dia do evento de boas-vindas aos novos conselheiros do CAU/BR

A equipe técnica do CAU apresentou aos novos integrantes do plenário os sistemas de suporte ao funcionamento interno, as categorias fluxos de tramitação das normativas na autarquia. Os novos titulares e suplentes da gestão 2024/2026 também conheceram o modelo de gestão da autarquia que representa os arquitetos e urbanistas do Brasil e os sistemas que viabilizam o funcionamento dos serviços internos e externos do CAU, como o SEI, SICCAU, RIA (canais de atendimento) e IGEO.

 

CBIC: Eventos climáticos colocam obras de prevenção como prioridade para o governo

Devido aos eventos climáticos que estão ocorrendo em diversas cidades do país, o Ministério das Cidades afirmou que a pasta terá como prioridade nesse início de ano avançar com a seleção dos projetos de drenagem e de contenção de encostas para prevenção de riscos nas cidades brasileiras.

 

PRESIDENTE CAU/BR

 

VitruVius: CAU BR: Arquiteta e urbanista Patrícia Sarquis Herden é eleita nova presidente

Eleição aconteceu na 144ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/BR, a primeira da gestão eleita para o mandato 2024-2026. 

 

Revista Projeto: Patrícia Sarquis Herden é eleita nova presidente do CAU/BR

Ex-presidente do CAU/SC (2021-2023), a arquiteta e urbanista Patrícia Sarquis Herden vence votação para presidência do Conselho para o triênio 2024-2026. Suas propostas estão estruturadas em quatro eixos: Valorização profissional; Diálogo e Orientação no Exercício Profissional; Arquitetura e Urbanismo para todos; e Gestão eficiente, democrática e transparente.

 

Casa e Jardim: Patrícia Sarquis Herden é a nova presidente do CAU/BR

A arquiteta e urbanista Patrícia Sarquis Herden, de Santa Catarina, foi eleita a nova presidente do CAU/BR. A votação aconteceu nesta quinta-feira (18), durante a 144ª Reunião Plenária Ordinária, com o intuito de definir o mandato de 2024-2026. 

 

FNA: CAU/BR elege nova gestão para o triênio 2024/2026

A arquiteta e urbanista recebeu 14 votos dos 28 conselheiros federais. A presidência também será composta pelo primeiro vice-presidente André Nör (MT) e pelo segundo vice-presidente Welton Barreiros (AP).

 

CAU/AM: Nova presidente do CAU Brasil eleita: Arquiteta Patrícia Sarquis Herden de Santa Catarina

A arquiteta e urbanista Patrícia Sarquis Herden, representante de Santa Catarina, foi eleita a nova presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). A votação contou com a participação dos 28 conselheiros federais, resultando em 14 votos favoráveis à sua eleição. 

Publicado também no CAU/BA, CAU/CE, CAU/GO, CAU/MA, CAU/MS, CAU/PI, CAU/RJ, CAU/RS, CAU/SC, CAU/SP.

 

CAU NA MÍDIA

 

O Globo: Plano Diretor do Rio sancionado por Paes prevê revisão das Apacs que poderá excluir imóveis preservados

Rio conta com 34 áreas que dispõem de alguma proteção legal, incluindo Centro, Leblon, Ipanema, Botafogo, Humaitá e Urca. O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Sydnei Menezes, vê com reservas a proposta de rever a legislação. Uma das questões é que essa discussão seria feita no âmbito da pasta que trata prioritariamente do Desenvolvimento Econômico.

 

Bom dia MT: Obras são fiscalizadas pelo Conselho de Arquitetura de MT

A fiscalizações têm como objetivo coibir o exercício ilegal da profissão e são realizadas a partir de denúncias recebidas nos canais do CAU/MT. A fiscalização está sendo realizada em três municípios: Tangará, Sinop e Primavera do Leste. Uma das principais infrações é a ausência de um profissional que responda pelas obras, a arquiteta e urbanista Nátalia Pinheiro da Silva, agente de fiscalização do CAU/MT, ressaltou a importância de ter um profissional competente que gere a segurança necessária, além disso, ele deve estar regularizado dentro da profissão para evitar ser penalizado por algum ato irregular.

