Clipping

Novo Portal da Transparência e Prestação de Contas entra no ar no dia 2 de setembro 

12b858e8ad47de814be52e3c5c48cdf3.jpeg (640×158)

 

Edição de 31 de Agosto de 2023. 

 

Edição #16857 

 

Brasília, 31 de Agosto de 2023. 

 

DESTAQUES 

 

CAU/BR: Novo Portal da Transparência e Prestação de Contas entra no ar no dia 2 de setembro 

Plataforma estará indisponível entre 18 horas do dia 01/09 e 8 horas do dia 02/09, sem afetar portais dos UFs e site eleitoral.  

 

CAU/BR: Encontro Nacional das Comissões de Planejamento e Finanças acontece em Brasília 

O evento discute avanços e desafios da estrutura do Conselho. 

 

FNA: 13º Seminário Urbanismo na Bahia acontece em Salvador 

O seminário urbBA[23] oferece opções de participação tanto presencial quanto remota. O tema central desta edição é “Territórios ex-Cêntricos: sujeitos, ações, interfaces”.  

 

Observatório das Metrópoles: A municipalização da política de habitação: quando o pequeno se torna grande 

O artigo, escrito por Sara Raquel Fernandes Queiroz de Medeiros, Mariana Freitas e Flávia Cruz, discute a municipalização da política habitacional no Rio Grande do Norte (RN), analisando as condições administrativas apresentadas pelos municípios do estado que compõem a região do Semiárido para implementar e gerir as estratégias direcionadas ao setor habitacional. 

 

Observatório das Metrópoles: Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) – Turma 2024 

Com abordagem interdisciplinar, o Programa de Pós-Graduação do IPPUR/UFRJ tem como campo basilar as Ciências Sociais, com ênfase na Economia, Sociologia e Ciência Política. O programa tem recrutado estudantes de diversas formações e com diferentes inserções profissionais. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de setembro de 2023. O edital, formulários e demais informações estão disponíveis no site do IPPUR. 

 

CAU DIVERSOS 

 

CAU/GO: Site: Novo layout visa facilitar acesso às informações mais úteis para o profissional 

Com o objetivo de renovar e tornar mais eficiente o acesso às informações mais importantes, o site do CAU/GO passa agora a ter um layout mais moderno e dinâmico. 

 

CAU/GO: Conselho realiza aula magna com escritório Lins Arquitetos. Inscrições abertas!   

Com projetos em destaque na arquitetura educacional, residencial e esportiva, o escritório tem como diretriz fundamental o respeito ao local de intervenção, adaptando o edifício ao clima, absorvendo aspectos culturais e utilizando necessariamente materiais e mão-de-obra presentes na região. 

 

CAU/RJ: Aproveite os últimos dias do CAU Presente em Petrópolis 

O atendimento ocorre de terça a quinta-feira, das 9h às 17h, com intervalo para almoço de 12h às 13h. Na sexta-feira, o serviço será encerrado às 12h.  

 

CAU/RN: Representantes do CAU/RN visitam o PAX|RN e o ISD 

O Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo tem a missão de consolidar ações de incentivo à ciência, tecnologia, educação, cultura e o empreendedorismo inovador por meio da colaboração entre academia, governo, setor produtivo e sociedade. 

 

CAU/SP: Edital de Assistência Técnica e regulamentação de Ouvidoria são destaques da reunião plenária marcada para 31/08 

Entre os projetos escolhidos para receber o suporte do CAU/SP estão iniciativas nas áreas de habitação indígena, de reurbanização, de segurança para comunidades de risco, de especialização em melhorias urbanas e habitacionais entre outras. 

 

 

CAU/SP: SESI e SENAI abrem seleção de empresas de Arquitetura para prestação de serviços técnicos e elaboração de projetos 

Trata-se de contratar empresas especializadas em Arquitetura e/ou Engenharia para elaboração de projetos. Conforme o SESI, não há limites de credenciamento de empresas para determinada região, inclusive, um mesmo escritório pode ser credenciado em diversas localidades. 

 

CAU/SP: Apresentação no dia 04/09 mostra plataforma para consulta pública sobre tabela da Secretaria de Obras da capital 

A tabela de custos da SIURB tem impacto direto na cadeia da construção civil, e principalmente, para os orçamentos de obras públicas. 

