A política de inserção do CAU Brasil teve um resultado positivo em seu primeiro ano de aplicação. Neste ano, passaram a valer os descontos para arquitetos(as) e urbanistas beneficiários de ações afirmativas na graduação (90%) e que tiveram filhos recentemente (50%). No total, 2.928 profissionais receberam o incentivo para seguir suas carreiras.
Foram concedidos até março 1.937 descontos para políticas afirmativas na educação, 837 para licença-maternidade e 154 para licença-paternidade. Os dados foram apresentados na 135ª Reunião Plenária Ordinária do CAU Brasil, ocorrida em Brasília nos dias 13 e 14 de abril.
Os objetivos dessas ações são reduzir as desigualdades no mundo do trabalho e garantir o acesso de jovens profissionais ao mercado formal.
No caso das políticas afirmativas, o desconto foi direcionado a arquitetos(as) e urbanistas que participaram de programas de políticas afirmativas, receberam bolsas integrais ou foram beneficiados por programas públicos de financiamento estudantil.

A vice-presidente do CAU Brasil, Daniela Sarmento, ressaltou que os descontos são apenas uma parte da política de inserção profissional, que também conta com a política Formação Continuada e as facilidades do RRT, entre outras medidas.
⚠️Atenção: para o ano que vem, já está programado um novo desconto. Arquitetos(as) e urbanistas com até 5 anos de formados terão direito a mais 15% de desconto se comprovarem o cumprimento de pelo menos 10h de carga horárias em cursos de formação continuada promovidos pelo CAU Brasil e pelos CAU/UF.
Veja mais informações no Portal de Formação Continuada
Daniela Sarmento apontou que o próximo desafio é consolidar os indicadores e analisar os resultados para identificar o que ainda precisa ser atingido. “Nossa política de inserção profissional visa atender a quem ainda não está registrado no CAU”, disse.
“É muito importante a divulgação desses resultados, para que os arquitetos conheçam seus direitos. É um projeto em desenvolvimento e precisamos aprimorá-lo cada vez mais”, concluiu a vice-presidente.
Confira os benefícios disponíveis:
NOVOS DESCONTOS 2023
- Políticas Afirmativas na Educação: 90% de desconto
- Licença-maternidade: 50% de desconto*
- Licença-paternidade: 50% de desconto*
NOVO DESCONTO 2024
- 10h de Formação Continuada: 15% de desconto*
*Válido apenas para profissionais com até 5 anos de formados.
DESCONTOS POR TEMPO DE FORMADO
- Menos de 2 anos de formado: 50% de desconto
- 2 a 3 anos de formado: 30% de desconto*
- 3 a 4 anos de formado: 20% de desconto*
- 4 a 5 anos de formado: 10% de desconto*
- Mais de 30 anos de formado: 50% de desconto
*Válido apenas para pagamento à vista.
Arquitetos(as) e urbanistas com 40 anos de contribuição ao CAU e ao CREA ou que tenham doenças graves estão isentos do pagamento da Anuidade 2023.
PAGAMENTO À VISTA
- 10% de desconto até 28 de fevereiro
- 5% de desconto até 31 de março
Ou parcelamento em até 6x sem juros.
PRAZOS
Prazo final para arquitetos e urbanistas quitarem a Anuidade 2022 é 30 de junho. Para empresas, esse prazo é 20 de dezembro. Após esses prazos, o CAU considerará a anuidade vencida e o valor será acrescido de juros e multa.
CARTÃO DE CRÉDITO
Arquitetos(as) e urbanistas podem pagar taxas e tributos ao CAU usando seu cartão de crédito, em até 12 vezes. Modalidade pode ser utilizada para pagamento de anuidade, RRT, certidões, outras taxas de serviços, multas e dívidas. Ao analisar essa nova modalidade de pagamento, o (a) profissional deve conferir as condições financeiras e avaliar a conveniência do parcelamento em seu caso específico, levando em consideração quantidade, o valor das parcelas, prazos e juros mensais. Saiba mais aqui.
COMO FAZER
A Rede de Atendimento Integrada do CAU elaborou um tutorial com o passo-a-passo e todas as etapas para negociar a Anuidade do CAU 2023