Tecnologia

Novas tecnologias e aplicabilidades de concreto são apresentadas no CAU/RJ

Imagem: CAU/RJ com adaptação de CAU/BR

A palestra “Tecnologias de Concreto e Concretos especiais: as oportunidades e possibilidades do que pode se moldar com o concreto”, ministrada pelo gerente regional da Associação Brasileira de Cimento Portland do Rio de Janeiro (ABCP-RJ), Eduardo D’Ávila, e organizada pela Comissão Temporária de Estudos Ampliados de Atividades Profissionais (CTEAP) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), aconteceu na quinta-feira (26/9), na sede do Conselho.

A vice-presidente Michelle Beatrice abriu a apresentação falando sobre a parceria do CAU/RJ com a ABCP-RJ, firmada em julho desse ano. “Um ponto importante é a necessidade de trazer o conhecimento para o arquiteto, junto a parcerias com grandes indústrias de novas tecnologias e materiais com o olhar disruptivo para novas aplicabilidades e escalas, como, por exemplo, o uso do cimento, não somente em estruturas e infraestruturas, como também na arquitetura e no design”, explicou.

Em seguida, Eduardo D’Ávila mostrou aos profissionais de arquitetura e urbanismo presentes um universo de possibilidades no campo criativo com o uso das novas tecnologias de cimento já disponíveis: “A indústria (de concreto) no Brasil, atualmente, já está preparada para receber as mais diversas ideias do arquiteto e urbanista para desenvolver junto”, disse.

Imagens e exemplos de obras mundo afora, feitas com diferentes tipos de concreto como o reativo, UHPC (Ultra-high Performance Concrete), cicatrizante, translúcido, autolimpante e o bioconcreto, foram apresentadas pelo gerente regional da ABCP-RJ, que apontou também as tecnologias com soluções para arquitetura sustentável, como o concreto luminescente que absorve a luz do sol.

Acessibilidade e qualidade do asfalto de calçadas também foram mencionadas durante a palestra. Eduardo D’Ávila falou sobre o projeto “Calçada Acessível” para a ABCP, implantado em diversos municípios do estado.

Ao final do encontro, a vice-presidente Michelle Beatrice parabenizou a Comissão Temporária de Estudos Ampliados de Atividades Profissionais do CAU/RJ pela iniciativa de mostrar diversas possibilidades de atuação para os arquitetos e urbanistas: “A Comissão abraçou essa causa de trazer novos assuntos para abrir o leque de atuação dos nossos profissionais no mercado, trazer novas tendências e formas de trabalhar com especialistas da área tratando de assuntos específicos. Muitas vezes o arquiteto(a) e urbanista recém-formado não enxerga as grandes possibilidades no mercado”.

(Com informações de CAU/RJ)

MAIS SOBRE: Tecnologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CAU/RJ realiza palestra sobre Tecnologias de Concreto e Concretos Especiais

Colegiado debate estratégias para estruturas de tecnologia da informação do CAU/BR  

Pular para o conteúdo