O Núcleo de Estudos do Estatuto da Cidade (NEST), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (FAU/UFAL), celebra em 2024 duas décadas de dedicação ao estudo e à transformação das cidades.
Reconhecido nacional e internacionalmente, o NEST tem sido um importante referencial na produção de conhecimento científico e na proposição de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida e dos espaços urbanos.
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL), Geraldo Faria, destacou a importância da atuação do NEST ao longo de sua história. “Neste mês, o NEST, da FAU/UFAL, completa 20 anos de existência com reconhecimento nacional e internacional. O CAU/AL expressa sua homenagem e agradecimento a todos e todas que têm trabalhado no NEST, em especial às professoras Doutoras Regina Dulce Lins e Débora Barros Cavalcanti, pela imensa contribuição que têm legado para o campo do urbanismo em Alagoas, em termos de conhecimentos científicos na forma de relatórios de pesquisas, dissertações de mestrado, teses de doutorado e também ações práticas para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a melhoria do espaço habitado e das condições de vida em Alagoas”, afirmou.
NEST e sua contribuição para o direito à cidade
O NEST surgiu com o propósito de ser um espaço de reflexão e ação sobre a cidade, tomando como base o Estatuto da Cidade e o conceito do Direito à Cidade. Ao longo de duas décadas, o núcleo tem se destacado por seu caráter interdisciplinar e intervenção prática, com foco em compreender e transformar a realidade urbana. O núcleo atua nas áreas de:
- Ensino e orientação: Oferece suporte a estudantes de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Arquitetura e Urbanismo.
- Pesquisa: Realiza investigações aprofundadas sobre processos urbanos, abrangendo dimensões geográficas e históricas.
- Extensão: Promove diálogos com a sociedade por meio de capacitações e intervenções que buscam transformar o espaço urbano.
O NEST tem sido um ponto de encontro para pesquisadores, estudantes e a sociedade, contribuindo com uma produção significativa de relatórios de pesquisa, dissertações, teses e intervenções em políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida em Alagoas.
Sobre o Prêmio Direito à Cidade – NEST
A primeira edição da premiação foi atribuída pelo NEST para personalidades, projetos e instituições que contribuíram para a luta pelo direito à cidade e para o desenvolvimento socioterritorial de Alagoas. Ela foi dividida em três modalidades e teve os respectivos homenageados:
- Projeto de urbanismo: Vida Nova nas Grotas;
- Personalidade: Vereadora Teca Nelma;
- Instituição: Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu – CEASB.
Além disso, houve mais duas premiações surpresa:
- Arquiteta e urbanista Andreia Estevam, pela sua trajetória de contribuição e dedicação na luta pelo direito à cidade;
- Professora Regina Dulce, por sua dedicação à construção do grupo de pesquisa e extensão NEST e ao desenvolvimento socioterritorial de Alagoas.
(Com informações do CAU/AL)