 

Bom dia PI: Emaranhado de cabos e fiação exposta polui a paisagem de Teresina

Em vários pontos da capital os fios expostos chamam atenção e incomodam os moradores, além de se tornarem um perigo. O arquiteto e urbanista Carlos Kaiser comenta a respeito da situação e explica que as paisagens urbanas dos centros históricos ficam prejudicados pelo excesso de fiação e aumentam as possibilidades de acidentes.

 

CONCURSO

 

CAU/SP: Concurso nacional unificado vai abrir 78 vagas para arquitetos(as) e urbanistas com salários de até treze mil reais

Profissionais registrados no CAU podem concorrer aos seguintes órgãos: Advocacia Geral da União (AGU), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e Ministério da Saúde (MS).

 

CAU/GO: CNU vai abrir 78 vagas para arquitetos(as) e urbanistas. Salários são de até 13 mil reais

Os candidatos interessados em concorrer às vagas de Arquitetura e Urbanismo devem se inscrever no edital do Bloco 1. A taxa de inscrição é de R$ 90 e as inscrições estarão abertas entre 19 de janeiro e 9 de fevereiro, no site do CPNU.

 

LEI DE ZONEAMENTO SP

 

IAB/SP: Moção de recomendação de veto de dispositivos críticos ao desenvolvimento urbano da cidade referentes à lei aprovada pela Câmara Municipal em 21/12/2023 (PL 586/23)

Está em jogo o futuro do planejamento urbano e da proteção ao patrimônio cultural e ambiental da cidade. O futuro de São Paulo. Por essa razão, as entidades, urbanistas e especialistas que subscrevem essa moção apelam para que sejam respeitadas as recomendações técnicas que avaliaram o PL 586/2023, vetando todos os dispositivos aprovados que contrariam o interesse público.

 

IAB/SP: Veja o documento técnico sobre veto de dispositivos críticos ao desenvolvimento urbano municipal referentes à lei aprovada pela câmara municipal em 21/12/2023 (PL 586/23)

O processo de revisão da Lei Municipal n° 16.402/16 (Lei de Zoneamento) teve início no início de 2017, na gestão do prefeito João Doria. A mencionada lei, aprovada em 2016, foi aplicada por menos de um ano, especificamente durante 10 meses, até o início dos trabalhos de revisão. Nesse período, foram publicados diversos decretos.

 

IAB/SP: Ato de lançamento da moção e nota técnica pelo veto à revisão da Lei de Zoneamento de São Paulo

Com prazos escassos e alterações de última hora – a versão final do substitutivo foi modificada horas antes da votação final – o texto de revisão da Lei de Zoneamento foi aprovado pela Câmara em dezembro e seguiu para sanção do prefeito Ricardo Nunes, que deve publicar sua decisão até sexta-feira, 19 de janeiro.

 

Folha de S. Paulo: Nunes vai barrar regras da Lei de Zoneamento que espalham prédios em São Paulo

Arquitetos e urbanistas e outros especialistas envolvidos com o planejamento da cidade têm afirmado que a aprovação do projeto da Câmara trará sérios prejuízos à qualidade de vida e desenvolvimento da cidade.

 

Folha de S. Paulo: São Paulo e o desafio de revisar erros de duas décadas

No artigo de Rodrigo Goulart, vereador de São Paulo e médico veterinário, ele critica as alterações significativas nas legislações urbanísticas de São Paulo, que, desde 2002, foram desenvolvidas por diferentes gestões com o intuito de reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida. Contudo, na prática, ao longo de duas décadas nota-se uma piora na qualidade de vida, com a produção de moradia popular distante dos empregos, aumento do trânsito e expansão da mancha urbana, apesar de alguns avanços ocorridos nesse período.

 

Folha de S. Paulo: Gestão Nunes irá desapropriar áreas verdes privadas para a criação de nove parques em SP

O prefeito de São Paulo afirmou que vai publicar decretos para desapropriar 18 áreas que serão transformadas em parques. No total, serão desocupados 15.259,5 hectares ao custo de R$ 394 milhões.  A revisão da Lei de Zoneamento, aprovada pela Câmara Municipal no final de dezembro, incluiu trecho que aumenta a área dentro de zonas de proteção ambiental em que se pode construir. 

