CATEGORIA

Odilo Almeida apresenta Tabelas de Honorários do CAU em Lisboa

O Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará (CAU-CE), Odilo Almeida Filho, apresentou nesta segunda-feira, 15, em Lisboa, as Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, projeto que foi coordenado nacionalmente por Odilo entre 2009 e 2014. A apresentação aconteceu a convite de João Santa Rita, presidente da Ordem dos Arquitectos (OA) de Portugal.

 

“O evento faz parte do convênio de cooperação firmado entre o CAU/BR e a OA para intercâmbio de experiências institucionais, organizativas e tecnológicas. Os arquitetos portugueses desejam conhecer melhor as Tabelas brasileiras visando a sua adaptação à legislação européia”, explica Odilo.

 

Arquitetos dirigentes do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa- CIALP conheceram as Tabelas de Honorários brasileiras durante o seu lançamento oficial em abril/2014, por ocasião do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, realizado em Fortaleza. Desde então, dirigentes de diversos países revelaram interesse em adotar a metodologia de cálculo em seus países.

 

O cálculo do valor de projetos e serviços de arquitetura e urbanismo é uma dificuldade presente no dia a dia de arquitetos do mundo inteiro e a metodologia brasileira, consegue equacionar diversas variáveis tais como: grau de dificuldade dos projetos, porte dos projetos, economia de escala, parcelamento de honorárias por etapas, produtos finais (ou escopo) por etapa, custos diretos e indiretos, dentre outros. A elaboração dos cálculos é facilitada pelo uso do software disponível no sítio do CAU/BR na internet que pode ser utilizado por arquitetos, contratantes e pela sociedade em geral.

 

 

Publicado em 18/06/2015. Fonte: CAU/CE.

 

MAIS SOBRE: CATEGORIA

2 respostas

  1. Muito bom saber disso, Odilo já esteve por duas vezes no CAU/AL ministrando esse curso!

  2. É MUITO BOM SABER QUE OS PATRÍCIOS ESTÃO APROVEITANDO NOSSAS IDÉIAS E EXPERIÊNCIAS, PARA APRIMORAREM SUAS ATIVIDADES NO ÂMBITO DA ARQUITETURA E SUAS DIFICULDADES,POR ASSIM DIZER, OPERACIONAIS…
    FICO AQUI O REGISTRO DE NOSSA SOLIDARIEDADE PARA COM NOSSOS COLEGAS, E QUE SEJAM RECÍPROCOS EM RETORNAREM SUAS VIVÊNCIAS, NO MESMO OFÍCIO, PARA QUE POSSAMOS TAMBÉM NOS BENEFICIAR DE SUAS CONTRIBUIÇÕES.

Os comentários estão desabilitados.

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

ATENDIMENTO E SERVIÇOS

Central de Atendimento do CAU/BR não funcionará na Sexta-feira Santa

ACERVOS

Seminário TOPOS:  CAU/BR e FAU/UnB promovem debate sobre a importância de acervos e arquivos de urbanismo no país 

#MulherEspecialCAU

“Arquiteta, na solidão da sua profissão, seu nome pede valorização!”, defende Tainã Dorea

Assistência Técnica

Mais médicos/Mais arquitetos: mais saúde para o Brasil (artigo de Nadia Somekh no portal do Estadão)

Pular para o conteúdo