No início de maio, o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, recebeu representantes do Núcleo Casa, empresa que reúne 150 lojas de materiais de construção e decoração no Brasil (leia aqui). Após o encontro, o Núcleo Casa publicou notícia em suas redes sociais, causando interpretação errada do encontro entre alguns arquitetos e urbanistas.
O CAU/BR então enviou ofício ao núcleo reiterando os termos da reunião e deixando claro que qualquer premiação “não poderá vincular a premiação a qualquer outro tipo de critério, que o julgamento seja feito, preferencialmente, por profissionais da Arquitetura e Urbanismo e que o arquiteto autor do projeto não poderá ser pontuado e premiado, qualquer que seja o objeto da premiação, por força da utilização, especificação ou indicação de produtos e serviços na obra premiada”.
Na resposta ao ofício, o Núcleo Casa reconhece que houve distorções na mensagem publicada em suas redes sociais, e reforça que sua visita ao CAu/BR foi motivada pela intenção de se enquadrar às regras determinadas pelo CAU, buscando uma atuação ética no mercado.
“Cancelamos duas campanhas que premiavam por especificação e ainda estamos alterando a campanha principal. Tudo para estar adequado com as regulamentações éticas do CAU”, diz o Núcleo Casa.