Clipping

O que é e como funciona o CAU

laranja-topo.jpg (640×158)

 

Edição de 3 de Abril 2023.

 

Edição #16761

 

 

Brasília, 3 de Abril de 2023.

 

 

DESTAQUES

 

CAU/BR: O que é e como funciona o CAU

Vídeo promovido pelo CAU Brasil aborda a importância de garantir que Arquitetos e Urbanistas realizem atividades com segurança. O Conselho está sempre trabalhando para assegurar a qualidade e a ética no mercado da Arquitetura e Urbanismo. 

 

Correio Braziliense: Habitação: 4 milhões de brasileiros vivem em áreas de risco

Chuvas extremas escancaram um problema que se arrasta no Brasil: a falta de habitações adequadas para famílias de baixa renda. Vivendo em áreas de risco, moradores do Acre e do Amazonas são as novas vítimas das enchentes causadas pelas cheias dos rios que cortam a Região Norte do país.

 

CAU/SP: CAU/SP lança edição#25 da revista Móbile, com foco no cotidiano do exercício profissional

Um dos artigos,” O Cotidiano da cidade e a verticalização de São Paulo”, é de autoria da Presidente do CAU Brasil, Nadia Somekh.

 

O Popular: Oscar Niemeyer: “A vida é mais importante do que a arquitetura”

 

Em maio de 2007, O POPULAR publicou um grande material especial celebrando o ano do centenário do arquiteto Oscar Niemeyer. Uma reportagem que falava de seu legado para a arquitetura em todo o mundo, destacando seus grandes projetos no Brasil, sendo Brasília o maior e mais importante deles, mas também as obras que espalhou por várias partes do planeta. E para coroar esse esforço jornalístico, o repórter Rogério Borges conseguiu uma entrevista exclusiva com Niemeyer.

JC: Cresce número de mulheres na construção civil

 

Os dados do Painel de Informações da Rais de 2021, do Ministério do Trabalho, mostram que 11% da força de trabalho da construção civil é composta por mulheres, ou seja, mais de 250 mil trabalhadoras em um total de 2,3 milhões de profissionais do setor com carteira assinada. O valor é um aumento em relação a 2010.

 

 

CAU DIVERSOS

 

CAU/SP: Seminário internacional reúne pesquisadores para debate sobre patrimônio da América e Península Ibérica

Nos dias 24 e 25/04, a cidade de Campinas sedia o Seminário Internacional “Patrimônio Mundial vs Paisagens Históricas da Produção na Ibero-América”, reunindo pesquisadores dos dois continentes. Este evento tem apoio institucional do CAU/SP.

 

CAU/SC: Deferência do CAU/SC nos 65 anos do CREA/SC

Nesta sexta-feira, dia 31 de março, foi entregue uma placa onde o Conselho de Arquitetura e Urbanismo presta uma homenagem ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC) pela passagem dos seus 65 anos. 

 

CAU/DF: Importância da especificação correta de esquadrias, caixilhos e janelas acústicas foi tema de evento com apoio do CAU/DF

Profissionais e empresas do ramo da construção civil estiveram reunidos no Meeting Convenção das Esquadrias, nesta quinta-feira (30/3), no auditório do Sinduscon-DF.

 

CAU/CE: Veja como cadastrar denúncias pelo novo módulo de Fiscalização

Entra em vigor no dia 27 de março a Resolução 198/2020, que estabelece as novas regras para a fiscalização do CAU.  A nova resolução traz mudanças sobre a formalização das denúncias de exercício irregular da profissão.  Os comunicados devem ser formalizados por meio do SICCAU, por onde é possível submeter documentação que instrumentalize a fiscalização.

 

CAU/GO: Mesmo com pouco recurso e terreno pequeno, “é possível construir com a natureza”, diz Laurent Troost

 

Arquitetura e natureza nunca tiveram tanto em comum. Na contramão da cultura de projetar selvas de concreto no meio urbano, Laurent Troost mostrou durante a 20ª Aula Magna do CAU/GO que há outros caminhos. Com projetos que caracterizam seu estilo arquitetônico de integração entre edificação e natureza, o arquiteto belga, estabelecido em Manaus, contou sobre sua trajetória profissional e dividiu sua experiência com um teatro ocupado por estudantes, professores e profissionais de Goiás.

 

 

 

CALAMIDADE PÚBLICA

 

Archdaily: Governo pode decretar emergência climática permanente em mil cidades

 

A última semana foi de caos e desespero para milhares de famílias brasileiras que vivem no Norte e Nordeste do país. Fortes chuvas atingiram cidades localizadas no Pará, Maranhão, Acre e Amazonas, centenas de residências foram alagadas enquanto outras foram totalmente destruídas pelas correntezas.