 

Estadão: O lobo e vetos urgentes no zoneamento em SP

No artigo de Gabriel Rostey, ativista e consultor em política urbana e patrimônio cultural, ele argumenta sobre a sociedade paulistana, em especial entre a suposta elite intelectual, há uma aversão à verticalização e à chamada “especulação imobiliária”. Em cada revisão do Plano Diretor ou zoneamento, entidades, universidades, professores, ativistas e cidadãos engajados expressam preocupação, argumentando que interesses egoístas transformarão a cidade em uma paisagem dominada por prédios. Um levantamento do Datafolha para o CAU/BR indica que 82% das obras de moradia no país não contam com serviços de arquiteto ou engenheiro.

 

G1/SP: Urbanistas pedem para Nunes vetar revisão da Lei de Zoneamento em SP; prefeito tem até sexta para sancionar projeto

Especialistas dizem que projeto aprovado pela Câmara Municipal é problemático e sancioná-lo como está seria um “grande retrocesso” para a capital paulista. Prefeito disse que o texto segue sob análise.

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/AL: GESTÃO 2024-2026 | Conselheiras Federais marcaram presença em Brasília para imersão com o CAU/BR

Durante essa imersão, foram abordados temas relevantes, incluindo o histórico do Conselho, o conceito e a estrutura que o orientam, assim como o funcionamento dos Colegiados.

 

CAU/AM: Anuidade 2024: Confira tutoriais sobre como efetuar a negociação no novo SICCAU

O novo design oferece uma interface mais intuitiva, adaptada para facilitar o acesso tanto em computadores quanto em dispositivos móveis. O processo de pagamento da anuidade também tornou-se mais transparente, permitindo que os profissionais personalizem sua jornada passo-a-passo.

 

CAUCE: Nova gestão: plenário elege composição das comissões e vice-presidentes do CAU/BR para 2024

São 10 comissões permanentes — cinco ordinárias, quatro especiais e uma Comissão Eleitoral Nacional. Dentre os coordenadores das comissões, também são escolhidos todos os anos os vice-presidentes do CAU Brasil, para atuar junto à presidente Patrícia Sarquis.

 

CAU/MA: Nova gestão: Plenário elege composição das comissões e vice-presidentes do CAU/BR para 2024

São 10 comissões permanentes — cinco ordinárias, quatro especiais e uma Comissão Eleitoral Nacional. Dentre os coordenadores das comissões, também são escolhidos todos os anos os vice-presidentes do CAU/BR.

 

CAU/MT: CAU/MT abre vaga de estágio para estudantes de direito

A vaga é para o período vespertino, com expediente de segunda a sexta, das 12h às 18h, totalizando 30 horas semanais. 

 

CAU/MT: Inscrições abertas para o Prêmio ABAP Roberto Burle Marx

O Prêmio ABAP Roberto Burle Marx, em sua primeira edição, objetiva reconhecer, promover e divulgar a produção de arquitetos (as) e urbanistas no campo da Arquitetura da Paisagem, premiando autores (as) de projetos, obras construídas e práticas de planejamento de elevada qualidade.

 

CAU/MT: 1ª Reunião da Comissão de Organização, Administração, Planejamento e Finanças do CAU/MT de 2024

No dia 22/01 (segunda-feira), às 14h, será realizada por meio de videoconferência a 1ª Reunião Ordinária de 2024 da Comissão de Organização, Administração, Planejamento e Finanças do CAU/MT.

 

CAU/PE: Comissões do CAU/PE têm nova composição definida

Na primeira Reunião Plenária de 2024, realizada na última segunda-feira (15), foram definidos os conselheiros que integrarão as comissões permanentes e especiais do CAU/PE.

 

CAU/RJ: Atendimento Itinerante estará em Rio das Ostras de 22 a 26 de janeiro

O serviço de Atendimento Itinerante tem como objetivo aproximar o Conselho dos municípios do interior do estado oferecendo diversos serviços.

 

CAU/RJ: Arquiteto Washington Fajardo vai atuar na divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano do BID

No BID, o arquiteto e urbanista espera continuar próximo das cidades brasileiras, latino-americanas e caribenhas e trabalhar nos desafios da urbanização, pela melhoria da qualidade de vida e do enfrentamento das mudanças climáticas.

