Clipping

Novos conselheiros vão eleger presidente do CAU/BR na primeira reunião plenária da Gestão 2024-2026

25374eedd075ddb270683e31105e57c4.jpeg (640×158)

 

Edição de 10 de Janeiro de 2023.

 

Edição #16934

 

Brasília, 10 de Janeiro de 2023.

 

DESTAQUES

 

CAU/BR: Novos conselheiros vão eleger presidente do CAU/BR na primeira reunião plenária da Gestão 2024-2026

Nos dias 18 e 19 de janeiro, os (as) novos(as) conselheiros(as) do CAU/BR vão escolher o(a) próximo(a) presidente da autarquia para os três anos vindouros (2024-2026). Serão definidos também dois vice-presidentes e os (as) coordenadores das comissões temáticas.

 

CAU/BR: Conselheiros estaduais elegem presidentes dos CAU/UF para a Gestão 2024-2026

Confira a lista atualizada dos conselheiros e conselheiras eleitos para a gestão 2024-2026 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo nos estados da federação para presidentes e vice-presidentes da autarquia nos estados. A escolha é feita pelos titulares eleitos para a atual gestão por votação durante a primeira plenária ordinária do ano.

 

CAU/BR: União Internacional de Arquitetos: Prêmio UIA 2030 busca projetos de desenvolvimento sustentável

Podem ser inscritos projetos construídos que não apenas exibam qualidade de design, mas também contribuam de forma significativa para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A participação está aberta a arquitetos (as) de todo o mundo. 

 

CAU/BA: CAU/BA disponibiliza R$ 257 mil reais para edital de chamamento público sobre ATHIS

Essa é mais uma das ações que o Conselho de Arquitetura tem feito para botar em prática a sua missão que é, entre outros pontos fundamentais, a valorização e o fomento à Arquitetura e Urbanismo como ferramenta fundamental na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável. O prazo para envio das respectivas propostas é de 29.12.2023 até 20.02.2024.

 

FNA: Habitação Rural no Brasil: um debate urgente

Pesquisa publicada em 2021 pela Fundação João Pinheiro em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional aponta que 808 mil dos domicílios brasileiros que se encontram em déficit habitacional estão na área rural, apresentando situações de extrema precariedade e coabitação excessiva.

 

CAU NA MÍDIA

 

Capital do Pantanal: João Augusto Soares é reeleito presidente do CAU/MS para a gestão 2024-2026

Na última sexta-feira (5), o arquiteto e urbanista João Augusto Albuquerque Soares foi reeleito por unanimidade presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul para a gestão 2024-2026, durante a 144ª Reunião Plenária Ordinária. O conselheiro Jordano Valota, de Dourados, foi eleito 1º vice-presidente, e a conselheira Charis Guernieri, 2ª vice.

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/AL: Gestão 2024/2026 | Geraldo Majela assume a presidência interina do CAU/AL

Eleito conselheiro estadual de Alagoas para a gestão 2024/2026. O arquiteto e urbanista permanecerá no cargo até a eleição do (a) novo (a) presidente que será realizada durante a 129ª Reunião Plenária Ordinária, prevista para ocorrer no dia 11 de janeiro de 2024.

 

CAU/MA: Confira a composição do Plenário do CAU/MA e Comissões Permanentes para o triênio 2024/2026

O arquiteto e urbanista e conselheiro do CAU/MA, Hermes Fonseca foi reeleito por unanimidade para a presidência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Maranhão – CAU/MA para o triênio 2024/2026, e, na vice-presidência, o conselheiro Lúcio Flávio Paiva e Paiva, que também já assumia o posto na gestão anterior, também foi reeleito.

 

CAU/AC: Dandara Lima é reeleita presidente do CAU/AC

A arquiteta e urbanista Dandara Cristtinny Brito Lima foi reeleita por unanimidade presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Acre para a gestão 2024-2026. O conselheiro Flávio Soares Santos, foi eleito vice-presidente.

 

CAU/AC: Plenário do CAU/AC elege presidente, vice-presidente e Comissões

A 62ª Reunião Plenária Ordinária aconteceu na manhã desta terça-feira, 09/01. A primeira Plenária do ano da nova gestão, como determina o regimento, é marcada pela eleição de presidente, vice-presidente e coordenadores de comissão.

