Clipping

O que é e como funciona o CAU

laranja-topo.jpg (640×158)

 

Edição de 3 de Abril 2023.

 

Edição #16761

 

 

Brasília, 3 de Abril de 2023.

 

 

DESTAQUES

 

CAU/BR: O que é e como funciona o CAU

Vídeo promovido pelo CAU Brasil aborda a importância de garantir que Arquitetos e Urbanistas realizem atividades com segurança. O Conselho está sempre trabalhando para assegurar a qualidade e a ética no mercado da Arquitetura e Urbanismo. 

 

Correio Braziliense: Habitação: 4 milhões de brasileiros vivem em áreas de risco

Chuvas extremas escancaram um problema que se arrasta no Brasil: a falta de habitações adequadas para famílias de baixa renda. Vivendo em áreas de risco, moradores do Acre e do Amazonas são as novas vítimas das enchentes causadas pelas cheias dos rios que cortam a Região Norte do país.

 

CAU/SP: CAU/SP lança edição#25 da revista Móbile, com foco no cotidiano do exercício profissional

Um dos artigos,” O Cotidiano da cidade e a verticalização de São Paulo”, é de autoria da Presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh.

 

O Popular: Oscar Niemeyer: “A vida é mais importante do que a arquitetura”

 

Em maio de 2007, O POPULAR publicou um grande material especial celebrando o ano do centenário do arquiteto Oscar Niemeyer. Uma reportagem que falava de seu legado para a arquitetura em todo o mundo, destacando seus grandes projetos no Brasil, sendo Brasília o maior e mais importante deles, mas também as obras que espalhou por várias partes do planeta. E para coroar esse esforço jornalístico, o repórter Rogério Borges conseguiu uma entrevista exclusiva com Niemeyer.

JC: Cresce número de mulheres na construção civil

 

Os dados do Painel de Informações da Rais de 2021, do Ministério do Trabalho, mostram que 11% da força de trabalho da construção civil é composta por mulheres, ou seja, mais de 250 mil trabalhadoras em um total de 2,3 milhões de profissionais do setor com carteira assinada. O valor é um aumento em relação a 2010.

 

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/SP: Seminário internacional reúne pesquisadores para debate sobre patrimônio da América e Península Ibérica

Nos dias 24 e 25/04, a cidade de Campinas sedia o Seminário Internacional “Patrimônio Mundial vs Paisagens Históricas da Produção na Ibero-América”, reunindo pesquisadores dos dois continentes. Este evento tem apoio institucional do CAU/SP.

 

CAU/SC: Deferência do CAU/SC nos 65 anos do CREA/SC

Nesta sexta-feira, dia 31 de março, foi entregue uma placa onde o Conselho de Arquitetura e Urbanismo presta uma homenagem ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC) pela passagem dos seus 65 anos. 

 

CAU/DF: Importância da especificação correta de esquadrias, caixilhos e janelas acústicas foi tema de evento com apoio do CAU/DF

Profissionais e empresas do ramo da construção civil estiveram reunidos no Meeting Convenção das Esquadrias, nesta quinta-feira (30/3), no auditório do Sinduscon-DF.

 

CAU/CE: Veja como cadastrar denúncias pelo novo módulo de Fiscalização

Entra em vigor no dia 27 de março a Resolução 198/2020, que estabelece as novas regras para a fiscalização do CAU.  A nova resolução traz mudanças sobre a formalização das denúncias de exercício irregular da profissão.  Os comunicados devem ser formalizados por meio do SICCAU, por onde é possível submeter documentação que instrumentalize a fiscalização.

 

CAU/GO: Mesmo com pouco recurso e terreno pequeno, “é possível construir com a natureza”, diz Laurent Troost

 

Arquitetura e natureza nunca tiveram tanto em comum. Na contramão da cultura de projetar selvas de concreto no meio urbano, Laurent Troost mostrou durante a 20ª Aula Magna do CAU/GO que há outros caminhos. Com projetos que caracterizam seu estilo arquitetônico de integração entre edificação e natureza, o arquiteto belga, estabelecido em Manaus, contou sobre sua trajetória profissional e dividiu sua experiência com um teatro ocupado por estudantes, professores e profissionais de Goiás.

 

 

 

CALAMIDADE PÚBLICA

 

Archdaily: Governo pode decretar emergência climática permanente em mil cidades

 

A última semana foi de caos e desespero para milhares de famílias brasileiras que vivem no Norte e Nordeste do país. Fortes chuvas atingiram cidades localizadas no Pará, Maranhão, Acre e Amazonas, centenas de residências foram alagadas enquanto outras foram totalmente destruídas pelas correntezas.