 

CAU/RJ: Presidente do CAU/RJ se reúne com presidente e vices do IAB-RJ

O presidente do CAU/RJ, Sydnei Menezes, e as vice-presidentes Michelle Beatrice e Isabel Rocha se reuniram na terça-feira, 16, com a presidente do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), Marcela Abla, a vice-presidente administrativa do IAB-RJ, Marina Lage e o vice-presidente de relações institucionais do IAB-RJ, também presidente da Abea-RJ, Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, para discussão de pautas institucionais.

 

CAU/RJ: CAU na Mídia: Plano Diretor do Rio prevê revisão das Apacs que poderá excluir imóveis preservados

Em matéria publicada nesta quinta-feira (18), Menezes declara ter reservas em relação à proposta de rever a legislação. Uma das questões apontadas pelo presidente do CAU/RJ é que essa discussão seria feita no âmbito da pasta que trata prioritariamente do Desenvolvimento Econômico.

 

CAU/RJ: Presidente do CAU/RJ recebe presidente do Conselho Regional de Administração

Os presidentes circularam pela sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, no Centro do Rio de Janeiro, onde conversaram sobre as propostas da nova gestão de Menezes, que prioriza a valorização dos arquitetos e urbanistas.

 

CAU/RJ: Primeira edição do Café com o CAU aproxima arquitetos e urbanistas do Conselho

A primeira edição do Café com o CAU foi um grande sucesso. O evento foi realizado na tarde de quarta-feira, 17, na sede do Conselho e contou com a participação de 21 profissionais, além dos Conselheiros.

 

CAU/RJ: CAU/RJ e Crea-RJ firmam parceria inédita

Na reunião na sede do CREA-RJ, discutiu-se a implementação de um sistema inteligente para fiscalização e compartilhamento de informações sobre ARTs e RRTs entre os conselhos. O objetivo é garantir que os agentes fiscais identifiquem com precisão o exercício ilegal da engenharia e arquitetura por profissionais não habilitados em todo o Estado do Rio de Janeiro.

 

CAU/RN: Conselheiros eleitos para gestão 2024/2026 tomam posse

Os conselheiros eleitos, para o triênio 2024-2026, tomaram posse na plenária realizada no dia 11 de dezembro, na sede do CAU/RN. Estiveram presentes na solenidade, além dos eleitos, o presidente do Conselho, Jefferson Sousa, e a coordenadora da Comissão Eleitoral – RN, Claudia Serejo.

 

CAU/SC: CAU/SC anuncia Coleta Biométrica em Chapecó

Coleta da biometria deve ser agendada com antecedência, pelo whatsapp.

 

CAU/SP: CAU/SP apoia moção e nota técnica do FórumSP23 pedindo o veto à revisão da Lei de Zoneamento da cidade de São Paulo

O CAU/SP acredita que os processos de revisão dos Planos Diretores e demais leis urbanísticas devem ser ancoradas numa construção social e coletiva. E se torna imprescindível que toda a população participe das várias etapas do Plano Diretor, nos debates, propostas e na gestão do plano, com base em diagnósticos consistentes e participativos que retratem a realidade e especificidades de cada território.

 

ENTIDADES

 

CBIC: Palestra abordará os desafios da construção civil para 2024. Participe!

A palestra será realizaa no próximo dia 31 de janeiro, de forma gratuita e online.

 

CBIC: Lançamento do Pró-Saneamento fortalece regulação do saneamento básico

O Pró-Saneamento, concebido no âmbito da ANA, surge como uma resposta crucial para os desafios enfrentados na busca pela harmonização regulatória do saneamento básico e na obtenção da universalização desses serviços essenciais.

 

CBIC: Governo define novas regras para análise de orçamento de obras e serviços

A Portaria Conjunta MGI/CGU n° 2/2024, publicada no Diário Oficial da União em 17 de janeiro, entra em vigor em 1º de fevereiro de 2024. A medida regulamenta a aplicação de metodologias de avaliação paramétrica de orçamentos para convênios, contratos de repasse, termos de compromisso e instrumentos similares.

 

CBIC: Morar Bem PE: impacto positivo na economia estadual

Um estudo divulgado pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) revelou que os investimentos anuais de R$ 200 milhões do Governo de Pernambuco na modalidade Entrada Garantida do programa Morar Bem PE estão resultando em impactos positivos substanciais na economia estadual.

