Clipping

Novo acordo entre CAU Brasil e Ordem dos Arquitectos já habilitou 30 arquitetos e urbanistas brasileiros para trabalhar em Portugal 

700412a5355e0d3d478ce8764d6b0f11.jpeg (640×158)

 

Edição de 20 de Outubro de 2023.

Edição #16889

 

Brasília, 20 de Outubro de 2023.

 

DESTAQUES

 

CAU/BR: Novo acordo entre CAU Brasil e Ordem dos Arquitectos já habilitou 30 arquitetos e urbanistas brasileiros para trabalhar em Portugal 

Esse é o resultado dos avanços conquistados por meio do acordo de reciprocidade entre o CAU Brasil e a Ordem dos Arquitectos de Portugal (OA/PT), que estabelece a harmonização das condições de inscrição de profissionais dos dois países. O acordo permite também o registro temporário para serviços ocasionais, em conjunto com profissionais do país onde o trabalho será realizado.

 

CAU/BR: Novidades no SICCAU serão implementadas na noite desta sexta-feira, dia 20. Veja tutoriais!

Toda a estrutura tecnológica do SICCAU está sendo modernizada para tornar o sistema uma ferramenta mais prática e estável.

 

FNA: São Paulo recebe 47º ENSA e debate trabalho e justiça social

Arquitetos de todo o Brasil se reúnem em São Paulo de 1 a 3 de dezembro para o 47º Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas, com o tema “Arquitetura e Urbanismo: trabalho por justiça social na cidade e no campo”. O evento é organizado pela FNA e o SASP, com um Seminário Nacional prévio nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro.

 

ONU-Habitat: Com ONU-Habitat, crianças propõem praças para inclusão de imigrantes em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este

Projetos arquitetônicos foram apresentados nesta semana e entregues às prefeituras municipais, que serão responsáveis pela implementação. No total, vinte e quatro alunos de 8 a 13 anos participaram das oficinas de Desenho de Espaços Públicos do projeto Conexões Urbanas, desenhando o espaço público que gostariam e focando na diversidade de pessoas e atividades.

 

 

Câmara dos Deputados: Câmara entrega Prêmio Lucio Costa 2023 na próxima quarta-feira

A premiação contempla três personalidades e três entidades que têm desenvolvido trabalhos que melhoram a vida dos cidadãos, nas áreas de mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.

 

REFORMA URBANA

 

CAU/BR: CAU Brasil e IPEA promovem Seminário Melhorias Habitacionais: da Saúde do Habitat à Economia Popular 

O evento vai acontecer entre os dias 24 e 26 de outubro, realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e com apoio do Ministério do Planejamento e Orçamento. O seminário é uma oportunidade para aprimorar modelos que viabilizem qualificar as cerca de 25 milhões de moradias inadequadas existentes no Brasil, segundo levantamento da Fundação João Pinheiro. 

 

CAU/BR: Quitandinha 60 anos: Programação mobiliza por reforma urbana e habitação digna no Brasil 

Intitulado “O Povo, Sua Casa, Sua Cidade: 60 anos de luta por Habitação e Reforma Urbana”, o seminário acontece nos dias 23 e 24 de outubro e pretende atualizar os debates diante do complexo contexto da urbanidade brasileira, da emergência climática e das metas de desenvolvimento da ONU, entre outros desafios contemporâneos. 

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/GO: Confira o funcionamento do CAU/GO no feriado do aniversário de Goiânia

O CAU/GO informa que não haverá expediente na sede do Conselho no dia 24, terça, devido ao feriado pelo aniversário de Goiânia, e no dia 23, por conta do ponto facultativo.

 

CAU/MG: CAU/MG participa do MEGACON TAP com estande e palestra

Visite o estande “Fazer do mundo o seu lugar” do CAU/MG e participe da palestra “Arquitetura de interiores: grandes soluções para pequenos espaços”, que acontece no sábado, dia 21/10, às 17h.

 

CAU/MT: Seminário Melhorias Habitacionais: da Saúde do Habitat à Economia Popular

Realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e com apoio do Ministério do Planejamento e Orçamento, o evento acontece em Brasília e é uma oportunidade para aprimorar modelos que viabilizem qualificar as cerca de 25 milhões de moradias inadequadas existentes no Brasil, segundo levantamento da Fundação João Pinheiro. 

 

CAU/PB: CAU/PB lança editais de ATHIS e Patrocínio 2023

 

O edital tem como objetivo a convocação de Pessoas Jurídicas Representativas de Arquitetos e Urbanistas ou de outras categorias profissionais, movimentos sociais e/ou coletivos populares da sociedade civil organizada, com sede e atividade no Estado da Paraíba, sem fins lucrativos, que contribuam para promover a produção e a difusão de ações em ATHIS.

 

CAU/RJ: Prêmio Marcos Konder Netto: inscrições prorrogadas até 30 de outubro

Concorrem ao prêmio arquitetos e urbanistas no estado do Rio de Janeiro, servidores públicos efetivos, ativos ou inativos, individualmente ou em equipe, que podem se inscrever diretamente ou ser indicados. 