 

ENTIDADES 

 

FNA: FNA participa do IX Seminário de Investigação, Ensino e Difusão 

O evento é uma iniciativa do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconômica e o Território do Iscte (Lisboa) e o Programa de pós-graduação da FAU-UnB, com apoio do CAU/DF, IAB/DF e Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) e em parceria com instituições de ensino e cultura do Brasil, Portugal e Espanha.  

 

FNA: FNA participa do evento de posse da nova gestão da ANEAC 

Para a presidente da FNA estreitar relações entre as entidades é uma forma importante de buscar desenvolvimento para a categoria. “O fortalecimento dos laços com instituições representativas de arquitetos e urbanistas é sempre uma vitória e um passo em frente na luta por mais direitos aos profissionais”.  

 

IAB/SC: Palestra “Projetar a Arquitetura Sustentável: definir critérios e tomar decisões”, 29/09 

O evento é em comemoração ao aniversário de 54 anos do IAB-SC. 

 

IAB/RS: Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural 

Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade. Cabe dizer que, o plano atual não permite alturas como as praticadas na época da construção do Edifício Santa Cruz. 

 

OSCAR NIEMEYER E LÚCIO COSTA 

 

Correio Braziliense: Os predinhos de Lucio e Oscar: o que eles dizem de Brasília 

Lucio e Oscar passaram mais de 40 anos de frente para os azuis infinitos, algo de uma transcendência imensurável para quem tem o espírito de artista como aqueles dois cariocas.  

 

ESPECIALIZADOS 

 

ArchDaily: Estádio San Siro em Milão é poupado de demolição por sua importância histórica 

O estádio, casa dos times Milan e Inter de Milão, estava prestes a ser substituído por um novo estádio, chamado de “A Catedral”, projetado pelo estúdio de arquitetura americano Populous.  

 

Casa Vogue: As 20 cidades mais seguras da região Sudeste do Brasil 

 

Uma pesquisa realizada pelo guia imobiliário MySide analisou quais os municípios mais seguros dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. 

 

MAIS NOTÍCIAS 

 

Observatório das Metrópoles : Dinâmicas demográficas e imobiliárias: os primeiros dados do Censo 2022 para a Região Metropolitana de Natal 

Os dados divulgados indicam a continuidade de queda na taxa de geométrica de crescimento populacional da RM Natal, trajetória iniciada desde os anos 1990. Considerando o Censo dos anos 1991-2000, a taxa de crescimento foi de 2,63%, passando para 1,82% entre 2000-2010 e, agora, em 2022, 1,03%. 

 

Observatório das Metrópoles: Implantação das Zonas Especiais de Interesse Social em Fortaleza: entre retrocessos e desafios 

O objetivo do trabalho é resgatar o processo de implementação das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) na capital cearense, utilizando a periodização como recurso de método.  

 

Observatório das Metrópoles: O direito à cidade e à moradia das mulheres beneficiárias do Programa Minha Casa, Minha Vida em Curitiba 

Este trabalho tem como tema o direito à cidade e à moradia das mulheres chefes de família beneficiárias do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) – Faixa 1 em Curitiba, e discute em que medida esses direitos foram garantidos pela execução do programa no município. Para tanto, foi realizada revisão da literatura especializada, pesquisa documental e entrevistas com chefes de família beneficiárias.  

 

Jornal da USP: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP faz homenagem a João Carlos Cauduro 

Em comunicado, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP lamenta a perda do arquiteto e designer gráfico no último dia 23 de agosto e destaca a sua importância para a história do design moderno brasileiro.  

 

Jornal da USP: Arquitetos vencedores do Leão de Ouro fazem palestra na USP 

Gabriela de Matos – mestranda na USP – e Paulo Tavares vão falar sobre o Pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano.  

 

Rede GN: UniFTC apresenta Arquitetura do futuro em III Jornau em Petrolina 

O evento, aberto ao público, acontece de 31/08 a 02/09, com uma ampla programação e conteúdo para estimular os arquitetos do futuro a aprenderem as habilidades necessárias e se tornarem profissionais competentes e criativos.  

 

Ciclo Vivo: Arquiteto cria mangue artificial para “devolver” habitats 

Projeto traz de volta a vida marinha recriando lar de peixes, caranguejos e ostras.

 

fa33cac8c320c1926b1b84a3955cc488.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Clipping

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

Clipping

Rede CAU Comunica unificará discurso e aproveitará capilaridade do setor 

Clipping

CAU/BR aponta protagonismo feminino na arquitetura e urbanismo durante 98º ENIC 

Pular para o conteúdo