CIDADES

ONU Habitat realiza quinta edição do Circuito Urbano

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos no Brasil (ONU-Habitat) realiza, todos os anos, o Outubro Urbano. O mês se inicia com o Dia Mundial do Habitat, data comemorada na primeira segunda-feira do mês (este ano, no dia 03 de outubro, assim como o Dia Mundial da Arquitetura) e se encerra com o Dia Mundial das Cidades (31 de outubro).

 

O Outubro Urbano conta sempre com dois temas selecionados para estimular o debate entre diversos atores sobre como tornar a vida nas cidades melhor para todas e todos. Em 2022, o foco do debate será́ sobre redução de desigualdades e localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O Dia Mundial do Habitat abordará o tema da “Reduzindo desigualdades sem deixar ninguém e nenhum lugar para trás” e o Dia Mundial das Cidades focará no tema “Agir local, pensar global”. 

 

Clique no link para acessar a programação que acontece até o dia 1º de novembro. Clique AQUI.

 

Para promover o debate sobre os temas do Outubro Urbano de cada ano, o escritório do ONU-Habitat no Brasil criou, em 2018, o Circuito Urbano, uma iniciativa para dar visibilidade e apoio institucional a eventos organizados por diversos atores em todo o país. Desde então, já́ apoiou a realização de aproximadamente 600 eventos, levando o Brasil à liderança dos países que celebram o Outubro Urbano.

 

Neste ano, a quinta edição do Circuito Urbano está sendo realizada em formato híbrido, com eventos presenciais e virtuais (ao vivo ou gravados previamente). O tema do Circuito Urbano deste ano é “Localizando os ODS: não deixar ninguém e nenhum lugar para trás”, com o objetivo de fazer avançar o debate técnico e político sobre a promoção de um desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo no Brasil por meio da localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Os eventos que acontecem dentro da programação do Circuito Urbano estão relacionados a cinco linhas temáticas alinhadas com localização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 1) Conhecer; 2) Planejar; 3) Participar & inovar; 4) Financiar & implementar; 5) Monitorar & avaliar.

 

 

ONU-HABITAT

 

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) estabeleceu-se em 1978, como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, é a agência das Nações Unidas que atua em prol do desenvolvimento urbano social, econômico e ambientalmente sustentável.

 

O ONU-Habitat está presente no Brasil há́ mais de 20 anos, atuando em projetos relacionados a diversos temas urbanos em cidades de todo o país. O Escritório Regional para América Latina e o Caribe e o escritório para o Brasil e Cone Sul estão localizados no Rio de Janeiro. No Brasil, também há equipes fixas nos municípios de Belo Horizonte (Minas Gerais), Maricá (Rio de Janeiro), Maceió́ (Alagoas) e Recife (Pernambuco).

 

O ONU-Habitat participa ativamente das agendas globais, como a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estruturada em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sendo responsável principalmente pelo ODS 11, que busca “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. É também central para o trabalho da agência a Nova Agenda Urbana, adotada em 2016, em Quito, no Equador, documento que definiu padrões globais para o alcance do desenvolvimento urbano sustentável, repensando a forma como construímos, gerenciamos e vivemos nas cidades.

 

(Fonte: ONU-Habitat)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

CIDADES

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul seleciona profissional de Arquitetura

EVENTOS

Estão abertas as inscrições do 7º Congresso Internacional de Arquitetura da Paisagem

CIDADES

CAU Brasil elogia regulamentação da Lei Padre Júlio Lancellotti mas lamenta que mídia siga relacionando-a com “arquitetura hostil”

CIDADES

CAU Brasil e Ministério da Cultura firmam parceria para fornecer assistência técnica em equipamentos culturais

Pular para o conteúdo