 

CAU/RJ: Atendimento Itinerante estará em Cabo Frio de 23 a 27 de outubro

O serviço de Atendimento Itinerante tem como objetivo aproximar o Conselho dos municípios do interior do estado oferecendo diversos serviços como: esclarecimento de dúvidas, coleta de dados biométricos, recepção de documentos e entrega das carteiras profissionais.

 

CAU/SC: CAU Portas Abertas terá palestra e homenagem Honra ao Mérito

Em 2023 são seis homenageados em quatro categorias. Solenidade de entrega será no dia 26.10.

 

CAU/SP: Oficina Híbrida para Capacitação sobre Plano Diretor Municipal

Encontro vai das 14 às 17h, no dia 26 de outubro, no edifício-sede do CAU/SC.

 

ENTIDADES

 

FNA: FNA debate cidades inclusivas e democratização da arquitetura

O discutiu sobre a inclusão nas cidades e bem-estar dos idosos no evento em Brasília, destacando a importância de criar espaços acessíveis para todas as faixas etárias.

 

Sinaenco: Marcos legislativos devem impulsionar avanço das tecnologias BIM em 2024

Início da segunda fase da Estratégia BIM BR e entrada em vigor da nova Lei de Licitações marcam perspectivas para a adoção do BIM no Brasil. Marcos regulatórios serão um dos temas do 6º Seminário A ERA BIM, que ocorre nos dias 21 a 23 de novembro, em São Paulo.

 

FALECIMENTO

 

ArchDaily: Arquiteto e teórico Anthony Vidler morre aos 82 anos

Vidler teve uma carreira sólida na prestigiada instituição, onde atuou como o primeiro diretor do programa de Doutorado em História e Teoria. Seu interesse pela arquitetura, cultivado em Essex, Inglaterra, o levou a obter um diploma graduação e mestrado em arquitetura na Universidade de Cambridge e, posteriormente, um doutorado em História e Teoria da Arquitetura na Universidade de Tecnologia de Delft. 

 

ESPECIALIZADOS

 

ArchDaily: Rua das crianças: intervenção urbana cocriada com estudantes de escola pública em São Paulo

Enquanto as cidades estão cada vez maiores e mais complexas, vem crescendo uma população infantil cuja qualidade de vida urbana deteriorou-se notavelmente. As crianças perderam seus espaços na cidade e encontram-se, cada vez mais, em espaços fechados e institucionalizados.

 

ArchDaily: Fundação Holcim para a Construção Sustentável divulga finalistas do Holcim Awards 2023

O júri, composto por cinco painéis de especialistas de diferentes partes do mundo, selecionou projetos que destacam abordagens contextualmente viáveis e práticas para a construção sustentável, abrangendo uma ampla gama de escalas, orçamentos, geografias e formas.

 

Casa Vogue: NASA terá novo centro de pesquisa avaliado em R$ 10 bilhões

Planejado para ser construído em um terreno de 36 acres, a nova base terá um espaço mais de 130 mil m² composto por escritórios, laboratórios de pesquisa, salas de conferências e espaços acadêmicos.

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Revista Projeto: ‘Sergio Rodrigues em Brasília (1956-1981)’ lança em três capitais

Os projetos de interiores para a nova capital e a participação destacada do designer em projetos do período são tema de livro organizado pelo professor Marcelo Mari. A obra terá lançamentos em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

G1/SP: Após interrupção na pandemia, obras de revitalização da Catedral de Piracicaba entram em fase final

A reforma começou em 2019 com intuito de consertar problemas naturais que surgiram após os 70 anos da construção do edifício, mas foi interrompida na pandemia e retornou em agosto desse ano.


O Globo: Casa Conhecimento: shopping na Barra terá polo de cursos sobre design, arquitetura e urbanismo

Aulas, para profissionais, estudantes e público em geral, começam em setembro no auditório do CasaShopping; inscrições estão abertas.

 

O Globo: Com tombamentos, bairros nobres de São Paulo tentam se blindar de verticalização

Em algumas áreas de Pinheiros e Paraíso, estão proibidas demolições até que Conselho de Preservação do Patrimônio analise pedidos de tombamento.

 

Agência Brasil: Três mil imóveis irregulares foram demolidos no Rio desde 2021

A região que mais concentrou ações foi a zona oeste da capital, com 54,23% das demolições. O bairro do Recreio dos Bandeirantes foi o recordista, com 420 demolições.

 

Correio Braziliense: CasaCor Brasília explora espaços que priorizam a decoração afetiva

Na 31ª edição, com tema Corpo & Morada, a mostra destaca a decoração afetiva, tema do Correio Talks “Decoração Afetiva: transformando lembranças em ambientes acolhedores” com o arquiteto Hélio Albuquerque e a designer de interiores Luciana Câmara.

 

Gazeta do Povo: Mulheres na Revolução Urbana de Curitiba – Instituto Jaime Lerner

O planejamento de uma cidade se faz com muitos temas e muitas mãos: com um olhar atento à geografia natural, com uma proposta de desenho de crescimento junto a uma infraestrutura física, com uma visão social solidária, com projetos e determinação para o desenvolvimento econômico e com um forte compromisso com a arte, a cultura, entre outros.

 

f630d776283430ae51f9ce7cfc520a59.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Clipping

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

Pular para o conteúdo