 

CAU/RJ: Sydnei Menezes é eleito presidente do CAU/RJ para gestão 2024-2026

O conselheiro Sydnei Menezes foi eleito presidente do CAU/RJ para a gestão 2024-2026, na 1ª Reunião Plenária Ordinária de 2024, realizada nesta terça-feira, 9, na sede do Conselho. Os conselheiros Michelle Beatrice Fernandes, Isabel Rocha, Aníbal Sabrosa e Carlos Abreu foram eleitos vice-presidentes.

 

CAU/TO: Nova presidência eleita para o triênio 2024-2026

O Arq. e Urb. Matozalém Santana foi eleito como o novo presidente para liderar a instituição no triênio 2024-2026. A eleição foi realizada em uma Sessão Plenária, ocorrida na última segunda-feira, 08/01. Além disso, a Arq. e Urb. Lana Edla foi eleita vice-presidente.

 

ENTIDADES

 

CBIC: CBIC defende limitação no financiamento de imóveis usados pelo MCMV

Sob o argumento de que usados não geram empregos e, portanto, não trazem novas contribuições ao FGTS, principal fonte de recursos do programa, as construtoras defendem limitar a verba para o segmento de usados a 8% do orçamento previsto para 2024.

 

ESPECIALIZADOS

 

ArchDaily: Construindo resiliência: como a arquitetura reagiu aos desafios climáticos de 2023

Os desafios impostos pelas condições ambientais em constante mudança deixaram uma marca indelével em todo o mundo. Em resposta, arquitetos e urbanistas passaram a procurar maneiras nas quais suas ações possam contribuir para a criação de ambientes mais seguros para as comunidades, com arquiteturas de emergência de implantação rápida e estratégias de longo prazo para construir resiliência e mitigar riscos.

 

MAIS NOTÍCIAS

 

Estadão: Por que a marquise do Ibirapuera, projetada por Niemeyer, acabou criticada pelo próprio arquiteto

Inaugurada em 1954, obra foi sendo desvirtuada com o passar dos anos; em 2004, Niemeyer propôs cortar parte da estrutura.

 

Folha de S. Paulo: Inacabada há 40 anos, torre H da Barra da Tijuca tem nova promessa de empreendimento

O prédio cilíndrico de 120 metros de altura e inacabado destoa dos demais edifícios. É a chamada torre H, também conhecida como torre Abraham Lincoln, que fazia parte do plano urbanístico projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o centro do bairro.

 

G1/SP: Marquise do Parque Ibirapuera: entenda entrave que faz com que um dos símbolos de SP esteja interditado há quase 5 anos

Parte de estrutura metálica caiu e deixou quatro pessoas feridas nesta segunda-feira (8), após forte chuva. Local está sob risco de desabamento há anos, mas reforma ainda não tem data para sair do papel após novo impasse em edital.

 

G1/DF: DF tem mais de 260 mil m² de áreas irregulares; regiões colocam população em risco, diz especialista

Segundo DF Legal, são 33 áreas prioritárias de monitoramento. Por não serem planejadas conforme legislação urbanística e ambiental, áreas irregulares são mais suscetíveis a desastres naturais.

 

Nações Unidas do Brasil: Alerta de fraude: ONU Brasil reforça aviso sobre contatos falsos usando o nome da Organização

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) recebeu, no decorrer do ano passado, uma média de 45 consultas por semana sobre e-mails falsos ou contatos em redes sociais solicitando dados pessoais e bancários ou recursos financeiros. 

 

Campo Grande News: Arquitetura inclusiva: Projetar acessibilidade para todos é fundamental

Empresas buscam profissionais que compreendam a importância de criar espaços acessíveis.

 

Metrópoles: Arquitetos brasilienses participam de mostra gratuita

Se está precisando de referências para tirar os projetos do papel, tem início no próximo dia 19 de janeiro a Mostra Liquidecora, no Casapark, em que seis escritórios de arquitetura do Distrito Federal irão expor as suas criações

 

Correio Braziliense: Brasília é única cidade brasileira em lista de destinos do ‘New York Times’

Capital do Brasil ocupa a 32º posição em ranking que mostra os 52 melhores destinos turísticos para conhecer em 2024.

 

50c2d7cb58657080cc473ed60fed19a6.jpeg (640×203)

MAIS SOBRE: Clipping

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Arquitetura Indígena: Diferenças arquitetônicas entre os povos originários

Clipping

Arquitetura Indígena: Pavilhão do Brasil será destaque na Bienal de Veneza de 2024

Clipping

Arquitetura Indígena: “A moradia indígena é a primeira casa brasileira”, diz José Afonso Botura Portocarrero

Clipping

Conferência das Cidades: espaço para discutir a implementação da política urbana para todo o país 

Pular para o conteúdo