 

ANIVERSÁRIO SP

 

CAU/SP: Aniversário de São Paulo terá sede do CAU/SP aberta, passaporte cultural e visitação de marcos do centro

O NICHO é uma iniciativa de líderes da Caixa Cultural, Centro Cultural Banco do Brasil, Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, Museu da Bolsa do Brasil, Pateo do Collegio e Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

 

CAU/SP: No aniversário da cidade de São Paulo, um encontro sobre o direito à moradia digna e a função social da Arquitetura

O objetivo deste debate é reforçar a função social dos profissionais da área e a defesa e concretização de projetos e iniciativas que gerem moradias dignas e humanizadas.

 

ESPECIALIZADOS

 

ArchDaily: Nova tecnologia permite criar superfícies mais texturizadas e expressivas em projetos de arquitetura

Os avanços na tecnologia de impressão 3D estão progredindo rapidamente, impulsionados pelo aumento na capacidade computacional para manipular geometrias complexas. Essa sinergia proporciona aos arquitetos uma notável liberdade artística, permitindo a geração de texturas com alta resolução e capacidade de fabricação rápida.

 

ArchDaily: Publicação gratuita traz soluções para tornar cidades mais azuis

O Pavilhão Brasil na COP28 destacou a relação entre as cidades e a sustentabilidade oceânica, com foco no painel “Cidades, portos e conservação”. O evento reuniu representantes do Governo Federal, governos subnacionais, setor privado e sociedade civil, marcando também o lançamento da publicação “Oceano Sem Mistérios – Construindo Cidades Azuis”.

 

ArchDaily: Prêmio World Habitat 2024 reconhece iniciativas habitacionais que capacitam as comunidades

A organização internacional sem fins lucrativos World Habitat, em parceria com a UN-Habitat, anunciou os Prêmios World Habitat 2024. Eles visam destacar projetos que demonstram abordagens inovadoras e transformadoras para as moradias, incorporando princípios de adaptação às mudanças climáticas e soluções orientadas para a comunidade. 

 

ArchDaily: A preparação de Paris para os Jogos Olímpicos de 2024

Faltando menos de 200 dias, o Conselho Municipal de Paris aprovou cerca de 43 novas iniciativas que atuam como catalisadores para a transformação da cidade, visando uma Paris mais verde, saudável e móvel. 

 

Casa Vogue: Casa estreita com 1,8 m de largura parece mansão por dentro

Projeto fez bom uso dos interiores, com cômodos espaçosos e bom aproveitamento da luz natural.

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Gazeta do Povo: Apartamento decorado traduz exuberância da floresta tropical em projeto de arquitetura de interiores

O apartamento traz como marca ambientes esteticamente sofisticados, sem abandonar a praticidade necessária ao cotidiano contemporâneo.

 

Folha de S. Paulo: Tarcísio desiste de ação para demolir casas em área da tragédia de São Sebastião

Inicialmente o estado considerava demolir 393 casas, mas decidiu mais do que dobrar esse número no final de novembro de 2023, após receber um laudo técnico sobre a área.

 

Estadão: ‘Jardins de caçambas’: Novo secretário de mudanças climáticas propõe bolsões verdes em SP

O novo secretário de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo, José Renato Nalini, elege a regularização fundiária como prioridade de atuação e critica a ‘falha cultural’ da elite paulistana, que minimiza a importância das árvores na cidade.

 

Nações Unidas do Brasil: Projeto conjunto melhorará a vida de 210 mil pessoas da zona rural do Piauí

O investimento visa promover o desenvolvimento rural sustentável, abordando questões estruturais como escassez de água, degradação ambiental, falta de saneamento em comunidades rurais, baixa produtividade agrícola e vulnerabilidade dos pequenos agricultores à mudança climática.

 

Observatório das Metrópoles: V Diálogos Urbanos – DIURB’24

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano (PPDMU) da Universidade da Amazônia (UNAMA) e o Laboratório da Cidade – Belém convidam para o V DIÁLOGOS URBANOS – Megaeventos como estratégia para o desenvolvimento urbano: balanço crítico e expectativas da COP30 no Brasil – DIURB’24, que será realizado em Belém (PA) entre 06 e 08 de maio de 2024.

 

f630d776283430ae51f9ce7cfc520a59.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Rede CAU Comunica unificará discurso e aproveitará capilaridade do setor 

Clipping

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC 

Clipping

CAU/BR realiza IX Encontro Nacional de Coordenadores da CEF em Brasília

Clipping

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

Pular para o conteúdo