 

 

DAVID CHIPPERFIELD

 

Archdaily: Dez projetos em andamento de David Chipperfield, vencedor do Prêmio Pritzker 2023

 

Sir David Chipperfield recebeu o Prêmio Pritzker 2023, a mais alta distinção no campo da arquitetura. Conhecido por sua resposta bem trabalhada, precisa e sensível a ambientes complexos, o arquiteto tornou-se reconhecido pela habilidade na restauração e reforma de edifícios, sobretudo instituições culturais, antes de expandir o leque de projetos para incluir novas estruturas.

 

ESPECIALIZADOS

 

Archdaily:  Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura

Um dos desafios mais importantes da arquitetura, quando se trata de criar espaços que funcionam para todos, é a diversidade que existe nas pessoas, suas necessidades e como integrá-las a um design adequado. Deficiências abrangem mais do que apenas uma condição; Eles representam um modo de vida único dentro do espectro da diversidade humana e exigem uma ampla gama de soluções arquitetônicas para acomodar essa diversidade.

Casa Vogue: Banheiro côncavo possui formato de lavatório gigante no Japão

 

O arquiteto japonês Sou Fujimoto projetou um novo banheiro para Tóquio, cuja estrutura côncava se assemelha a um lavatório gigante. Com objetivo de ser aberto a todos e hábil para idades diversas, o espaço conta com uma silhueta curvilínea acessível, que se destaca em meio aos grandes prédios do bairro Nishisando, um dos mais movimentados da cidade.

 

Archdaily: Espaços ocasionais: intervenções temporárias para um desenvolvimento urbano duradouro

 

Quando as ruas estão vazias, as calçadas intocadas e as cortinas fechadas, a cidade parece sem vida. Quando as empresas fecham, os escritórios se tornam remotos e a atividade econômica diminui, os mecanismos que operam uma cidade ficam ociosos. Espaços e terrenos vagos são muitas vezes percebidos como “fracassados”, refletindo o declínio urbano e a deterioração econômica. O vazio, no entanto, mantém a esperança de possibilidades e mudanças.

 

 

EDUCAÇÃO

 

TSF: Escola num traço de arquitetura, com outros olhos

 

Duas exposições de arquitetura na Garagem Sul, do CCB, em Lisboa, para mostrar ideias de Escola. Sala de Aula, Um Olhar Adolescente e Escola do Porto Santo.

 

 

LEI PADRE JÚLIO LANCELLOTI

 

G1/Zona da Mata: Projeto que proíbe arquitetura hostil está em discussão na Câmara de Juiz de Fora; entenda a proposta

 

Está em discussão na Câmara Municipal de Juiz de Fora um Projeto de Lei (PL) que proíbe a “arquitetura hostil”, que são construções com objetivo de afastar pessoas do espaço público e dificultar o acesso de grupos como idosos, crianças ou pessoas em situação de rua.

 

 

BIENAL DE VENEZA

 

Archdaily : O futuro da água é tema da exposição portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023

 

A representação de Portugal na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia 2023 apresentará o projeto Fertile Futures, com curadoria de Andreia Garcia e dos curadores adjuntos Ana Neiva e Diogo Aguiar. O projeto tem como objetivo abordar questões de recursos hídricos em sete hidrogeografias portuguesas e incentivar a reflexão sobre a construção de um futuro sustentável, equitativo e fértil. A exposição acontecerá no Palazzo Franchetti, de 20 de maio a 26 de novembro de 2023.

 

 

MAIS NOTÍCIAS

 

R7: Arquitetura que influencia: a história por trás das construções no mundo

 

Ao longo da história, a arquitetura foi moldada por diversos fatores, como a cultura, religião, política, tecnologia e economia. Dessa forma, surgiram diferentes estilos arquitetônicos, cada um com características distintas.

 

Expresso50: Tiago Mota Saraiva: com a crise da habitação, é precisa uma arquitetura política?

 

Tiago Mota Saraiva concluiu o curso de Arquitetura na Universidade de Lisboa, onde é professor convidado, foi da direção da Ordem dos Arquitetos e tem um já longo caminho de participação cívica e pública sobre a forma de fazer cidade e, como tal, política. Defende uma prática politizada da arquitetura, relacionando o seu trabalho com o envolvimento das populações mais desfavorecidas, num processo participado de construção de comunidades. É ele o convidado de Daniel Oliveira no podcast Perguntar Não Ofende.

 

laranja-rodape.jpg (640×203)

 

MAIS SOBRE: Clipping

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Inscrições abertas para o 17º Concurso CBCA/Alacero para Estudantes de Arquitetura 2024

Clipping

Concurso CAU Brasil: resultado final das provas objetivas e resultado provisório da prova discursiva

Clipping

Reutilização de espaços urbanos abandonados pode ser ferramenta para reduzir desigualdade socioespacial

Clipping

ONU-Habitat lança guia prático para criar espaços urbanos sustentáveis 

Pular para o conteúdo