CATEGORIA

Núcleo DASM procura CAU/MS para apresentar ações

O Núcleo de Decoração e Arquitetura Sul-Mato-Grossense – Núcleo DASM, representado por seu presidente, o empresário Jairo Canzi e o também empresário Nasri Muhamad Ibrahim, Membro da Comissão de Ética do NDASM, estiveram reunidos na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul, com o Presidente do CAU/MS Arquiteto e Urbanista Osvaldo Abrão de Souza e com o vice presidente e coordenador da Comissão de Ética e Disciplina Arquiteto e Urbanista Eymard Ferreira na tarde desta segunda-feira, 14 de março.

 

O objetivo do encontro foi dar continuidade ao diálogo do Núcleo DASM com o CAU/MS, no intuito de promoverem, em conjunto, ações que visem a valorização do exercício profissional da arquitetura e urbanismo no estado de Mato Grosso do Sul. O Núcleo DASM firmou, em 2010, um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul, a fim de afinar sua missão institucional em consonância com o Código de Defesa do Consumidor. Agora, submete o seu programa NDASM 2015/16 ao escrutínio do Conselho, de forma a adequá-lo também com o Código de Ética do CAU/BR.

 
Para o presidente do Núcleo DASM, empresário Jairo Canzi, a intenção do Núcleo é atingir um meio termo entre os interesses do Conselho, dos profissionais e empresários do setor da Construção Civil. Jairo ressalta ainda que o regulamento do programa NDASM está em consonância com o TAC assinado com o Ministério Público Estadual, e que o regulamento possui critérios que avaliam o profissional de maneira objetiva, levando em consideração a qualidade do atendimento ao cliente, o respeito aos prazos, o conhecimento `a especificação dos produtos, e outros critérios que atestem a qualidade da prestação do serviço pelos profissionais, sejam decoradores ou arquitetos e urbanistas, além de eventos que promovem e incentivam o conhecimento e a evolução profissional, divulgando, premiando e reconhecendo o talento dos melhores profissionais do nosso estado.

 

Segundo o coordenador da Comissão de Ética e Disciplina Eymard Ferreira, a proposta do NDASM merece atenção e será levada para discussão juntos aos membros da CED do CAU/MS. Na visão de Eymard, iniciativas que promovam a valorização do exercício da Arquitetura e Urbanismo devem sempre se pautar em observação estrita ao Código de Ética e Disciplina do CAU, que orientam a conduta dos profissionais registrados no Conselho. Eymard acredita que dessa parceria possam surgir cursos, palestras e eventos que apresentem a importância para o Arquiteto e Urbanista conhecer o código de ética de sua profissão, utilizar a tabela de honorários disponibilizada pelo CAU aos profissionais, entre outras ações.

 

Para o presidente do CAU/MS, Arquiteto e Urbanista Osvaldo Abrão de Souza, essa conversa preliminar entre o Núcleo DASM e o Conselho representa um marco zero na fomentação de boas práticas no exercício da Arquitetura e Urbanismo. Osvaldo pondera, ainda, que esta parceria ganhe destaque nacional, sendo levada à discussão pela Comissão de Ética do CAU/BR, que reúne os conselheiros federais de todo o território nacional para tratarem dos assuntos pertinentes à ética dos Arquitetos e Urbanistas brasileiros. Osvaldo pontua que o profissional Arquiteto e Urbanista possui um conhecimento transformador da sociedade e que este conhecimento qualifica a vida das pessoas, quando qualifica os espaços distribuídos na sociedade.

 

Reuniões futuras – Ficou agendado ainda para este mês uma nova reunião entre o CAU/MS e o Núcleo DASM. O vice-presidente Eymard Ferreira se comprometeu a analisar a proposta apresentada pelo Núcleo, levá-la à discussão junto à Comissão de Ética e Disciplina do CAU/MS, para posteriormente pontuar questionamentos e trabalhar em conjunto na construção de um documento que homologue o programa do Núcleo DASM, bem como represente a parceria entre CAU/MS e DASM nas ações que visem à promoção e valorização da Arquitetura e Urbanismo no Mato Grosso do Sul.

 

FONTE: CAU/MS

 

Publicado em 16/03/2016

MAIS SOBRE: CATEGORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CATEGORIA

Fórum de Presidentes do CAU/BR cumpre extensa pauta em Belo Horizonte (MG)

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Pular para o conteúdo