CIALP

Odilo Almeida, ex-presidente do CAU/CE, é eleito conselheiro do CIALP

Por unanimidade dos participantes do 153º Encontro do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil (COSU-IAB), realizado no último dia 20/01, em Brasília, o arquiteto e urbanista Odilo Almeida foi eleito conselheiro internacional brasileiro no Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP).
 
Odilo Almeida (esq.), eleito conselheiro do CIALP (Foto: IAB)
Odilo Almeida (esq.), eleito conselheiro do CIALP (Foto: IAB)
 
O CIALP é formado por representantes da Ordem dos Arquitectos de Angola, do Instituto de Arquitetos do Brasil, da Ordem dos Arquitectos de Cabo-Verde, da Secção de Goa do Instituto Indiano de Arquitectos (União Indiana), da União dos Arquitectos da Guiné-Bissau, da Associação dos Arquitectos de Macau (República Popular da China), da Associação Moçambicana de Arquitectos e da Ordem dos Arquitectos de Portugal. Como membro observador, o CIALP conta com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).
 
O CIALP tem como objetivo integrar as ações dos arquitetos dos países de língua portuguesa – sexta língua mais falada em um mundo com mais de 8.500 idiomas -, promover o intercâmbio cultural, tecnológico e normativo entre países dos quatro continentes onde o idioma é falado, bem como lutar no plano internacional pela valorização da arquitetura dos países membros.  
 
“Em 2014, quando presidi o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, realizado em Fortaleza, tive a oportunidade de me relacionar com os conselheiros internacionais do CIALP, que estiveram presentes no lançamento das Tabelas de Honorários de Serviços de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, publicação aprovada pelo CAU/BR da qual fui relator e coordenador entre 2009 e 2014. A partir de então, em 2016, fui convidado para proferir palestras sobre honorários e escopos de projetos em Portugal, Cabo Verde e Angola. Agora, como membro do Conselho Internacional, irei propor a retomada dessa pauta de interesse dos arquitetos em todo o mundo, dentre os importantes temas em nível internacional que iremos tratar naquele Conselho”, afirmou Odilo Almeida.
 

Sobre o eleito

 
Odilo Almeida tem 54 anos, é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará, foi presidente do IAB/CE, vice-presidente nacional do IAB (Nordeste) e presidente do CAU/CE. Atualmente é conselheiro nacional do IAB pelo Ceará, membro da Direção Nacional do IAB e da Direção do IAB-CE.
 

COSU

 
O Conselho Superior (COSU) é a instância máxima deliberativa do IAB, que já se reúnea há mais de 65 anos e conta com cerca de 130 membros representantes do IAB nos estados. Representaram o Ceará no 153º COSU os conselheiros Campelo Costa e Odilo Almeida.
 
 
Fonte: IAB-CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Relações Internacionais

Plenária aprova minuta de novo acordo com a Ordem dos Arquitectos de Portugal para mobilidade profissional

Relações Internacionais

Representantes do CAU participam de debate sobre regulação internacional da arquitetura

ENTIDADES DE ARQUITETURA

Participe do Projeto Casa Eco Pantaneira! Inscrições encerram-se dia 15 de fevereiro

ARTIGOS

Artigo: Os Edifícios de Brasília refletem o nosso projeto de país

Skip to content