 

 

DAVID CHIPPERFIELD

 

Archdaily: Dez projetos em andamento de David Chipperfield, vencedor do Prêmio Pritzker 2023

 

Sir David Chipperfield recebeu o Prêmio Pritzker 2023, a mais alta distinção no campo da arquitetura. Conhecido por sua resposta bem trabalhada, precisa e sensível a ambientes complexos, o arquiteto tornou-se reconhecido pela habilidade na restauração e reforma de edifícios, sobretudo instituições culturais, antes de expandir o leque de projetos para incluir novas estruturas.

 

ESPECIALIZADOS

 

Archdaily:  Como os edifícios podem funcionar para todos? O futuro da inclusão e acessibilidade na arquitetura

Um dos desafios mais importantes da arquitetura, quando se trata de criar espaços que funcionam para todos, é a diversidade que existe nas pessoas, suas necessidades e como integrá-las a um design adequado. Deficiências abrangem mais do que apenas uma condição; Eles representam um modo de vida único dentro do espectro da diversidade humana e exigem uma ampla gama de soluções arquitetônicas para acomodar essa diversidade.

Casa Vogue: Banheiro côncavo possui formato de lavatório gigante no Japão

 

O arquiteto japonês Sou Fujimoto projetou um novo banheiro para Tóquio, cuja estrutura côncava se assemelha a um lavatório gigante. Com objetivo de ser aberto a todos e hábil para idades diversas, o espaço conta com uma silhueta curvilínea acessível, que se destaca em meio aos grandes prédios do bairro Nishisando, um dos mais movimentados da cidade.

 

Archdaily: Espaços ocasionais: intervenções temporárias para um desenvolvimento urbano duradouro

 

Quando as ruas estão vazias, as calçadas intocadas e as cortinas fechadas, a cidade parece sem vida. Quando as empresas fecham, os escritórios se tornam remotos e a atividade econômica diminui, os mecanismos que operam uma cidade ficam ociosos. Espaços e terrenos vagos são muitas vezes percebidos como “fracassados”, refletindo o declínio urbano e a deterioração econômica. O vazio, no entanto, mantém a esperança de possibilidades e mudanças.

 

 

EDUCAÇÃO

 

TSF: Escola num traço de arquitetura, com outros olhos

 

Duas exposições de arquitetura na Garagem Sul, do CCB, em Lisboa, para mostrar ideias de Escola. Sala de Aula, Um Olhar Adolescente e Escola do Porto Santo.

 

 

LEI PADRE JÚLIO LANCELLOTI

 

G1/Zona da Mata: Projeto que proíbe arquitetura hostil está em discussão na Câmara de Juiz de Fora; entenda a proposta

 

Está em discussão na Câmara Municipal de Juiz de Fora um Projeto de Lei (PL) que proíbe a “arquitetura hostil”, que são construções com objetivo de afastar pessoas do espaço público e dificultar o acesso de grupos como idosos, crianças ou pessoas em situação de rua.

 

 

BIENAL DE VENEZA

 

Archdaily : O futuro da água é tema da exposição portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023

 

A representação de Portugal na 18ª Exposição Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia 2023 apresentará o projeto Fertile Futures, com curadoria de Andreia Garcia e dos curadores adjuntos Ana Neiva e Diogo Aguiar. O projeto tem como objetivo abordar questões de recursos hídricos em sete hidrogeografias portuguesas e incentivar a reflexão sobre a construção de um futuro sustentável, equitativo e fértil. A exposição acontecerá no Palazzo Franchetti, de 20 de maio a 26 de novembro de 2023.

 

 

MAIS NOTÍCIAS

 

R7: Arquitetura que influencia: a história por trás das construções no mundo

 

Ao longo da história, a arquitetura foi moldada por diversos fatores, como a cultura, religião, política, tecnologia e economia. Dessa forma, surgiram diferentes estilos arquitetônicos, cada um com características distintas.

 

Expresso50: Tiago Mota Saraiva: com a crise da habitação, é precisa uma arquitetura política?

 

Tiago Mota Saraiva concluiu o curso de Arquitetura na Universidade de Lisboa, onde é professor convidado, foi da direção da Ordem dos Arquitetos e tem um já longo caminho de participação cívica e pública sobre a forma de fazer cidade e, como tal, política. Defende uma prática politizada da arquitetura, relacionando o seu trabalho com o envolvimento das populações mais desfavorecidas, num processo participado de construção de comunidades. É ele o convidado de Daniel Oliveira no podcast Perguntar Não Ofende.

 

laranja-rodape.jpg (640×203)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Clipping

Com avanços, Câmara aprova projeto do Governo que retoma o programa Minha Casa Minha Vida 

Clipping

CAU Brasil lança e-book Projeto Amazônia 2040 no Dia Mundial do Meio Ambiente   

Clipping

Comissão aprova relatório da Medida Provisória prevendo inclusão da assistência técnica no Programa Minha Casa, Minha Vida

Clipping

ELEIÇÕES DO CAU: ainda dá tempo para profissionais atualizarem seus dados no SICCAU 

Skip to content