CIDADES

ONU Habitat realiza quinta edição do Circuito Urbano

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos no Brasil (ONU-Habitat) realiza, todos os anos, o Outubro Urbano. O mês se inicia com o Dia Mundial do Habitat, data comemorada na primeira segunda-feira do mês (este ano, no dia 03 de outubro, assim como o Dia Mundial da Arquitetura) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro).

 

O Outubro Urbano conta sempre com dois temas selecionados para estimular o debate entre diversos atores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos. Em 2022, o foco do debate será́ sobre redução de desigualdades e localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Dia Mundial do Habitat abordará o tema da “Reduzindo desigualdades sem deixar ninguém e nenhum lugar para trás” e o Dia Mundial das Cidades focará no tema “Agir local, pensar global”. 

 

Clique no link para acessar a programação que acontece até o dia 1º de novembro. Clique AQUI.

 

Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano de cada ano, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano, uma iniciativa para dar visibilidade e apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país. Desde então, já́ apoiou a realização de aproximadamente 600 eventos, levando o Brasil à liderança dos países que celebram o Outubro Urbano.

 

Neste ano, a quinta edição do Circuito Urbano está sendo realizada em formato híbrido, com eventos presenciais e virtuais (ao vivo ou gravados previamente). O tema do Circuito Urbano deste ano é “Localizando os ODS: não deixar ninguém e nenhum lugar para trás”, com o objetivo de fazer avançar o debate técnico e político sobre a promoção de um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo no Brasil por meio da localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Os eventos que acontecem dentro da programação do Circuito Urbano estão relacionados a cinco linhas temáticas alinhadas com localização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 1) Conhecer; 2) Planejar; 3) Participar & inovar; 4) Financiar & implementar; 5) Monitorar & avaliar.

 

 

ONU-HABITAT

 

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) estabeleceu-se em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, é a agência das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável.

 

O ONU-Habitat está presente no Brasil há́ mais de 20 anos, atuando em projetos relacionados a diversos temas urbanos em cidades de todo o país. O Escritório Regional para América Latina e o Caribe e o escritório para o Brasil e Cone Sul estão localizados no Rio de Janeiro. No Brasil, também há equipes fixas nos municípios de Belo Horizonte (Minas Gerais), Maricá (Rio de Janeiro), Maceió́ (Alagoas) e Recife (Pernambuco).

 

O ONU-Habitat participa ativamente das agendas globais, como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estruturada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo responsável principalmente pelo ODS 11, que busca “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. É também central para o trabalho da agência a Nova Agenda Urbana, adotada em 2016, em Quito, no Equador, documento que definiu padrões globais para o alcance do desenvolvimento urbano sustentável, repensando a forma como construímos, gerenciamos e vivemos nas cidades.

 

(Fonte: ONU-Habitat)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

EVENTOS

Patrícia Sarquis Herden é presença confirmada no 3º Fórum Mundial Niemeyer 

CIDADES

Iniciadas Convocações para a 6ª Conferência Nacional das Cidades

Sustentabilidade

CAU/BR celebra Dia Mundial da Água e divulga projeto com recursos hídricos em espaços públicos

EVENTOS

Inscrições abertas para o Fórum Urbano Mundial

Pular para o conteúdo